prematuridade-revista-minha
Efeméride

Dia Mundial da Prematuridade

Celebrado a 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade é também conhecido como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade. A data foi avançada em 2009 pela European Foundation for the Care of Newborn (EFCN), uma plataforma criada em abril de 2008 a nível europeu e constituída por pais e profissionais de saúde.  A efeméride é celebrada em mais de cinquenta países e tem como objetivo não só sensibilizar a população para esta problemática, mas também incentivar à reflexão de estratégias que possam ajudar a diminuir a taxa de prematuridade. É bastante comum neste dia serem organizadas ações promovidas por associações ou unidades médicas e que promovam também a confraternização entre pais e famílias de bebés prematuros.

Considera-se um bebé prematuro qualquer criança que nasça antes das 37 semanas de gestação. Cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo: de acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma taxa de sobrevivência de 70% e as que nascem antes das 30, cerca de 80%. As crianças sobreviventes têm tendência a sofrer de paralisia cerebral, problemas visuais ou problemas auditivos, mas há cada vez mais histórias de sucesso em todo o mundo. Voltaire, Einstein, Darwin e Anna Pavlova são alguns exemplos de bebés prematuros que se tornaram conhecidos pelas suas grandes habilidades.

Sabia que?…

— Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo (mais de 1 em 10).

— A taxa global de parto pré-termo é de 11% a nível mundial, variando de 5% em países da  Europa a 18% em África.

— Nascem 20 bebés prematuros por dia em Portugal, 10% de todos os nascimentos no país.

— A idade materna, tabagismo, abuso de drogas e restrição de crescimento fetal são fatores de risco para parto prematuro.

— A prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas em Portugal é de 1,2%.

— A taxa de mortalidade neonatal no nosso país é de 1,8/1000 nados vivos, o que coloca Portugal no 9º lugar entre 162 países.

 

 

Deixar comentário