Mundo Pet

Como tratar da higiene oral do seu cão

Todos concordamos que um mega cão merece um mega sorriso, certo? Sabia que, deixada por limpar durante três a cinco dias, a placa mistura-se com a saliva dos nossos amigos de quatro patas e torna-se mais dura, transformando-se em tártaro? O pior de tudo é que esse tártaro pode irritar as suas gengivas e gerar uma superfície mais áspera propicia à acumulação de bactérias, causando gengivite – inchaço e vermelhidão das gengivas – e/ou mau hálito.
O segredo para prevenir a formação de placa é lavar os dentes do seu cão. Para além de prevenir o tártaro e todas as doenças que daí advém, escovar cuidadosamente os dentes dos nossos caninos também ajuda a fortalecer a relação entre o animal e o dono.

Para tornar o momento mais agradável para os dois é importante: apostar na limpeza oral uma vez por dia, até para que se crie uma rotina; escolher a escova de dentes mais adequada, uma vez que o seu tamanho se deve adequar à boca do cão – para os cães pequenos devemos utilizar as escovas de dedo, já para os de maior porte devemos optar pelas de cabo; usar só pasta dentífrica para animais e deixá-los habituarem-se ao sabor.

É importante relembrar que não é necessário enxaguar depois da aplicação e que a lavagem deve ser feita de forma delicada e minuciosa, em movimentos circulares e sem exagerar na pressão. Caso note algum tártaro que não consiga remover, um sangrento nas gengivas ou observar massas/ úlceras na cavidade oral deve consultar o veterinário. Por último, um complemento à limpeza é a utilização de gel, spray, alimentos específicos para a lavagem oral ou alguns produtos específicos que se adicionam à água para a redução de tártaro ou do mau hálito.

Deixar comentário