Comer é sensorial. É desvendar as características e influências dos produtos e toda a envolvência que preenche a refeição. Esteja ávido por novas experiências e aprecie calmamente os sabores fantásticos que a região nos oferece. Em cada recanto ou lugar, há um espaço especial para visitar. Espaços únicos que nos brindam com deliciosos sabores para degustar com tempo. Partilhamos alguns consigo… Bom proveito…
Tasca do Carregal
Cozinha: Portuguesa | Braga
Descrição: Casa simples, mas com muito para oferecer. Aqui, a gastronomia faz uma verdadeira homenagem aos melhores produtos caseiros e locais. O objetivo é proporcionar aos clientes o melhor da cozinha portuguesa, com a qualidade que a mesma merece. Estabelecimento situado na antiga adega da Casa Do Carregal, uma casa rural minhota do séc. XIX, na mesma família até aos dias de hoje e onde se serve comida tradicional, petiscos e francesinhas com sabores caseiros. O ambiente é muito acolhedor e familiar, decorado com peças que contam a história desta casa de família. Para finalizar a refeição, nada melhor do que provar um dos gelados artesanais de fruta confecionados pelos próprios proprietários.
Morada: Avenida do Carregal, 162 r/c Morreira
Contacto: 933 519 915
Horário: De quarta a sábado, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Aos domingos, das 12h30 às 15h00.
Cor de Tangerina
Cozinha: Mediterrâneo | Guimarães
Descrição: A funcionar numa antiga casa recuperada e como cooperativa no centro do berço de Portugal privilegia a dieta ovo-lacto-vegetariana, e a utilização de produtos naturais, de origem biológica e também de Comércio Justo. Aqui, há um grande cuidado de corporizar na cozinha um espaço de alquimia onde o alimento se transforma de forma cuidada para potenciar todos os sentidos, aventurando-se na curva alucinante do sabor para recriar memórias à mesa que possam levar para a eternidade. O Mil-Folhas de Batata, Cantarelos e Bolota, selecionado recentemente como melhor prato vegano nas 7 Maravilhas da Nova Gastronomia é somente um convite a uma diversidade de sugestões deliciosas que aqui poderá encontrar.
Morada: Largo Martins Sarmento, 89
Contacto: 966 876 165
Horário: De terça a quinta, das 12h00 às 15h00. Às sextas, das 12h00 às 22h00. Aos sábados, das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h00.
Velho Minho
Cozinha: Portuguesa | Póvoa de Lanhoso
Descrição: Nascido em 1997, de cozinha típica portuguesa, o restaurante Velho Minho fica situado no centro da Póvoa do Lanhoso, numa casa rústica, recentemente restaurada. Inserido na zona do Verde Minho, é um local aprazível para apreciar a excelente gastronomia minhota. Com ambiente bastante acolhedor e atendimento personalizado, prima pela arte de bem receber e servir. Na mesa, não faltam iguarias tentadoras. Logo a abrir, o polvo à poveira ou as bolinhas de alheira recheadas com queijo e grelos. Na refeição principal, sugerimos os mimos de porco preto, a posta barrosã grelhada, o cabrito assado, o bacalhau à lagareiro ou o arroz de tamboril. Termine com uma sobremesa caseira.
Morada: Rua Dr. Manuel Ferreira, 8
Contacto: 253 634 522
Horário: De segunda a domingo, das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 23h00
O Brandeiro
Cozinha: Portuguesa | Melgaço
Descrição: Um espaço agradável e com “personalidade” própria, onde a sua maior aposta é a qualidade dos seus pratos e do atendimento. Com especialidades como a carne de cachena grelhada e o cabrito no forno, convida a todos que o visitam à degustação dos sabores típicos da região, podendo contemplar toda a tranquilidade do meio envolvente, num cenário inspirador vestido de verde. A carta é dominada pela carne mas se o seu desejo for outro, sugerimos o bacalhau à Brandeiro ou polvo à lagareiro. No capítulo das sobremesas, destaca-se o típico bucho doce. Indicado mesmo é regar tudo com vinho Alvarinho ou Vinhão, verdadeiros embaixadores da região.
Morada: Branda da Aveleira, Gave
Contacto: 933 894 259
Horário: De terça a domingo, das 10h00 às 22h00.