Mundo Pet

Como apresentar o novo cão aos outros animais de estimação da família?

Ao trazer um novo cachorro ou cão para uma casa com animais de estimação existentes, é importante respeitar as necessidades de todos os animais, de modo a alcançar uma coexistência bem-sucedida. Os cães tendem a cumprir hierarquias rígidas nos seus relacionamentos, e por isso mesmo, é importante eles estabelecerem os seus próprios papéis e hierarquia para viverem harmoniosamente. Quando chega o momento das apresentações, é importante respeitar as necessidades dos animais existentes, bem como as do novo cão, a fim de manter a paz.

Perceba se os seus animais de estimação são compatíveis

– Fale com o criador ou o pessoal do abrigo: antes de trazer um cachorro para casa, fale com o criador ou o pessoal do abrigo sobre as medidas que foram tomadas para o socializar. Descubra como o cachorro se comporta na companhia de outros cães e se teve alguma exposição a gatos, caso tenha gatos em casa.

– Inicie as apresentações antes de chegar a casa: antes de trazer o seu cachorro para casa, pode dar-lhe um cobertor ou brinquedo da sua casa para que possa acostumar-se ao cheiro dos seus animais de estimação existentes e vice-versa, antes de os apresentar.

– Descubra se existem questões pré-existentes: se estiver a resgatar um cão, é importante falar com o pessoal do abrigo sobre quaisquer animais de estimação existentes antes de tomar a decisão de o trazer para casa, para perceber se o cão tem algum problema manifesto com outros animais.

– Dê-lhes tempo: lembre-se de apresentá-los gradualmente e não espere que haja uma aceitação imediata. Levará algum tempo para os animais aceitarem o novo membro da família e, para o recém-chegado, será também um grande desafio.

– Manter a calma e o controlo: deixe o seu cão “liderar” e mantenha-o calmo quando os apresentar pela primeira vez. Não se esqueça de recompensar o seu cão por se manter calmo.

– Dê a ambos bastante espaço: certifique-se de que, caso tenha, o seu gato não possa ficar encurralado num canto e escolha um espaço onde se sinta confortável e onde haja lugares para se esconder. Idealmente, o gato deverá ter acesso a áreas mais elevadas do que o cão.

Deixar comentário