Reza a lenda que o Rugby surgiu na Inglaterra durante o século XIX pelas mãos de um jogador de futebol. Segundo a história, em 1823, William Webb Ellis pegou na bola e foi a correr com ela até à linha de fundo adversária e assim surgiu a ideia de criar um novo jogo.
É importante percebermos que existem várias formas de jogar. As mais conhecidas são o Rugby XV, o Rugby League e o Rugby Sevens.
No Rugby XV o jogo é composto por duas equipas de 15 jogadores, tem a duração de dois tempos de 40 minutos e joga-se num campo de 100m x 70m. No Rugby League cada equipa é composta por treze jogadores e as regras são muito semelhantes à modalidade XV, a maior diferença é não haver o ruck. Já no Rugby Sevens contam-se duas equipas de sete jogadores, o jogo decorre em dois tempos de apenas sete minutos, mas a dimensão do campo é a mesma que no Rugby XV.
As duas regras fundamentais do rugby:
– Durante o jogo a bola só pode ser passada para o lado ou para trás, nunca para frente (apenas o remate é permitido para a frente);
– Só o atleta que está com a bola pode ser derrubado, a ação de derrubar o adversário chama-se tackle. Este contacto só pode ser feito do peito para baixo.
Algumas das táticas e penalidades do rugby
Tackle: Consiste em agarrar o jogador adversário que leva a bola e deitá-lo para o chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.
Ruck: Através do rock a equipa adversária pode roubar a posse de bola se empurrar todos os jogadores adversários para trás da linha da bola.
Try: Para fazer um try, o jogador tem de passar a linha de in-goal do adversário e colocar a bola no chão.
Drop Goal: É um remate, onde a bola deve ricochetear antes do chuto e passar pelo H (postes em formato de H). Este chuto pode ser dado a qualquer momento do jogo. Scrum: É uma forma de reinício de jogo, quando há uma infração leve. Neste momento a equipa que não cometeu a infração coloca a bola no “túnel” formado pelos jogadores das duas equipas que juntam as cabeças baixas e empurram-se com o objetivo de ganhar a bola.
Penalidades: existem quatro formas de penalidades:
- Punt: um remate longo para a frente, de forma a fazer a bola sair pela linha lateral. Neste lineout a equipa que “marcou” a penalidade terá a posse de bola;
- Run: simplesmente correr com a posse de bola;
- Penalty Goal: tentativa de rematar entre as traves para marcar pontos;
- Scrum.
Curiosidade: o rugby nas prisões portuguesas
Em Portugal, a associação “Rugby – Com Partilha, Associação de Promoção da Prática de Rugby nos Meios Prisionais” fomenta e proporciona a prática regular do rugby nos estabelecimentos prisionais através de trabalho voluntário, de forma a contribuir para a formação, educação e reintegração social através do desporto de reclusos e ex-reclusos, promovendo a sua integração social através de clubes desportivos e associações praticantes de rugby.