Desporto do mês

A menina dança? O menino também!

É sabido que a música pode ter efeitos terapêuticos: diminui o stress, devolve serenidade à pessoa, reduz a ansiedade. Alguns estudos apontam-na até como capaz de contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, estimulando o raciocínio, concentração, memória e pensamento lógico. E quando a música aparece aliada a atividades desportivas? Este mês apresentamos-lhe algumas modalidades em que a melodia é um elemento determinante. Se sempre achou que não tinha jeito para a dança convencional, vale a pena espreitar!

Zumba Fitness

Sabia que o Zumba Fitness foi criado a partir de uma distração? Beto Perez, um instrutor de aeróbica, um dia esqueceu-se da habitual cassete que utilizava nas suas aulas. Não teve alternativa senão improvisar com outra que continha salsa tradicional e merengue. Os alunos adoraram e cada vez mais pessoas começaram a frequentar as aulas. Nascia o Zumba, uma modalidade cujas coreografias têm como base movimentos rápidos e lentos ao som de músicas variadas, mas com fortes inspirações latinas como salsa, merengue, mambo, flamenco ou ChaChaCha. Com benefícios no que diz respeito à perda de peso, uma aula de uma hora pode originar um desgaste de 500 a 800 calorias, dependendo da intensidade e esforço do aluno. O Zumba também ajuda a melhorar a capacidade cardiovascular, o equilíbrio e a coordenação. É indicado para pessoas de todas as idades e ambos os sexos.

Jazz Fit

Se acha que dançar é fácil e não representa grande exigência física para o aluno, é porque ainda não o conhece esta modalidade. Para praticar Jazz Fit vai precisar de muita força, coordenação, flexibilidade e agilidade! Ao som de clássicos de Jazz – se bem que as variações são muitas, dependendo do sítio onde pratica –, as aulas são constituídas por exercícios anaeróbicos, com movimentos delicados e rápidos, muitas repetições e… força! E se vai aprender o que são pliés e elevés, prepare-se também para muitas séries de agachamentos… na ponta dos pés! Um dos maiores benefícios do Jazz Fit é a correção da postura: vai realizar vários movimentos que exigem que a sua coluna esteja direita e, aos poucos, irá começar a notar as diferenças na sua postura. Lembre-se que uma postura correta dá logo a sensação de ter emagrecido! E por falar em quilos a menos, uma hora de Jazz Fit pode ajudar a queimar 750 calorias. 

Jump

O Jump começou por ser uma ideia da NASA, sabia? Pois é, tinha como objetivo melhorar a condição física dos astronautas para melhor conseguirem enfrentar o impacto da gravidade. Hoje em dia as aulas de Jump são bastante populares, até porque também ajudam na queima de calorias: trinta minutos de aula podem fazê-lo desgastar 500 calorias. O método é simples e muito divertido: tem que executar uma série de coreografias em cima de um mini-trampolim elástico! As músicas são animadas e o exercício trabalha toda a musculatura do corpo e não apenas das pernas. Outro dos benefícios está relacionado com as articulações: como é o elástico a absorver o impacto dos saltos, as articulações não saem prejudicadas. O Jump pode servir até para fortalecer o sistema ósseo!

Ballet Fitness

Se está à espera de uma aula pouco exigente em termos físicos, talvez seja melhor escolher outra modalidade que não esta. O Ballet Fitness mistura passos de ballet tradicional com ginástica e pilates. Com a ajuda da barra de ballet executam-se exercícios isométricos, o que significa que o peso do próprio corpo é utilizado para melhorar a força e postura do aluno. Esta é a aula ideal para tonificar o corpo, aumentar a consciência corporal, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade. Como a aula acaba por ser intensa, o corpo continua a gastar energia mesmo quando já se encontra em repouso. Meia hora de Ballet Fitness pode ser o suficiente para queimar cerca de 800 calorias.

Aerodance

Será possível combinar Step, Fit Dance, Zumba, Ginástica Localizada, AeroAbdominal, Corrida e treino funcional? Sem dúvida! A essa combinação dá-se o nome de Aerodance, uma modalidade que envolve ritmos tão variados como samba, salsa, mambo, merengue, dance, street, funk e muitos outros! Como em todas as opções já mencionadas, um professor / instrutor vai orientando o grupo, que lhe deve copiar os movimentos e passos. As músicas são sempre muito animadas, com grandes êxitos populares a puxar pelos alunos. Acaba por ser uma aula descontraída, com algum playback e gargalhadas à mistura. Uma aula de cinquenta minutos pode fazê-lo gastar até  600 calorias, por isso depressa verá diferenças na balança. A Aerodance também não é indicada para doentes cardíacos e pessoas com problemas de coluna. Aliás, não se esqueça que antes de começar a praticar qualquer exercício se deve aconselhar com o seu médico!

Deixar comentário