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Dicas para tirar mais partido do Instagram

Com a pandemia e consequente “quarentena”, muitos negócios e empreendedores criaram contas nas diferentes redes sociais de forma a chegarem aos seus clientes através da internet. E se o Facebook já se tornou relativamente “normal” nas nossas vidas, para muitos o Instagram ainda levanta vários desafios. Para quem não está habituado a trabalhar com esta rede social, não é fácil aprender tudo de um momento para outro. A pensar nisto reunimos algumas pequenas dicas que o podem ajudar na hora de dar o salto para o digital.

Antes de começar

O ideal era sermos todos mestres no Photoshop, mas dominar esta ferramenta exige o tempo e a disponibilidade que nem sempre temos. Se quer utilizar templates bonitos e atrativos para o seu Instagram, para fazer um cartaz, ou até mesmo uma apresentação, sugerimos-lhe o Canva. Este programa tem uma modalidade gratuita que traz uma grande variedade de templates, formas, tipos de letra e até imagens e vídeos para explorar. O Canva dá-lhe os modelos, só tem de os editar ao seu gosto! A sua utilização é bastante intuitiva e pode fazer o download das suas obras de arte em vários formatos, desde PNG a MP4.

Conheça o seu público

Pense nas pessoas com as quais quer comunicar. Que idade têm? De onde são? O que desejam? São homens ou mulheres? Conhecer o seu público é essencial e fará toda a diferença na hora de publicar conteúdo. Perceba quais são as “suas” pessoas e adapte a linguagem e temas tratados em função disso. Claro que pode ter conteúdo mais genérico, mas certamente terá uma faixa etária e género preferenciais.

As estatísticas importam

Já reparou que as suas publicações a determinadas horas do dia têm tendencialmente maior alcance que outras? Isso acontece porque, consoante o seu tipo de público, é natural que utilizem mais o Instagram em certas horas do dia. A conta do seu negócio deve ser profissional, o que lhe dará acesso a um conjunto de estatísticas que deve mesmo levar em conta. Entre elas estão os horários habituais dos seus seguidores, assim como os dias em que utilizam mais o Instagram.

E a frequência de publicação?

Pois é, neste campo vai encontrar opiniões divergentes: há quem diga que devemos publicar uma vez por dia, há quem diga várias vezes ao dia, há quem fale de dias alternados. Nós somos pela opção de publicar pelo menos uma vez por dia, de forma a lembrar o público da sua existência. Faça testes e encontre a periodicidade para si e para o seu negócio, porque a frequência de publicação dependerá muito daquilo que quer comunicar. Ah, e não faça publicações só porque sim… o conteúdo importa!

Feed organizado?

É costume dizer-se que os olhos também comem. Podemos adaptar o ditado ao Instagram: um feed bonitinho e bem cuidado claro que irá atrair os utilizadores. Ainda assim, se tem pouco tempo para gastar com o Instagram, esta não deve ser a sua prioridade. Um feed esteticamente irrepreensível vai obrigá-lo a gastar algum tempo… Sugerimos-lhe também duas aplicações que podem ajudar nesta organização: a Hootsuite, que também lhe permite agendar as suas publicações de forma gratuita, e a UNUM, que também lhe fornece gráficos com estatísticas adicionais sobre a sua conta.

Tamanho das publicações também importa

O Instagram permite quatro formatos de imagens para publicação. Nas histórias deve utilizar a proporção 9:16, sendo que as dimensões indicadas são de 1080 x 1920 pixels. Já no feed, pode optar por um de três formatos: quadrado (mínimo de 600 por 600 pixels), paisagem (mínimo de 600 x 315 pixels), ou retrato, com proporção de 4:5 e mínimo de 600 x 715 pixels. Grande parte das pessoas pensa que o ideal é o familiar quadradinho, mas o melhor é dar primazia aos retratos. A razão é simples, vai ocupar mais o ecrã do telemóvel! Quanto mais espaço ocupar com as suas publicações, a tendência para mais alcance é maior.

Hashtags

Nós sabemos que às vezes dá aquela preguiça e acabamos por minimizar a importância das hashtags. Acredite que elas fazem a diferença! Elas vão ter um papel preponderante no seu alcance e vão ajudar a fazer crescer o número de utilizadores. As suas imagens chegarão até pessoas que fazem publicações de conteúdo semelhante, ou seja, pessoas que potencialmente terão interesse no seu produto. Se tiver como objetivo realizar uma campanha diferenciadora, recomendamos o uso de hashtags que não as genéricas: ao utilizar etiquetas que fogem ao comum, vai conseguir suscitar o interesse dos seus utilizadores e consolidar as suas publicações relativas a essa campanha específica.

 

 

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