Braga voltou a acolher a mítica Rampa da Falperra, prova internacional de automobilismo que trouxe à cidade milhares de aficionados, curiosos para assistir às provas dos melhores pilotos europeus da categoria de montanha e de todos os participantes dos vários campeonatos nacionais.
Com a ausência do italiano Simone Faggioli, vencedor de seis edições da Rampa da Falperra (recordista de triunfos) e que este ano centra as atenções da sua equipa unicamente no Campeonato Italiano de Montanha, Christian Merli assumiu o favoritismo ao triunfo na geral e não desiludiu. O piloto italiano garantiu o seu terceiro triunfo em Braga, deixando o segundo classificado, o checo Petr Trnka, a mais de seis segundos. Apesar de não ter batido um novo recorde do traçado, Merli, ao volante do Osella FA 30, finalizou o percurso em 3m34,505s (somatório das duas subidas), seguido de Petr Trnka, num Norma M20 FC, a mais 6,375 segundos, e Alexander Hin, num Osella FA30, a mais 8,891. O melhor português foi José Correia, com mais de 35,163 segundo que o vencedor, ao volante do Norma M20 FC.
No Campeonato Portugal de Montanha, o piloto transmontano Pedro Salvador com o seu Silver Car CS foi sempre o mais rápido e não deu hipótese à concorrência. O segundo, Hélder Silva, ficou a 18 segundos e Carlos Vieira, terceiro, a 22 segundos.
GRUPO DIÁRIO DO MINHO “A ALTA VELOCIDADE”
Este ano, o grupo Diário do Minho aliou-se ao projeto Fórmula 4 que está a nascer em Portugal e os seus logotipos estiveram projetados num dos bólides que subiu a 41.a edição da Rampa da Falperra. Ao volante, es- teve o piloto bracarense, Ricardo Gomes que fez a sua estreia neste tipo de monolugares. «É uma experiência nova neste tipo de carro, mas é espetacular. São carros muito rápidos e a performance em montanha é espetacular», referiu.
Nas alegações finais, Rogério Peixoto, presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), manifestou satisfação pela forma como decorreu a mítica prova automobilística. «Estou satisfeito. Foi uma grande jornada e um grande fim de semana. Foi uma festa muito bonita, com toda a gente a portar-se bem. Tivemos aqui mais de 100 mil pessoas, um número muito próximo do nosso recorde. E já estamos a pensar na próxima edição», assinalou.
Por seu turno, Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, também elogiou todo o evento. «Podemos fazer um balanço extremamente positivo. Foram dias espetaculares e tudo se conjugou para termos aqui mais de 100 mil espectadores. É um evento que tem uma qualidade acima da média», concluiu.