Efeméride

A arte em papel

Dia Mundial do Origami

O Dia Mundial do Origami comemora-se a 11 de novembro porque o origami tsuru, que representa a Grou Da Manchúria, a ave sagrada do Japão, foi oficialmente reconhecido como símbolo da paz neste dia. Para além disso, foi também a 11 de novembro que foi declarado o fim da Primeira Guerra Mundial.

A palavra origami vem do japonês 折り紙, ou seja, “oru” (dobrar) mais “kami” (papel) e significa, tal como o nome indica, a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, com o intuito de criar representações de determinados seres ou objetos com dobras geométricas com o papel, sem precisar de o cortar ou colar.

Esta arte milenar japonesa nasceu há cerca de mil anos na corte imperial, como uma forma de passar o tempo de forma divertida e interessante. Com o passar do tempo foi transmitida ao povo, que após o período em que o papel era demasiado caro e só alguns adultos o conseguiam adquirir, rapidamente passou a praticá-la e transformou-a numa arte mundialmente conhecida.

Esta arte apresenta vários níveis de dificuldades e assume-se como um ótimo passatempo, para além de ser terapêutico. Quando pensamos em origami associamos rapidamente as formas de animais, pois são as mais populares, para além de possuirem uma simbologia própria. Entre as figuras mais usuais, podem-se mencionar o sapo, a tartaruga ou a tsuru, ave japonesa, símbolo da longevidade. A partir da década de 1980 começaram a ser feitas dobras em três dimensões, donominando-se de origami arquitetónico.

Deixar comentário