Local

Viagens na nossa terra

Nunca o lema “vá para fora cá dentro teve tanta força”. Estas férias parecem o pretexto ideal para explorar os cantinhos do nosso tão bonito país. E, no que diz respeito ao norte de Portugal, não faltam paisagens de cortar a respiração, monumentos especiais e locais emblemáticos. Vamos espreitar algumas destas maravilhas?

Elevador do Bom Jesus – Braga

A cidade de Braga tem muitos encantos e o icónico elevador – ou funicular, como também é conhecido – do Bom Jesus é um deles. Subindo um “desnível de 116 metros por um plano inclinado de 277 metros”, liga a parte mais baixa da montanha ao Santuário, de acordo com a Confraria do Bom Jesus. Foi o primeiro funicular a ser construído na Península Ibérica e é “o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água”. Depois da viagem no elevador, aproveite para se deslumbrar com todos os encantos que a zona oferece, desde os espaços verdes, à restauração, às grutas e à Basílica do Bom Jesus. Pode ainda fazer um passeio de barco no lago e aproveitar o bom tempo para um piquenique em família.

© Romão Figueiredo

Passadiços do Sistelo – Arcos de Valdevez

Se está à procura de harmonia com a natureza, não deixe de passear pelos Passadiços do Sistelo, em Arcos de Valdevez. A aldeia de Sistelo é bem conhecida e, devido aos socalcos que apresenta, é conhecida como o “Tibete Português”. O trilho dos Passadiços é curtinho, tem cerca de 2 km, o que permite aos mais novos participar da caminhada. Os mais resistentes podem, no entanto, optar por fazer a Ecovia do Vez a pé, ou de bicicleta… Têm é de estar preparados para 32 km! Aos aventureiros e apaixonados por trilhos sugerimos a Pequena Rota do Trilho do Miradouro da Estrica (PR 27, dificuldade média). Terá oportunidade de contactar com o Rio Vez, com a floresta e a aldeia de Estrica sem se perder, até porque o percurso é totalmente sinalizado. Chegado ao miradouro, a paisagem é de cortar a respiração.

© Romão Figueiredo

Castelo e Praia Fluvial – Póvoa de Lanhoso

Um pequeno castelo bem no topo da montanha fará as delícias de miúdos e graúdos, pode acreditar. A vista é impressionante e, quando descer da muralha, pode também apreciar os vestígios de ocupação romana e medieval da zona. Um ótimo plano para levar a cabo com crianças, dado que pode aproveitar para lhes explicar um pouco da história do nosso país. Pode levar o farnel de casa, há vários parques de merendas na zona. Se apanhar um dia com bom tempo, dê um pulinho à Praia Fluvial de Verim, onde a diversão e segurança – a praia é vigiada – são garantidas. É um sítio acessível a pessoas com mobilidade reduzida e este ano voltou a receber o galardão “Qualidade de Ouro”, da Quercus.

Poço Azul – Gerês

Fazemos já o aviso: não é um percurso fácil, não há forma rápida de lá chegar e não aconselhamos, de todo, a levar crianças consigo. O caminho é íngreme, terá que trepar muitas rochas e enfrentar alguma vegetação mais agreste. Para além disso, o local é pequeno. Se visitar o Poço Azul num dia em que já lá esteja muita gente, será difícil apreciá-lo. Sugerimos-lhe que comece a caminhar pela fresca, antes das 08h00, de preferência, já que demorará sempre duas horas a chegar. Não se esqueça de levar comida consigo, irá precisar de recuperar energias. Chegado ao Poço, mergulhe nas suas águas frescas e cristalinas. O local é de uma beleza estonteante, acredite que vale a pena a extensa caminhada. Se não quiser andar tanto, não se esqueça que o Gerês está cheio de maravilhas capazes de agradar a todos, aos mais pacatos e aos mais aventureiros. Há muitos desportos náuticos e paisagens verdes a descobrir!

© PNP Gerês

Arte – Vila Nova de Cerveira

“Em Vila Nova de Cerveira, sede da Bienal de Cerveira, um dos desafios é visitar esta vila através da arte, que podemos encontrar a cada esquina. De dois em dois anos, aqui realiza-se um dos certames de arte mais importantes do país, com reconhecimento a nível internacional. Durante a Bienal de Cerveira, são muitas as atividades que acontecem pela vila, com a participação da população e das muitas pessoas que ali acorrem nos meses do certame. No final do certame, é hábito um artista deixar uma das peças na vila, oferecendo-a ao município. São estas peças de arte que somos desafiados a descobrir pelas ruas de Vila Nova de Cerveira”, escreveu o nosso jornalista José Carlos Ferreira sobre este local encantador. Nas redondezas pode ainda visitar o parque de lazer do Castelinho, com uma vista panorâmica para o rio Minho e para a margem galega que dificilmente irá esquecer.

© DM

Monte de Santa Luzia – Viana do Castelo

A cidade de Viana do Castelo é conhecida por vários aspetos, desde os seus monumentos à gastronomia, paisagens, praias e festas populares. Com as romarias deste ano condicionadas, sugerimos que não deixe de visitar o Santuário de Santa Luzia. A sua construção foi iniciada em 1904 e apenas concluída em 1959. Para lá chegar pode optar por uma viagem de carro, subir o escadório ou utilizar o também conhecido elevador. O percurso tem 650 metros, com um desnível de 160 metros. Seja qual for a sua opção, vai valer a pena: a vista do Zimbório é incrível! Em Viana não faltam coisas para fazer: se for com tempo aproveite para visitar também o Museu do Traje, o Navio-Hospital Gil Eannes e a Capela de Nossa Senhora da Agonia.

© Ana Marques Pinheiro

Praia de Moledo – Caminha

Se anda por Caminha, não deixe de visitar a praia de Moledo. A água é bastante fria e costuma haver algum vento, mas estas características depressa são suplantadas pela beleza da zona. A praia costuma estar extremamente limpa e é um bom sítio para a prática de surf ou windsurf. Já que aqui está, não se esqueça de dar um saltinho ao Forte da Ínsua, classificado como Monumento Nacional e construído no século XV numa pequena ilha à qual só consegue aceder de barco. Em Caminha, aproveite também para fazer o caminho das Camboas, na Ecovia do Atlântico, caminhando sempre junto ao mar e apreciando todas as belezas naturais que esta terra oferece.

Artesanato – Barcelos

Barcelos é tradição! O centro histórico visita-se muito facilmente a pé: mesmo junto ao Largo da Porta Nova irá encontrar o Jardim das Barrocas, um espaço lindíssimo, verdejante e florido, onde poderá aproveitar para descansar um pouco. Se olhar à sua volta, verá, certamente, um Galo de Barcelos a dar-lhe as boas-vindas à cidade… Barcelos é particularmente acolhedora! Às quintas-feiras tem oportunidade de visitar a feira semanal no Campo da Feira. Dizem os entendidos que é a maior montra portuguesa de artesanato e produtos regionais do país, por isso o difícil será resistir a trazer tudo para casa! Não se esqueça também de visitar o Teatro Gil Vicente, o Paço dos Condes de Barcelos e, claro, a Ponte Medieval.

© Avelino Lima

Casa-Museu de Camilo Castelo Branco – Famalicão

A pé, ou de carro, também não faltam coisas para explorar nesta cidade cada vez mais dinâmica. A nossa principal sugestão vai para a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, onde o escritor terá vivido durante 26 anos. O local teve de ser remodelado em 1922, depois de ter ficado praticamente destruído por um incêndio em 1915. Foi ainda alvo de novo restauro no final de 1940, assumindo hoje em dia um aspeto muito semelhante ao que teria na altura em que Camilo lá viveu. Ainda em Famalicão, não deixe de visitar o Parque da Devesa, o de Sinçães e o do Vinhal, locais onde pode aproveitar para usufruir da natureza em todo o seu esplendor. A fauna e flora locais são verdadeiramente impressionantes e os espaços são amigos das crianças, havendo várias zonas apetecíveis para as brincadeiras dos mais pequenos.

© DM

Deixar comentário