O Minho, região de fartas tradições, tem na sua gastronomia um dos pilares da sua afirmação cultural. A fama de “bem comer” mas, igualmente, de “bem receber” nesta região tem também contribuído em larga escala para a promoção de cada um dos concelhos. Sugerimos quatro espaços onde serão muito bem recebidos e com uma riqueza de sabores que o vão fazer voltar…
Tasca do Paiol, Braga
Ir à Tasca do Paiol é como ir a casa de um amigo. Aqui, o importante é o convívio, a partilha e as emoções que se manifestam à mesa. Mas a Tasca do Paiol é também um local de eleição para comer alguns dos melhores petiscos tipicamente portugueses. A regra é não haver regras. Não existe menu e os pratos são sugeridos. Se pretende jantar, o melhor é mesmo reservar. E quando se sentar, não tenha pressas, porque aqui, é para saborear devagar, ao ritmo da amizade. Quanto aos sabores, pode encontrar cabrito assado, arroz de romaria, tripa enfarinhada, punheta de bacalhau, chispe cozido, asinhas de frango, pão de alho feito na brasa e os infinitos grelhados que de lá saem. Mas pode haver outros, depende do dia.
O vinho, esse é bom e recomenda-se.
Morada: Rua do Senhor da Boavista
Horário: De terça a quinta, das 17h00 às 22h30. Às sextas e sábados, das 12h30 às 22h30.
Reza a História, Famalicão
Costuma dizer-se que é na simplicidade das coisas que nos tornamos inesquecíveis. Este espaço faz jus à afirmação. Simples, mas há muito que se tornou uma memória muito feliz para todos que lá vão. Comida deliciosa e ambiente acolhedor são as principais virtudes, que depois são transformadas em momentos irresistíveis à medida que a comida surge na mesa. A carta junta clássicos da cozinha portuguesa com opções originais de outras paragens. Sugerimos a alheira com grelos, o bife com queijo da serra, o caril de peixe e gambas e, para terminar em beleza, a divinal pavlova de frutos vermelhos. Reza a História que é bom.
Mas o melhor é mesmo confirmar…
Morada: Rua da Igreja, 322 Nine
Horário: De terça a sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00.
Casa Cecília, Póvoa de Varzim
Um espaço cheio de pormenores rústicos, uma equipa simpática e acolhedora e uma carta com os melhores produtos tradicionais portugueses. Esta é a melhor definição para a Casa Cecília, uma casa tipicamente portuguesa onde se come realmente bem. Destaque para a variedade de peixes frescos na brasa, as várias opções de bacalhau, a costelinha na brasa, o tornedó de vitela, o arroz de pato no forno ou o cabritinho assado no forno. As sobremesas caseira proporcionam um final soberbo à refeição. A garrafeira é de respeito e merece atenção.
Morada: Largo António Nobre, 113
Horário: De terça a quinta, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 96 22h00. Às sextas, das 12h00 às 22h30. Aos sábados das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h30. Aos domingos, das 12h00 às 16h00.
Taberna das Taipas, Taipas
Aqui, não é para comer, é para jantar fora. A decoração moderna é atrativa, o ambiente é acolhedor e a carta convida a verdadeiros repastos com garantia de qualidade. Um vasto leque de tapas, nacos de carne grelhados, porco ibérico, polvo, francesinhas, hambúrgueres, sangrias, cervejas artesanais e importadas, gins e champagnes fazem as delicias dos clientes. Não deixe de conhecer esta casa cheia de personalidade que sabe surpreender!
Contacto: 937 593 888
Morada: Rua Professor Manuel José Pereira, 630
Horário: De segunda a domingo, das 17h30 às 22h30.