Mundo Pet

Cuidados essenciais a ter com o seu Pet durante o inverno

Tal como nós humanos, também os animais de estimação ficam mais vulneráveis a doenças e problemas variados durante as épocas mais frias do ano. Por isso, também com eles, é preciso ter cuidados especiais durante o inverno. Conheça algumas dicas essenciais para garantir que o seu melhor amigo de quatro patas fique protegido e saudável durante o inverno.

Proteção contra o frio

Cães de raças pequenas, de pelo curto ou idosos podem precisar de roupas quentes. Use casacos confortáveis e adequados ao tamanho do seu pet. Já no caso dos gatos, que adoram procurar lugares quentes, disponibilize-lhes mantas, caminhas e caixas em locais tranquilos e protegidos de correntes de ar. Se o animal viver em áreas externas, certifique-se de que tem uma casinha protegida contra o vento, a chuva e a humidade, com mantas para mantê-lo aquecido. No caso dos gatos, certifique-se de que não entrem em motores de carros ou lugares perigosos.

Alimentação

No inverno, os animais podem gastar mais energia para manter a temperatura corporal. Consulte o veterinário sobre a necessidade de aumentar a quantidade de alimento ou de alterar a dieta ou rotinas de alimentação do seu pet. Do mesmo modo, e mesmo no frio, a hidratação é essencial. Garanta que a água do seu animal de estimação esteja sempre fresca e limpa.

Cuidados com a pele e o pelo

Reduza a frequência dos banhos no inverno para evitar resfriados. Quando for necessário dar banho, use água morna e seque bem o animal. Escove ainda o pelo do seu amigo regularmente, para evitar que fique embaraçado e para manter a camada de proteção natural.

Exercício e passeios

Evite passeios nas primeiras horas da manhã ou à noite, quando as temperaturas são mais baixas, dando prioridade aos horários com sol. Se o passeio numa hora mais fria for inevitável, proteja o seu pet com roupas quentes adequadas e coleiras seguras.

Atenção à saúde

No inverno, os animais estão mais suscetíveis a doenças respiratórias. Mantenha as vacinas e a desparasitação atualizadas e fique atento a espirros, tosse, secreção nasal ou cansaço excessivo, uma vez que estes podem ser sinais de doenças como a gripe.

Evite produtos tóxicos

Certifique-se de que o animal não tenha acesso direto a aquecedores, lareiras ou velas para evitar acidentes. Do mesmo modo, se usar anticongelante em carros, mantenha-o fora do alcance dos animais, uma vez que é um produto tóxico, mas que tem um cheiro doce que pode atraí-los.

Deixar comentário

error: Content is protected !!