Sem Treta

ILUMINAÇÃO E EUCARISTIAS ONLINE ABRILHANTAM FESTAS DE S. PEDRO NAS TAIPAS

Depois do Santo António e do São João, comemora-se na Vila das Taipas, o São Pedro, uma verdadeira manifestação cultural e religiosa das suas gentes. É uma das maiores romarias do concelho de Guimarães e atrai todos os anos milhares de pessoas, devido à programação rica e variada que apresenta durante vários dias.
Para este ano, devido à Covid-19, a programação contempla a iluminação festiva no centro da Vila, «para dar brilho a esta importante data», estando ainda assegurada a transmissão online das eucaristias em honra de São Pedro.

Em comunicado, a Comissão de Festas realça que, este ano, não será possível realizar «umas festas memoráveis como em 2018 e 2019». «Vamos tentar assinalar esta importante data para a comunidade, com aquilo que for possível realizar, cumprindo a legislação em vigor e as normas da DGS», refere.

O documento relata que, juntamente com a Paróquia, o Padre José Agostinho e também com o executivo da Junta de Freguesia, a Comissão de Festas definiu que, como o dia de São Pedro, a 29 de junho, se assinala a meio da semana, será comemorado no próprio dia e no fim-de-semana seguinte. E assim acontecerá também nos próximos anos. «Apesar das dificuldades, continuamos com a mesma paixão de afirmar e inovar as “Festas da Vila e São Pedro” das Caldas das Taipas, sendo que a saúde de todos estará sempre em primeiro lugar», conclui a publicação.

À descoberta das Taipas

Historicamente, Caldas das Taipas é uma vila que corres- ponde territorialmente à freguesia de Caldelas, do município de Guimarães. É banhada pelo Rio Ave e situa-se entre as cidades de Guimarães e Braga, tendo sido em tempos antigos «um importante ponto de passagem dos povos romanos pelos vestígios comprovados e que ainda hoje são visíveis».

Se as festas, romarias e arraiais populares que decorrem por todo o verão nas várias paróquias que a Vila assiste, realçando-se, neste ponto, pela dimensão dos seus festejos, as festas de S. Pedro, que decorrem no mês de junho, há, por outro lado, muitos outros encantos para descobrir nas Taipas.

A cutelaria é um dos seus cartões de visita. Existem diversas empresas que se vêm afirmando não só a nível nacional como internacional, competindo com marcas de prestígio mundial.

A Vila possui também um respeitado património arquitetónico urbano, com destaque para as casas abrasileiradas e solarengas e para os bairros operários. O centro da vila apresenta um misto saudável de belas e antigas casas de estilo romântico que rivalizam com o vasto verde, criando um cenário que nos transporta no tempo.

A vila possui ainda alguns monumentos de grande historicidade, como são exemplos a Ara de Trajano, o Pontilhão Setecentista, a igreja matriz, o edifício Banhos Velhos, a fonte de D. João VI, o coreto, a ponte velha e a nova, Citânia de Briteiros, Castro de Sabroso, entre muitos outros.

A exuberante natureza e a sensação de pacatez transmitida a quem visita a Vila, serviu também como fonte de inspiração para muitos ilustres, com destaque para os escritores Camilo Castelo Branco, Ferreira de Castro, Jorge Amado ou Ramalho Ortigão.

Na gastronomia, Caldas das Taipas tem, à semelhança, de toda a região Minho, uma oferta diversificada e de grande qualidade. Os rojões com papas de sarrabulho e a doçaria podem ser considerados o seu expoente máximo.

As virtudes termais fazem, igualmente, das Taipas, um local de excelência e muito requisitado para esta finalidade. A presença de águas termais deu à vila das Taipas um reconhecimento extraordinário que chamou a atenção de vários arqueólogos e arquitetos portugueses. A prática termal, dizem os entendidos, «diminui o stress» e são vez mais os adeptos que se deslocam às Taipas, em busca, não só de momentos de puro relaxamento, mas também para proporcionar uma eficaz cura para as variadas doenças.

Um outro local de grande interesse, diz respeito ao Parque de Lazer. Situa-se em plena zona verde, na margem do Rio Ave, no fim da Alameda Rosas Guimarães. Para além das virtudes naturais, com zonas de sombra e frescura, oferece também vários equipamentos de apoio, como um parque infantil, courts de ténis, ringue, parque de campismo, complexo de piscinas, entre outros.

São, ainda, grandes fatores de atração e animação turística, designadamente a atividade desportiva, com vários desportos entre eles o futebol, caça, tiro, trails, BTT, caminhadas, entre outros. O folclore é riquíssimo em canções e danças tipicamente minhotas. A música com uma banda filarmónica com quase 200 anos de história, e diversos grupos de música ligeira e popular.

Destaque ainda para a feira semanal que se realiza todas as segundas feiras do ano, com dezenas de tendeiros, onde se regateia todo o tipo de artigos e produtos, sendo considerada uma das melhores do Norte do país.

Deixar comentário