Mundo Pet

8 dicas para amenizar o calor que o seu cão possa sentir

Com os dias mais quentes a chegar, preparamos 8 dicas para amenizar o calor que o seu cão possa sentir.

1. Disponibilize sempre água fresca

Mantenha sempre o seu cão com água fresca disponível. Toque na tigela com frequência para perceber a temperatura da água. Uma boa dica é ir acrescentando cubos de gelo para a água se manter sempre fresca. Assim vai ajudar a que o organismo se mantenha sempre com a temperatura ideal!

2. Locais com sombra

Procure que o seu cão permaneça num local com sombra. Muitas horas no sol podem causar queimaduras e insolações. Na hora de dormir proporcione um local fresco e confortável.

3. Evite passeios nas horas de maior calor

É importante evitar sair com o seu cão nas horas de maior calor. Prefira sempre de manhã e ao fim da tarde para evitar queimaduras nas almofadas das patas. Os passeios e o asfalto podem atingir temperaturas muito altas que podem causar lesões no seu cão. Se mesmo nesses horários o dia estiver muito quente, o ideal é certificar-se que a atividade seja moderada. Evite as corridas e os passeios muito longos.

4. Nunca deixe o seu cão sozinho no carro

Nunca, mas nunca deixe o seu cão sozinho no carro! A temperatura dentro do veículo pode subir mais de cinco graus em 15 minutos, mesmo com a janela aberta. Esta situação pode levar a um golpe de calor (ritmo cardíaco acelerado; ritmo respiratório muito elevado; temperatura acima de 42 °C, saliva abundante e densa, desequilíbrio, tremor muscular e fraqueza).

5. Dê banhos mais regulares

Para refrescar o seu cão, pode dar-lhe banhos mais regulares. Tenha sempre cuidado com os choques térmicos, molhe primeiro as patinhas e as orelhas e depois passe para o resto do corpo.

Não exagere na frequência porque os shampoos podem tornar a pele seca e irritada.

6. Petiscos frescos

Durante o dia pode e deve oferecer ao seu cão petiscos frescos para ajudá-lo a enfrentar o calor. Pode colocar um caldo de carne e fazer um gelado. De certeza que vai adorar!

7. Use protetor solar

Se o seu cão tiver pêlo branco e curto passe protetor solar próprio para cães quando estiver em exposição ao sol. É importante que coloque nos locais onde o corpo tem menos pêlo e está mais exposto ao sol como orelhas, ao redor dos olhos e focinho.

8. Cuidado extra com cães idosos

Mantenha-se vigilante com os cães idosos, com excesso de peso, problemas cardíacos e respiratórios. Nas alturas de maior calor proporcione um um local fresco e ventilado e faça com que o animal permaneça nesse sítio o maior tempo possível. Fique atento a sinais de desconforto e mudanças de comportamento.

Deixar comentário