Sem Treta

FESTAS DE S. PEDRO NA PÓVOA DE VARZIM SÓ PELA TV

Em tempos ditos normais, o S. Pedro começaria a ser festejado com a pequenada e prelongar-se-ia e durante vários dias com muita animação, música e tradições. As festas são vividas intensamente por todos os poveiros, mas devido à pandemia Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, não serão celebradas no seu modelo habitual, com festejos na rua e uma programação variada e vibrante, e será, como em 2020, dentro de portas, socorrendo-se do Porto Canal para avivar as cores e as emoções, com a transmissão de dois programas nos dias 28, direcionado ao espetáculo das rusgas de seis bairros, e no dia 29, com um segundo programa dedicado às tradições poveiras.

Segundo Aires Pereira, presidente da Câmara, este «foi o modelo encontrado para este momento que vivemos e também indicado pelas associações, as quais disseram à edilidade que dois anos sem data, seria muito tempo para depois recuperarem o tempo perdido». Uma formato que permite «manter vivas as tradições locais» e que possibilita festejar o S. Pedro «de modo a que se evitem ajuntamentos», explicou o autarca. Cada um dos seis bairros participantes (Matriz, Norte, Sul, Belém, Mariadeira e Regufe) terá apenas a rusga sénior em palco, com 12 pares, que serão previamente testados à Covid-19 e previamente atuarão, num programa completo que irá para o ar às 21h00. Para além destes dois momentos televisivos, está ainda prevista a realização, no dia 29 de junho, na igreja da Lapa, da missa solene em honra do santo popular.

As festividades em honra de S. Pedro, na Póvoa de Varzim contam com mais de 90 anos, embora, só a partir de 1962 é que a Comissão Municipal de Turismo, iniciou de forma organizada, o percurso das Festas de S. Pedro na Póvoa de Varzim, entretanto adotadas como Festas da Cidade. Em 1974, a autarquia institui o dia 29 de junho como feriado municipal. Os primeiros festejos celebrados pela classe piscatória falam já das tradicionais fogueiras, da sardinhada e da broa. A música, a alegria e a cor são alguns dos traços patentes nesta festividade tipicamente poveira, que continua a preservar as tradições de outrora.

Deixar comentário