Pensamento

Louis Pasteur

“Quando encontro uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito por aquilo que pode vir a ser.”

Louis Pasteur

Considerado um dos fundadores da microbiologia, Louis Pasteur nasceu a 27 de dezembro de 1822, em França. Pasteur foi encarado durante muito tempo como um estudante comum e destacava-se apenas na arte de saber desenhar e pintar. Em 1840 obteve o bacharelato em Artes e, apenas dois anos depois, em Ciências. Três anos depois concluía o doutoramento na École Normale, em Paris.

Em 1848 tornou-se professor de Química na Universidade de Estrasburgo, onde conheceu Marie Laurent, a filha do reitor da universidade. Casaram-se pouco tempo depois e tiveram cinco filhos, apesar de três terem falecido ainda crianças. Em 1862, Pasteur ficaria conhecido por inventar a pasteurização. Em 1965 salvaria a indústria da seda ao descobrir que, ao eliminar determinados micróbios, a doença que na altura afetava os ovos saudáveis dos bichos da seda desaparecia.

Nos anos seguintes, Pasteur dedicaria a sua vida ao estudo e aplicação de vacinas. Ficou sobretudo conhecido pela criação da primeira vacina antirrábica, mas a verdade é que todas as descobertas de Pasteur contribuíram, no geral, para a redução da mortalidade da altura.

Louis Pasteur estava parcialmente paralisado desde 1868 devido a uma embolia, o que nunca o impediu de continuar as suas investigações. Faleceu a 28 de setembro de 1895 e está sepultado numa cripta, no Instituto Pasteur, em Paris.

 

 

Deixar comentário