Eco Projetos

Vintage For a Cause – Quando a moda sustentável é bom negócio

Helena Antónia criou a marca Vintage For a Cause para produzir roupa amiga do ambiente. As peças da marca são feitas com restos de fábrica de têxteis, que iam para o lixo.

A marca tem várias coleções de roupa com um ponto em comum: a maioria deles é feita por mulheres. A missão passa por inspirar uma forma sustentável de fazer moda e oferecer preços acessíveis.
A criadora Helena vê a moda sustentável como um meio de expressão pessoal e uma ferramenta poderosa de mudança social.
A marca, seguindo os princípios da economia circular, promove a devolução de peças de roupa em final de vida, para reutilização.
Pode ser designada também como um plataforma colaborativa para o upcycling, envolvendo designers, marcas de roupa e indústria portuguesa.
A marca já conseguiu desviar mais de uma tonelada de desperdício têxtil e regista ainda a poupança de CO2 e de água por cada peça que produz.
A iniciativa já conseguiu uma poupança de 3 milhões de litros de água e 7.000 kg de CO2, prevendo-se que, com o crescimento da marca, estes números possam anualmente vir a triplicar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi sob o mote “Maternidade Sustentável” que a Vintage for a Cause e a Pinga Amor se juntaram para refletirem sobre como esta jornada se alinha com a missão de ambas as iniciativas e como se poderia aliar a funcionalidade que as roupas maternas necessitam a um design que reduzisse o impacto ambiental de roupas usadas apenas durante um certo período de tempo. A criação da coleção contou com a participação a enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria e Assessora de Lactação e babywear, Filipa Freitas, criadora da página de instagram Pinga Amor (@ pinga_amor).

Nela, Filipa atende às dúvidas mais comuns das mamãs e pré-mamãs, desmistificando muitos mitos e medos relacionados, principalmente, com a amamentação.

A partir da sua própria experiência enquanto mãe e dos mais variados casos que já acompanhou a nível profissional, a Filipa partilhou com a Vintage as suas melhores dicas para que as peças de roupa fossem o mais práticas e confortáveis possível. Deu-nos ainda a conhecer o universo de roupas para mamã, referindo que a falta de variedade de cores.

Deixar comentário