Notícias

O regresso tão aguardado da maior festa popular de Portugal

O S. João de Braga é uma das festas mais apreciadas e procuradas em território nacional. Aquela que é considerada por muitos a «maior festa popular em Portugal», distingue-se das restantes pela sua história antiga, grandiosa e memorável, feita pelas gentes da sua comunidade.

Com cariz municipal já desde o início do século XVI, continua a ser «o ponto mais elevado do associativismo e das tradições locais mais genuínas. Esta paixão é comprovada pelo movimento popular que todos os anos se visualiza na cidade, explicado em grande parte pelas tradições inerentes às festas.

Com momentos de destaque nas celebrações, onde o profano se fundia com o religioso, ao longo do século XVIII e XIX, consolidam-se como a celebração sanjoanina mais antiga de Portugal.

Emanuel, Santamaria, Farra Minhota e José Cid são fi- guras de cartaz.

Este ano, as festas de S. João voltam a ser fora de portas, com 10 dias de festa, onde não faltarão as tradições seculares do Carro das Ervas, Dança do Rei David e Carro dos Pastores (que este ano se apresentará renovado), bem como os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclores e à etnografia.

O programa deste ano engloba uma vez mais várias exposições, concertos com artistas de renome, com destaque para Emanuel (dia 17), Santamaria (dia 23), Farra Minhota e José Cid (dia 24) que vão animar as maiores sanjoaninas do país. Mas há mais, o programa contempla várias exibições de rua, cortejos, zés pereiras, concertinas, cantares ao desafio e bandas filarmónicas, bailes, rusgas, entre outros focos de exteriorização de alegria.

A forte vertente cultural é um fator de grande atração e este clima de festa é correspondido pela visita de bracarenses e milhares de turistas. Este estatuto deve-se, igualmente, ao afeto que o povo nutre pelo S. João. É uma solenidade que está no sangue dos bracarenses.

Não esquecer a expressão religiosa que é visível em vários espaços sagrados, com destaque para as novenas, as solenidades religiosas em honra do seu patrono, S. João Baptista, e para a solene procissão dos santos do mês de Junho.

O clima sanjoanino é sentido desde o início do evento, devido à aparição e participação de vários grupos culturais e as ruas da cidade são decoradas a preceito para resguardar a tradição da festa popular.

As festas de S. João perduram em vários ambientes e cenários, mas sempre com uma intensa moldura humana que anualmente celebra hábitos e tradições, e uma forte devoção a S. João Baptista.

Não esquecer a agitação nas ruas, cheias de barracas de comércio misto e de petiscos, contribuindo para que os foliões comemorem um S. João com amizade, alegria e confraternização.

Outros momentos, que despertam a curiosidade dos visitantes referem-se aos quadros bíblicos, nas margens do rio Este e ao colorido do fogo-de-artifício que acentuam o ambiente do arraial, dando um brilho diferente às noites, já à partida recheadas de elevadas expectativas.

“São João Hoje” é novidade para 2022

“São João Hoje” – Cancioneiro Sanjoanino Bracarense é o projeto de reinterpretação das sonoridades sanjoaninas que a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) se prepara para apresentar este ano.

A reinterpretação dos temas tradicionais das Festas de São João de Braga são o mote do projeto “São João hoje”, cujo trabalho foi desenvolvido ao longo destes dois últimos anos e que pretende revisitar o cancioneiro sanjoanino bracarense, adaptando-o às sonoridades do século XXI.

A par da revisitação das sonoridades musicais, o projeto tem continuidade num livro, de forma a que seja possível preservar a cultura tradicional associada ao património imaterial das Festas. O livro é, inclusive, uma ferramenta pedagógica para que todos possam aprender a cantar e a entoar as músicas que não podem faltar no São João de Braga. Esta é uma das grandes novidades para 2022 e é um projeto que conta com a coordenação musical de Daniel Pereira Cristo e a colaboração de muitas vozes e personalidades bracarenses.

Esta apresentação marcará o arranque oficial das Festas, na noite de 15 de junho, coincidindo com o momento já conhecido como “Faça-se Luz”. Para Firmino Marques, presidente da AFSJB, «esta marca será de especial importância para a defesa e preservação das nossas marcas identitárias e culturais».

A par desta novidade, já se vêm pelas ruas as típicas ornamentações e decorações sanjoaninas, em alguns espaços emblemáticos da cidade.

 

Deixar comentário