Opinião

Vamos garantir as melhores condições e segurança durante o parto

Celebra-se a 17 de setembro o Dia Mundial da Segurança do Doente. Os objetivos desta celebração são melhorar a compreensão global da segurança do doente, criar envolvimento público na segurança na saúde e promover ações de sensibilização para prevenir e reduzir danos evitáveis nos cuidados de saúde. O tema selecionado para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Doente em 2021 é o cuidado materno e neonatal seguro, sob o slogan “Vamos garantir as melhores condições e segurança durante o parto”. A Organização Mundial de Saúde apela à adesão de todos no envolvimento nesta campanha de sensibilização para cuidados maternos e neonatais seguros. Portugal, como é do conhecimento geral, tem dos melhores indicadores mundiais de saúde materna e neonatal. Segundo a publicação EUROSTAT PORDATA 2020, a mortalidade fetal foi 3,3/1000 nascimentos e a neonatal 1,7/1000 nascimentos. A mortalidade materna em 2019, na gravidez ou pós-parto, foi 10,4/100 000 nascimentos. Estes indicadores, usados para comparar resultados en- tre países, têm colocado Portugal em lugar cimeiro. Apesar destes resultados positivos há sempre oportunidade de melhoria. O sucesso passa pelo envolvimento de todos. Para garantir as melhores condições e segurança durante o parto os cuidados devem começar ainda antes da gravidez. É importante a mulher ter uma vida saudável, uma dieta adequada evitando excesso de peso ou obesidade e não fumar. A gravidez deve ser programada e a primeira consulta médica, para realização de exames gerais e início de medicação que previne patologia fetal, deve ocorrer antes de engravidar.

A gravidez deve ser vivida a dois, mãe e pai, com confiança, tranquilidade e alegria, acompanhando as etapas do desenvolvimento do feto, a nova vida que estão gerando. A vigilância da gravidez deve ser regular, nos Cuidados de Saúde Primários, cumprindo as normas da Direção Geral de Saúde. A grávida deve manter um estilo de vida saudável, dieta adequada, evitar a ingestão de álcool, tabaco ou outros tóxicos. A prática de exercício fí- sico regular, adequado à gravidez, é recomendável.

As aulas de preparação para o parto e parentalidade, a dois, são importantes para esclarecimento de dúvidas, redução da ansiedade, preparar e dar confiança aos pais para o momento único que é o nascimento do seu filho. A visita, prévia à data do parto, às instalações escolhidas para o nascimento é fundamental. Os pais terão oportu- nidade de conhecer o funcionamento, as particularidades inerentes ao local escolhido e principalmente contactar com a equipa de profissionais. Tudo ficará mais claro e os pais vão sentir-se mais confiantes na hora do parto.

A elaboração do plano de parto, exequível e de acordo com o local escolhido, é útil pois facilita a assistência individualizada e o envolvimento dos pais nos cuidados no parto. A equipa multidisciplinar de saúde materna e obstétrica respeita as opções dos pais durante o trabalho de parto, sem comprometer a segurança.

As melhores condições e segurança durante o parto dependem duma gravidez programada, com vigilância adequada, vivida de forma consciente e informada, cujo parto ocorre no local escolhido que previamente visitaram e cuja equipa de profissionais conheceram. Nestas circunstâncias, com toda a confiança e segurança, a mãe e o pai viverão o nascimento do seu filho.

Almerinda Barroso Pereira

Médica do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga

Deixar comentário