Mundo Pet

O seu cão está com queda de pelo?

PARTILHAMOS CONSIGO AS CAUSAS MAIS COMUNS

É angustiante ver o nosso amigo peludo perder pelo e, muitas vezes, é difícil saber exatamente a razão pela qual isso acontece. Os sintomas de perda de pelo podem incluir pelos frágeis ou secos, queda de pelo superior ao normal e o surgimento de zonas sem pelo, que podem ter um formato circular ou irregular. A perda de pelo também se pode concentrar numa área específica ou então ser generalizada.
Uma causa muito comum desta problemática é a presença de parasitas, como ácaros, piolhos ou pulgas (se estiver a perder pelo à volta do pescoço e da cauda, para além da coceira intensiva, existe uma grande probabilidade de serem pulgas). Os problemas de pele, como eczema ou caspa, também podem resultar numa perda de pelo. O desconforto leva a que o seu cão se arranhe e lamba intensivamente o pelo, o que pode levar à sua queda, já que essas zonas da pele ficam sensíveis e o pelo enfraquecido, acabando por se soltar. Uma deficiência nutricional também pode ser a fonte do problema. Alguns nutrientes, como a queratina componente principal do pelo) exige que os aminoácidos sulfurados sejam sintetizados adequadamente. Sem estes, o crescimento do pelo torna-se lento e frágil, o que pode originar a queda. É importante não descartar problemas mais graves como a doença de Cushing, hipotiroidismo ou até mesmo tumores ováticos ou testiculares.

Os problemas mais complexos devem ser tratados por um médico veterinário e vigiados de perto, mas em casa podemos ajudar a proteger a queda de pelo nos nossos caninos ou pelo menos aliviar o desconforto. O tratamento regular e eficaz contra as pulgas, utilizar um champô certificado para aliviar a comichão e optar por uma alimentação rica em nutrientes que promovam o desenvolvimento da pele e da pesagem, incluindo botinha e proteínas de elevada qualidade e digestibilidade, são algumas formas de ajudar os nossos amigos de quatro patas a vencer esta luta.

Deixar comentário