Talentos

«Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. Mas a paixão que vai na alma de quem a pratica.»

Há pessoas que nascem com um dom especial. Nas próximas páginas vamos apresentar dois casos que têm desenvolvido verdadeiras aptidões na Dança! Falamos de Carolina Costa e Afonso Ferreira, dois enormes talentos com sonhos nos pés… Comecemos pela(s) menina(s)…

CAROLINA COSTA

14 ANOS

A Carolina foi levada pela avó, aos 3 anos, e até aos 10 fez do ballet um passatempo. Aos 8 anos entrou na academia Ent’Artes, em Braga, e 2 anos depois, decidiu entrar na sua primeira competição, dando início a uma bonita carreira. Começou no Leiria Dance Competition, onde ficou em 3º lugar em ballet contemporâneo e, desde aí, foi sempre a crescer.

Hoje, está de volta à escola onde começou, a sua “segunda casa”, vinda do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez, em Leiria, onde esteve cerca de 3 anos. Era uma ambição da bailarina, desde logo por Leiria ser a “capital” da dança em Portugal e, também, por ser um passo gigante no seu percurso! «Era algo que eu queria muito e não tive receio nenhum de ir viver sozinha, sem os meus pais», afirmou, dizendo também que o seu maior apoio são os pais e, claramente, a avó que foi quem a levou para a dança.

Os professores na base de todo o seu sucesso

O sucesso foi conquistado sempre pelo seu mérito, mas não deixa de agradecer a todos os mestres que a têm acompanhado. Começando pela professora Diana Sá Carneiro, diretora da academia onde Carolina começou a “escrever” a sua história no mundo da dança (Ent’Artes), passando também pela professora Patrícia Fioritchi, e ainda por vários outros professores que lhe passaram ensinamentos durante os 3 anos em que esteve em Leiria, principalmente, a professora Annarella Sanchez.

Competições e prémios de destaque

Entre os inúmeros prémios alcançados, destacam-se as medalhas de ouro em todas as três provas que apresentou na Ballet Beyond Borders, em Montana, nos EUA. Conquistou também a medalha de Bronze em Variação Clássica e em Solo Contemporâneo no Concurso Internacional para Jovens Estudiantes de ballet, assim como quatro medalhas de ouro e 1 de prata na final do Dance World Cup, tendo alcançado o primeiro lugar em Clássico na final do Dance World Cup Portugal.

Foi ainda admitida por audição e com bolsa de estudo em algumas escolas de ballet, como a Royal Ballet School, em Londres, e a Bolshoi Ballet Academy, em Connecticut.

Mais do que um prémio, em 2018, a jovem bailarina recebeu um voto de louvor da Assembleia da República, proposto pelo PSD, depois de competir no Dance World Cup 2018, e a sua participação foi considerada histórica!
Sim, parece que falamos de uma bailarina com muitos anos de experiência, mas falamos simplesmente de uma jovem que compete há 5 anos, apesar de já ter vencido 38 medalhas de ouro, 22 de prata e 18 de bronze. Números grandiosos para um talento ainda emergente! Carolina, contudo, não tem medo do futuro e mostra-se aberta a todas as opções que surgirem, tanto a nível da dança como dos estudos, deixando bem claro que parar de dançar não é uma opção. O caminho que tem percorrido tem sido muito gratificante e o objetivo é melhorar, a cada dia que passa. A felicidade está ali, na dança!

AFONSO FERREIRA

13 ANOS

Afonso Ferreira é outro grande talento da dança. Porém, começou o seu percurso de uma forma um pouco diferente de Carolina. Foi aos 7 anos que se viu no mundo da dança por insistência da sua mãe, Clara.

Sempre atenta aos passos do filho e depois de o ver tantas vezes a dançar pela “casa fora”, decidiu levá-lo a uma aula experimental na academia Ent’Artes e, depois da aula, deixou o Afonso decidir se queria entrar naquela “aventura”. A resposta foi, claramente, afirmativa! Começou por ter poucas aulas semanais até que foi querendo praticar mais e mais. Quando se apercebeu, estava na academia todos os dias e o seu nível de exigência ia crescendo a cada dia. Aos 8/9 anos começou a competir, venceu o seu primeiro prémio no Leiria Dance Competition e, a partir daí, foi sempre a evoluir.

Gratidão aos professores

Afonso tem como pilares os seus pais e sente-se muito grato à sua mãe por tê-lo incentivado e motivado a entrar neste mundo que, no fundo, é o seu sonho! Além da família, o maior agradecimento vai para a professora Diana da Ent’Artes, que foi quem lhe deu a maioria dos ensinamentos até hoje. Tem também como referência o professor Manu, que foi o seu primeiro mestre e lhe ensinou as bases do ballet, a professora Patrícia, o professor Pepe e o Filipe Narciso.

Competições e prémios não retiram foco

Com 9 anos, Afonso ficou em segundo lugar nas finais da taça do mundo DWC em Offenbourg, na Alemanha. Foi premiado em todas as semifinais do concurso Youth America Grand Pix em que esteve presente e alcançou uma medalha de prata com o seu solo de clássico e medalha de bronze com o solo de contemporâneo.

Foi galardoado no Top 12 de solistas de contemporâneo no escalão júnior, e no concurso Internacional Dançarte, garantiu o primeiro posto como solista nas duas vezes em que participou. Além dos prémios, Afonso tem recebido, igualmente, inúmeras bolsas de verão para passar uma temporada em escolas de dança conceituadas, fora de Portugal, como a Royal Ballet School, em Londres, e a Tank Akademie, em Zurique.

Mesmo sabendo que tem de abdicar de vários momentos “normais” para a sua idade, Afonso não deixa de trabalhar e está convicto do caminho que quer continuar a traçar. Este “pequeno grande” dançarino tem os pés bem assentes na terra e não tem duvidas de que o seu objetivo é tornar-se bailarino profissional e continuar a fazer da dança, a sua vida.

Deixar comentário