Em Famalicão fomos conhecer uma das marcas que se soube reinventar numa altura de crise. A Wingsys – Interactive Technology tem uma vasta gama de soluções interativas e foi responsável por criar a primeira mesa interativa multitoque em Portugal. Em plena pandemia, uma ideia de equipa rapidamente passou a um novo produto: o Hygistation, um quiosque prático com dispensador automático de desinfetante para as mãos, display profissional, reconhecimento facial, controlo de acessos e da utilização de máscara e medição de temperatura corporal. Inês Barbosa, Chief Marketing Officer, falou com a revista Minha sobre a história da empresa, o desenvolvimento de novas soluções e os segredos para o sucesso de uma marca que já recebeu a distinção de idoneidade em Inovação e Desenvolvimento pela Agência Nacional de Inovação.
Pode descrever-nos brevemente a história da Famasete, agora Wingsys? A Wingsys – Interactive Technology é líder na produção de soluções interativas, com presença em oito países. Diariamente, em todo o mundo, milhões de pessoas contactam e interagem com os nossos sistemas tecnológicos de comunicação.
A história da empresa começa em 1995, com a criação da Famasete – Technology Group, que se destacou ao criar a primeira mesa interativa multitoque em Portugal. A marca Wingsys foi criada para designar a gama de produtos inovadores que identificaram a Famasete como empresa fabricante. Atualmente, marca e empresa possuem o mesmo nome e a equipa Wingsys é assim reconhecida no setor pela paixão pelo negócio que criou e pelo desenvolvimento de hardware e software inovadores e de qualidade.
A empresa apresenta uma gama de produtos diversificada: ecrãs e mesas interativas, mupis digitais, quiosques multitoque, soluções de atendimento, mobiliário urbano, sinalética digital e software interativo de excelência para diversos setores.
Trabalha para garantir que toda a informação que precisa está perto de si, à distância de um toque e na ponta dos dedos.
Consegue explicar-nos sumariamente o funcionamento do Hygstation? De que funcionalidades dispõe? A Wingsys apresentou um novo produto de reconhecimento facial da gama Contactless. O Hygistation é um quiosque prático com dispensador automático de desinfetante para as mãos, display profissional, reconhecimento facial, controlo de acessos e da utilização de máscara e medição de temperatura corporal.
O Hygistation é uma nova solução que está a dar resposta a esta necessidade emergente de controlo sanitário e prevenção de propagação de doenças, mantendo as pessoas mais seguras e Informadas. Está a ser implementado em hospitais públicos e privados, restaurantes, hotéis, museus, empresas e escolas.
Como surgiu a ideia de criarem estes quiosques? Foi um processo moroso até à sua execução? A ideia para a criação deste produto surgiu durante a primeira semana do período de quarentena em Portugal, numa conversa de WhatsApp da equipa. Em 2019, a Wingsys recebeu a distinção de idoneidade em Inovação e Desenvolvimento pela Agência Nacional de Inovação, pelo que criar novos produtos e soluções está no nosso “ADN”. A nossa empresa foi a primeira a apresentar um produto com as características do Hygistation. Sempre acreditamos no potencial desta solução e da nossa equipa para a adaptação deste dispositivo às necessidades de cada cliente. Os fatores qualidade e preço sempre nos distinguiram no mercado. Os riscos são transversais a todos os lançamentos. Temos de saber lidar com eles e fazer um bom estudo de mercado e do produto previamente. Foi o que a nossa equipa de gestão de produto fez. Em duas semanas, tínhamos o primeiro protótipo, seguido de vendas contínuas.
A vossa marca estava focada em soluções responsivas ao toque. Foi fácil “mudar o chip” e desenvolver produtos contactless? Nunca paramos a nossa atividade de produção. Continuamos a comercializar todos os outros produtos da marca Wingsys, simplesmente adaptamos alguns para esta nova realidade com novas funcionalidades e especificações. Acreditamos que a produção do Hygistation continuará ainda por muito tempo, enquanto os espaços públicos necessitarem de cumprir as novas regras de segurança e higienização e de fornecer serviços em segurança aos seus clientes. Contudo, já temos novos projetos em vista.
A Wingsys tem-se destacado pela inovação. Quais são os ingredientes principais para o vosso sucesso? A nossa empresa foi identificada pelo seu carácter de Inovação & Desenvolvimento pela Agência Nacional de Inovação – ANI e distinguida como “Melhor Fabricante de Soluções Interativas em Portugal”. Acreditamos que a equipa de excelentes profissionais que nos acompanha, o nosso know-how do mercado e capacidade de inovação, humanidade e criatividade nos levou ao patamar onde nos encontramos hoje e a desenvolver cada vez mais produtos e serviços de qualidade.
Quando o fundador criou a marca, há 25 anos, algum dia imaginou que aqui pudessem chegar? Apesar dos desafios, o nosso fundador, José Barbosa, sempre considerou imperativo investir constantemente nas pessoas para chegar ao sucesso coletivo da empresa. Sempre nos esforçamos por fazê-lo na Wingsys. À medida que a sociedade se foi expandindo, procuramos capitalizar as aptidões e os conhecimentos manifestados pelos novos colaboradores. Por outro lado, os nossos clientes representam também uma grande parte do nosso sucesso. Quer sejam recentes ou antigos, os nossos clientes confiam-nos projetos cada vez mais complexos que fazem com que nos superemos na busca de novas soluções. Contudo, José Barbosa deixa a imaginação de lado, e acredita no trabalho da equipa para que a empresa cresça ainda mais nos próximos anos.