Efeméride

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se a 29 de setembro. A data foi escolhida pela Federação Mundial do
Coração (World Heart Federation). O objetivo da data é divulgar e prevenir as perigosas doenças do coração,
uma vez que as doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral fazem parte das principais causas de morte no mundo, com aproximadamente 17,3 milhões de vítimas por ano. Na Europa são mesmo as principais causas de morte, sendo a alimentação inadequada a origem de cerca de metade destas mortes e incapacidades provenientes destas doenças. Tudo isto custa à economia da União Europeia cerca de 102 mil milhões de euros por ano. Já em Portugal, são cerca de 35 mil pessoas a morrer anualmente, o que representa um terço de toda a mortalidade da população portuguesa. Estes dados são fruto de um estudo da European Heart Network.

De forma a combater esta realidade, a Federação Mundial do Coração apresenta algumas medidas e sugestões para um estilo de vida saudável. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde (OMS) também se juntam à causa apelando, de uma forma geral, à urgência da prática de rituais saudáveis tanto no local de trabalho como em casa. Neste sentido, a 29 de setembro realizam-se, a nível mundial, várias atividades que promovem hábitos de vida saudáveis, como caminhadas e corridas. Por cá, é a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a par das câmaras municipais e outras entidades, que está responsável pela organização destas iniciativas.

Este é o dia perfeito para unir todas as forças para deixar de fumar, começar a fazer exercício físico e alimentar-se melhor (os peritos incentivam cada vez mais o consumo diário de produtos alimentares de origem vegetal, nomeadamente hortícolas e fruta, em vez do consumo excessivo de produtos de origem animal). Lembre-se que um coração saudável equivale a uma vida longa.

Deixar comentário