Sem Treta

FOLCLORE EXIBE RIQUEZA ETNOGRÁFICA

A dimensão etnográfica foi ocupando um lugar de primordial relevo no programa das festas sanjoaninas. Era este o momento para muitos dos grupos folclóricos exibirem as danças e cantares que iam recolhendo e compilando. A importância galhofeira da festa minhota impunha também um ritmo profundamente associado aos sons e costumes regionais. Até aos nossos dias, continuam a efetuar-se festivais folclóricos, sendo o folclore elemento indispensável dos cortejos dos dias grandes das festas.

Festival Folclórico de S. João

O Festival Folclórico do S. João mostra todos os anos toda a sua ciência, repleta de cultura, tradição, inovação e costumes populares, assumindo-se como um evento de referência, provocando sempre grande curiosidade junto dos bracarenses, que aderem em grande número ao centro da cidade, testemunhando os costumes de vários pontos do país. Os grupos tocam, dançam, cantam e animam todos os presentes, dando mostras que esta cultura continua viva e que, tanto pela qualidade dos grupos participantes como pela recetividade que encontra junto da população, deve continuar a merecer um lugar de destaque nas festas de S. João.

Parada Folclórica

A Parada Folclórica é uma iniciativa que vai reunir mais de duas dezenas de grupos folclóricos e etnográficos do Município de Braga e tem como objetivo a promoção e divulgação da nossa etnografia local, particularmente dos trajes e costumes associados ao São João. Dois quilómetros de desfile, acompanhado por gigantones e cabeçudos e pela Banda Musical de Cabreiros. O cortejo sai normalmente do largo da Devesa e segue pelo largo de S. João da Ponte, avenida da Liberdade, rua do Raio, largo Carlos Amarante, rua de S. Marcos, terminando na avenida Central. No final, há atuações dos grupos participantes no centro histórico.

Deixar comentário