Opinião

O ABC DA GRIPE

Nas últimas semanas, assistimos ao aumento exponencial do número de casos de gripe A na idade pediátrica que levou à excessiva procura dos serviços de urgência. Este ano, a intensificação da atividade gripal foi mais tardia, provavelmente relacionado com o alívio das restrições para a Covid-19.

O que é a gripe?

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, que inclui os tipos A, B e C. O vírus influenza A é responsável pelos surtos anuais e pode ter vários subtipos, o que explica a variabilidade de sintomas e gravidade clínica.

Como se transmite?

Os vírus da gripe são transmitidos através de gotículas de saliva ou secreções respiratórias que a pessoa infetada expele ao tossir e ao espirrar. Na generalidade, o contágio inicia-se um dia antes dos sintomas até cinco dias depois, sendo que as crianças mais pequenas podem manter-se contagiosas mais de uma semana.

Como se manifesta e quais são as características particulares da gripe nas crianças?

Os sintomas variam consoante a idade e imunidade prévia ao vírus. Os sintomas mais frequentes são a febre, pingo no nariz, obstrução nasal, tosse, dores de cabeça e dores no corpo. Em crianças mais pequenas, a febre alta (>39oC) pode ser o sintoma predominante. Embora menos frequente, a diarreia e os vómitos também podem ser manifestações da gripe.

A gripe é uma doença habitualmente benigna e auto- limitada, com resolução em sete dias. Alguns sintomas podem permanecer durante semanas, nomeadamente a tosse. Se a febre persistir mais de cinco dias, se surgirem dores de ouvidos, recusa importante na alimentação, dificuldade respiratória ou prostração, as crianças devem ser observadas pelo médico assistente.

Qual o tratamento da gripe?

O tratamento é sintomático. Consiste no repouso, reforço da ingestão de água e controlo da febre (com paracetamol e/ou ibuprofeno). As lavagens nasais com água do mar ou soro fisiológico são fundamentais para alívio dos sintomas nasais e da tosse. Os xaropes para a tosse não estão recomendados, assim como a utilização dos antibióticos. A utilização de antivíricos tem indicações muito específicas.

Como prevenir a gripe?

As medidas de etiqueta respiratória são essenciais para a prevenção. Assim, devemos ensinar as crianças a tapar a boca e o nariz quando tossem ou espirram, deitar os lenços de papel ao lixo no fim de cada utilização, lavar as mãos com frequência e limpar as superfícies e brinquedos. O uso de máscara deve ser incentivado nas crianças mais velhas. Os espaços onde estão as crianças, quer em casa, quer nas escolas e infantários devem ser arejados. Devem ser evitados aglomerados populacionais (exemplo: shopping) e serviços de urgência, aos quais só se deve recorrer, quando absolutamente necessário.

Dado que o contágio pode acontecer até sete dias após início dos sintomas, os pais devem permanecer com as crianças em casa, evitando contatos com outras crianças, adultos e idosos durante este período.

A vacina da gripe é recomendada em determinados casos. Os pais devem aconselhar-se com o médico assistente.

Deixar comentário