Eco Projetos

Aqva More: a forma inteligente de poupar água

“Gaste Menos. Viva Mais”. Este é o lema que levou à criação do Aqva More, um produto português que pretende «estar na linha da frente na preservação do ambiente através de sistemas de redução de desperdício de água de forma generalizada em milhares de residências e edifícios de serviços». Trata-se de um sistema inteligente de gestão águas, que permite uma poupança diária e relevante no consumo de água.
Como é que tal é possível? O mecanismo do Aqva More faz com que, quando a torneia do banho é aberta, a água apenas comece a sair quando já se encontra quente. Isto permite poupar vários litros de água que antes seriam desperdiçados enquanto se aguardava que atingisse a temperatura ideal.

O Aqva More funciona com qualquer pressão, mas tem também integrada a função de reforço de pressão, que permite usar os equipamentos de forma mais eficiente. Funciona diversos aparelhos de produção de AQS, sejam eles esquentadores, termoacumulador, caldeiras ou bombas de calor, aquecimento por termossifão. É, no entanto, desaconselhado o uso em simultâneo com sistemas de retorno de água quente.

O sistema pode ser utilizado em qualquer torneira da casa de banho para que a água saia automaticamente quente. A instalação do modelo Essencial não requer obra e é de fácil instalação, sendo que o projeto conta com um vídeo explicativo no seu site. Este “kit essencial”, que conta com um Módulo de Controlo e um Módulo Periférico tem um custo de aquisição de 299,60 euros, mais IVA. Cada periférico adicional tem um custo de 130 euros, mais IVA.


Benefícios

  • Reduz o desperdício de água, podendo alcançar, num agregado familiar de quatro pessoas, segundo o site do projeto, uma poupança de cerca de 20 mil litros de água por ano.
  • Controla os consumos.
  • Reduz os gastos com água, sem aumentar em demasia os custos energéticos (o valor de eletricidade estimado de consumo anual é inferior a cinco euros).
  • Aumenta a pressão da rede.

Deixar comentário