desporto
Desporto

Jiu-Jitsu. Trabalhar o corpo e a mente

O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais mais antigas de que há memória. Os primeiros documentos da sua existência têm cerca de 2000 anos, na época do Japão medieval, altura em que os monges budistas travaram constantes batalhas.

Expressa a filosofia de ceder à força de um oponente em vez de tentar opor-se à força com força. Manipular o ataque de um oponente usando a sua força e direção permite ao praticante que controle o equilíbrio de seu adversário e, portanto, evite que o adversário resista ao contra-ataque.
Com a expansão do budismo, o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou.
Uma arte marcial que reflete um desporto de combate e revela um sistema de defesa pessoal próprio que se concentra na imobilização da ação do adversário. Com as suas fortes raízes culturais e valores, a modalidade tem ganho destaque no contexto nacional.
A prática do Jiu-Jitsu permite o domínio do adversário, independentemente do seu tamanho, mediante a aplicação de técnicas específicas que o forçam à submissão. É um desporto que ensina uma pessoa frágil a defender-se de adversários mais fortes e uma das suas vantagens principais centra-se na luta corporal que é realizada no chão e no desarmar dos pontos fortes dos oponentes. Uma característica fundamental é a necessidade de domínio e equilíbrio do corpo.


Os movimentos:


Queda: É qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.
Full Guard: É quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre as suas pernas, e passa para o lado dele, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.
Joelho na barriga: É quando um lutador está por cima do adversário e põe o joelho sobre a sua barriga, imobilizando-o.
Top Mount: É quando o lutador agarra o adversário tendo os joelhos e os pés no chão.
Back Control: Movimento em que o lutador agarra no adversário pelas costas utilizando os pés.
Raspagem: Quando o atleta está por baixo com o adversário na guarda ou meia guarda e força este a ficar por baixo.

As regras principais:

As lutas são fiscalizadas por um árbitro.
A duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo que os principais são a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.
Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar. As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com a sua gravidade e as vantagens são igualmente variáveis. Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, joelho na barriga e raspagem; 3 pontos por Full Guard e 4 pontos por Top Mount e Back Control.
O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver o maior número de pontos.

Deixar comentário