Notícias

Cidade viveu novamente a magia da Braga Romana- Em Braga sê romano

Braga vestiu-se novamente a rigor para celebrar a sua fundação e recriar o quotidiano de Bracara Augusta, em mais uma edição da Braga Romana. Após um período de paragem devido à pandemia de Covid-19, a cidade voltou a celebrar os primeiros tempos da Opulenta e Aeterna Cidade de Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto.

Ao longo de cinco dias, viveram-se momentos únicos, exóticos e apaixonantes com um eclético e inspirador programa cultural e pedagógico que incluiu 72 horas de programação, 240 atuações em cinco palcos, 120 atividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares envolvidas no evento.

Coube à Deusa Flora as honras de abertura do evento com a iniciativa Ludi Florei – Florália, com a participação de cerca de 2600 crianças e de 80 entidades, entre escolas, grupos de teatro e associações. Os bracarenses marcaram presença e aproveitaram para atirar flores, pétalas e ervas de cheiro às crianças, os grandes protagonistas deste momento.

Já no cortejo triunfal Bracara Augusta Triumphalis, a música, a dança, o teatro, a força, as divindades e o próprio poder imperial, atravessaram a Augusta cidade, onde os espectadores foram convidados a participar, lançando pétalas de flores à sua passagem, num trajeto perfumado pelo incenso, onde a pompa e glória é atribuída à digna de Triunfo!

Contou com mais de mil participantes e cerca de 40 entidades envolvidas, e o mercado romano com 115 mercadores presentes.

Os milhares de visitantes que estiveram na cidade e acompanharam toda a festa puderam vivenciar artes circenses, o cortejo triunfal, representações dramáticas, visitas guiadas e personificações mitológicas, numa viagem no tempo verdadeiramente inesquecível.

Muitos vestiram-se a rigor, entraram no espírito e tiveram ainda a oportunidade de deliciar-se com iguarias romanas e encantar-se com os bailarinos e as danças ao som da música do Deus Lupercus, não deixando de divertir-se com as pantomimas dos atores e as aprendizagens e estratégias nos jogos, saúde Júpiter, honre Marte com os Legionários. Os produtos artesanais marcaram obviamente presença e captaram a atenção dos visitantes.

O Circus Maximus tornou-se a grande atração do programa deste ano, um espetáculo inspirado nos lutadores quase mitológicos que ancoraram a sua existência na glória da vitória ou da morte na arena do circo e que animou o Largo do Pópulo. Os guerreiros do espetáculo fizeram vibrar a arena demonstrando a sua habilidade a cavalo, a sua bravura na batalha e a sua habilidade na corrida de bigas romanas.

As ruas do mercado da opulenta Bracara Augusta encheram-se de personagens, o mercado romano apresentou-se aos bracaraugustanos como uma rota de cores, cheiros e sabores onde não faltaram saltimbancos, atores da comédia, sonoridades do mediterrâneo, rituais, bailes e malabares, exóticos encantadores de serpentes, cultos a deuses, passeios de biga e muitas propostas para a infância.

Destaque, claro está, para as legiões, com a força e audácia dos gladiadores, relembrando lutas de outrora.

Outro momento alto da Braga Romana foi o Casamento Romano, com Carina Amarante e Pedro Guimarães a serem os protagonistas de uma nova história de amor em Bracara Augusta, assumindo em rigor todo o ritual desta cerimónia, num espetáculo onde intervieram dezenas de figurantes e presenciado por centenas de curiosos que encheram o Rossio da Sé.

 

Deixar comentário