Opinião

Líder voluntário

Na esfera profissional é muito frequente as pessoas cruzarem-se com um dilema: para assumir uma posição de liderança, precisam de já ter tido experiência em liderar equipas. Isto poderá soar muito semelhante ao dilema dos recém-formados: para teres um currículo atraente, precisas de ter experiência de trabalho. É preciso que, um dia, alguém te dê uma oportunidade.

Mas quando será o teu dia? A minha solução para ambos os dilemas é o voluntariado. Decides que hoje é o teu dia e vais atrás das oportunidades!

Há três razões para o voluntariado ser a forma perfeita de ganhar experiência como líder: existem menos barreiras à entrada; podes aprender de perto com os bons exemplos; e podes contar com muito mais apoio do que no mundo profissional.

Há menos barreiras à tua entrada porque normalmente as associações precisam de pessoas dispostas a liderar equipas e projetos. E podes ser tu! Aborda uma causa que te apaixone, apresenta-lhes o teu dilema e pergunta como podes ajudar. Eu sou suspeita, mas o clube Toastmasters mais perto de ti nunca irá recusar a tua ajuda. Podes, entre outras ideias, organizar angariações de fundos ou liderar uma equipa de divulgação online para qualquer associação que queiras apoiar.

Outra vantagem é estares muito próximo dos bons exemplos. Quando encontrares um líder que admires, se pertencerem à mesma associação, de certeza que este vai adorar contar com a tua ajuda na sua equipa, dar-te alguns conselhos e mostrar-te como funciona o seu cargo. É a oportunidade ideal de ver segredos de boa liderança aplicados no mundo real.

Em regime de voluntariado, na minha experiência, os outros voluntários estão a torcer pelo teu sucesso. Podes partilhar as tuas dificuldades, pedir dicas e apoio de uma forma muito mais aberta. No mundo profissional, isso poderia não ser apropriado. Pergunta aos outros voluntários da tua equipa que tal estão as tuas competências de liderança, o que podes melhorar e quais são os teus pontos fortes.

A melhor parte desta solução é que conseguimos dar e receber ao mesmo tempo. Ao dar o nosso tempo e dedicação a uma causa, podemos retirar muitas aprendizagens, incluindo aquelas de que mais precisamos para avançar na nossa carreira. E também podemos pensar que, se assumirmos uma posição de liderança no trabalho, é provável que ela venha acompanhada de um aumento, o que se poderá traduzir num donativo à associação que te ajudou a conseguir o cargo. Fica a sugestão.

Quando te cruzares com o dilema (para assumir uma posição de liderança, precisas de ter experiência em liderar), podes apoiar-te na tua experiência enquanto voluntário para demonstrares as tuas competências. Fala nos teus projetos bem-sucedidos, no feedback que recebeste das pessoas que trabalharam contigo e nos resultados que conseguiram juntos. Vai atrás da tua oportunidade. Hoje é o teu dia!

Beatriz Macedo

Engenheira de materiais e membro do Oporto Toastmasters Club

Deixar comentário