Nutrição

Aleitamento materno: Promover Saúde!

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada anualmente, entre os dias 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.
A data evoca a Declaração Innocenti, assinada pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a que as crianças sejam alimentadas exclusivamente por leite materno até aos seis meses de idade e como alimento complementar durante dois anos ou mais.
A escolha pela amamentação é uma opção que cabe única e exclusivamente à mãe. Os benefícios podem ser determinantes para o crescimento da criança, mas também trazem benefícios para a mãe e para a família, uma vez que é a forma mais económica e segura de alimentar o bebé.
Além de o alimentar, o leite materno tem uma enorme importância na proteção do bebé. O leite materno está cheio de ingredientes vivos, bem como de outros componentes bioativos, e todos ajudam a combater as infeções e a prevenir as doenças, contribuindo para um desenvolvimento saudável.
Os bebés que são exclusivamente amamentados durante os primeiros seis meses de vida têm menos probabilidades de sofrer de diarreias e enjoos, gastroenterite, constipações e gripes, infeções nos ouvidos e torácicas e candidíase. E, quando comparados com os bebés alimentados com leite de fórmula, os bebés que são exclusivamente amamentados têm metade das probabilidades de serem vítimas da síndrome de morte súbita infantil (SMSI ou morte no berço).
A amamentação não tem só benefícios para o bebé. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a amamentação também contribui para a saúde materna já que ajuda a reduzir o risco de depressão pós-natal nas mães e de hemorragia pós-parto. A curto prazo, a amamentação atrasa o retorno à fertilidade e, a longo prazo, reduz o risco de diabetes tipo 2 e cancro da mama, do útero e do ovário. Além disso, ajuda na recuperação do peso da mãe nos primeiros meses pós-parto.
A alimentação da mãe durante a amamentação é uma dúvida partilhada por muitas mães. Nos primeiros meses de vida do bebé, a mãe dedica grande parte do seu tempo a amamentar. Os cuidados com a dieta durante o período em que amamenta devem ser idênticos aos da gravidez, privilegiando uma alimentação diversificada, completa e nutricionalmente equilibrada. É importante reforçar a ingestão de líquidos (água, chás, tisanas,…), não sendo aconselhado ingerir chá preto, café e bebidas alcoólicas.
Como complemento a uma alimentação equilibrada, é fundamental seguir um estilo de vida saudável, com prática de exercício físico regular e adequado (por exemplo, andar diariamente 30 minutos a pé ou regressar gradualmente ao exercício físico que praticava anteriormente) e aproveitar para descansar sempre que possível.
Lembre-se, o aleitamento materno exclusivo até aos quatro a seis meses constitui sempre a melhor opção para o bebé e para a mãe. Além dos benefícios mencionados anteriormente, o leite materno é um alimento gratuito, está sempre consigo, pronto a ser servido e em embalagem natural, por isso, faz bem à saúde da mãe, do bebé e também do planeta!

Mariana Briote
Nutricionista do Hospital de Braga

Deixar comentário