Sem Treta

Planetário – Uma viagem entre o Espaço, a ciência e a tecnologia

Planetário – Casa da Ciência de Braga surgiu como um desejo antigo da Sociedade Científica de Astronomia do Minho (ORION), contando com a ajuda da Agência Nacional da Ciência Viva e da Câmara Municipal de Braga.

Este projeto foi submetido ao orçamento participativo do Município de Braga e completa este mês cinco anos desde a sua inauguração.
A missão da Casa da Ciência de Braga é tornar a cultura científica e tecnológica mais acessível para todos, tanto no dia-a-dia, como nos planos de estudo das escolas.

Com os olhos postos no futuro…

Neste momento, o Centro Ciência Viva de Braga está a apostar em dois projetos, os “Clubes Ciência Viva” que vão passar de 240 para mais 650 clubes a nível nacional, chegando a cerca de 900 clubes, alargando substancialmente o trabalho com as escolas, e no projeto “Escola Ciência Viva” onde os alunos vão poder estar nestas instalações durante uma semana e «num espírito diferente da habitual sala de aula», neste caso num contexto profundamente científico. «Este projeto levará ainda à contratação de mais um monitor para colaborar connosco e passaremos a ser oito pessoas a tempo inteiro neste âmbito», revelou João Vieira, diretor executivo do Planetário, em entrevista à Revista Minha.

Para além disso, o Planetário – Casa da Ciência de Braga Centro Ciência Viva vai alargar as instalações. A área exterior vai passar a ser de quase 3 mil metros e a área útil coberta, onde se encontra, entre outros, o auditório, o planetário, o laboratório DÓING, o laboratório experimental e a sala da robótica, vai passar dos cerca de 700 metros atuais para mais do dobro.

O objetivo desta intervenção é alargar a oferta. «Vamos ter uma área de exposição com maior significado, um auditório de atividades que vai duplicar a sua capacidade e ainda uma sala imersiva, diferente do planetário, mas que também vai oferecer um conjunto de valências muito interessantes» referiu o diretor, acrescentando que « também o atual auditório será transformado num espaço para a química, uma área na qual ainda não está- vamos debruçados e que se vai juntar às restantes áreas por nós abordadas: física, biologia, astronomia e robótica/ programação», sendo a última uma das crescentes apostas da instituição. «Em parceria com a Academia de Robótica, esta é uma atividade que se repete há três anos e já disponibiliza três níveis porque realmente tem mostrado muita procura», sublinhou João Vieira.

Com todas estas inovações, a instituição pretende passar dos 30 mil visitantes para, quem sabe, os 50 mil e que o Planetário passe a ser um dos espaços culturais do concelho mais procurados. «Neste momento encontramo-nos por volta do 4.o lugar, mas acreditamos conseguir ultrapassar esse patamar», acrescentou.

O Planetário face à pandemia

«Durante os últimos anos a curva de crescimento foi sempre ascendente, ou seja, em 2019 já tínhamos ultra- passado os 22 mil visitantes, estávamos quase nos 23 mil e prevíamos manter a ascensão. A expectativa era chegar aos 30 mil visitantes no ano de 2020, mas em março deste ano tivemos que encerrar ao público como quase todos os estabelecimentos, inclusive os centros da Ciência Viva da rede em que estamos integrados.

Obviamente que, com todas estas conjunturas em 2020 e 2021, nomeadamente o encerramento das escolas, a quantidade de visitantes diminuiu bastante», revelou o diretor executivo.

Durante o período de confinamento o Planetário apostou nas atividades online, mas não chegaram aos 50 por cento dos participantes registados anteriormente. Muitas das atividades no âmbito da nova realidade pós- -confinamento, «foram feitas nas próprias escolas, principalmente em 2021, para evitar o deslocamento das crianças e de forma a seguir as recomendações da DGS», realçou João Vieira.

Atualmente, a instituição já nota uma forte recuperação e as atividades realizadas nos últimos tempos estiveram sempre esgotadas. «A partir deste mês contamos com a retoma das parcerias com as escolas, não só de Braga mas de vários outros concelhos do Minho, o que vai influenciar bastante neste crescimento. Aliás, já se nota o aumento de pedidos de agendamento de visitas», sinalizou.

Plano de atividades de Outubro

O evento em destaque este mês é o Sarau de Outono no dia 23 de Outubro, que é aberto ao público e vai contar com várias atividades, inclusive a celebração dos cinco anos da inauguração do CCVB. Mas antes, no dia 8 de outubro, está agendado o Dia do Professor, onde, como é habitual, vai ser apresentada a oferta pedagógica aos professores. Para além disso, vão continuar as colaborações com as escolas, as visitas do público em geral e ainda as habituais sessões planetárias a partir das 17h00. De relembrar que no passado dia 24 de setembro o Planetário fez parte de um grande evento que foi celebra- do a nível europeu, “A Noite Europeia dos Investigadores 2021”.

A iniciativa, este ano dedicada ao tema “SCICLI- Science for Climate”, permite ao público em geral descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos, estimulando o interesse por carreiras científicas, principalmente entre os jovens.

Nesse dia, o Planetário abriu portas a várias atividades gratuitas a partir das 17h até à 00h00 e esteve em expo- sição no consórcio da Universidade do Minho, no Altice Forum.

Deixar comentário