Mundo Pet

Está a chover lá fora? O seu pet pode continuar a brincar

Com a chegada da chuva e do tempo frio, torna-se mais difícil levar de forma recorrente os nossos animais de estimação ao seu passeio habitual. A falta deste momento de brincadeira pode causar alguns problemas na rotina do seu companheiro, uma vez que se move menos e gasta menos energia, o que pode gerar problemas de saúde e tédio. No entanto, há que saber ser criativo, na medida em que não é o tempo frio e chuvoso que tem de ditar o fim das brincadeiras com o seu pet.

Sugerimos algumas ideias de atividades que podem fazer em conjunto dentro de portas:

Desafio do copo

Uma ótima brincadeira para estimular a parte cognitiva do seu animal de estimação. A brincadeira consiste em pegar em três copos não transparentes, colocar ração ou um dos petiscos preferidos do seu companheiro, baralhar os copos e colocar lado a lado, de modo a que o pet tente adivinhar em qual deles está o petisco. Mesmo que não acerte, pode parabeniza-lo no final.

Brincadeiras com bolas, penas ou ponteiros de luz

Uma das brincadeiras mais simples e comuns para o interior é através da utilização de objetos como bolas, para cães, ou penas e ponteiros de luz, no caso dos gatos. Nestes casos, é preciso alguma paciência e dinamismo por parte do dono, para brincar com o seu amigo, atirando bolas ou manuseando a pena ou ponteiro de luz para o pet tentar “caçar”.

Brinquedos interativos

No caso dos donos que têm menos tempo durante o dia, uma das melhores opções pode ser investir em brinquedos interativos, com os quais os animais de estimação possam brincar por si mesmos. Há ótimas opções mesmo com sistema de ração, nos quais os animais têm de interagir e completar pequenas sequências para que seja libertada alguma ração ou pequeno petisco no final. Para além de se divertirem e gastarem alguma energia, muitas destes brinquedos podem também estimular o cognitivo dos pets.

Mordedores e arranhadores

Os mordedores e arranhadores são ótimos acessórios, que permitem aos animais de estimação arranhar e morder, que é um comportamento natural deles. Para além de ser uma ótima brincadeira para gastar alguma energia, previne também que estes comportamentos aconteçam noutros objetos da casa, como sofás, cadeiras ou chinelos. No caso dos gatos, há vários arranhadores com andares ou pontes, que servem também como brincadeira.

Deixar comentário