A noite de Réveillon, termo de origem francesa que significa acordar, é um momento de encontros, reflexões e recomeços. Também conhecida como Véspera de Ano Novo, ou Noite de São Silvestre, é uma noite que assinala a despedida do ano velho e o começo do novo. Um instante cheio de misticismo e costumes, onde é obrigatório lembrar as tradições, lendas e fogos de artifícios que acompanham esta mágica noite… Em Portugal e nos países que seguem o calendário gregoriano, esta data que comemora a passagem de ano é um momento de reunião. Habitualmente é celebrada com um bom jantar em casa, ou num restaurante, com amigos e família, onde os costumes estão na mesa. Os desejos de prosperidade e esperança para o novo ano esperam pelas badaladas do relógio, momento em que as pessoas saem para a rua e assistem ao show dos fogos de artifício…
Rituais, tradições e bons desejos
A passagem de ano é uma noite especial! Um instante cheio de energias positivas que se sincronizam com a primeira badalada da meia-noite, momento em que as pessoas costumam realizar rituais para pedir desejos de prosperidade e boa sorte ao novo ano… Os portugueses também gostam de praticar estes tradicionais rituais que vão desde utilizar roupa interior azul para ter boa sorte, saltar de uma cadeira, beijar alguém, ter dinheiro na mão, mergulhar no mar gelado, dançar ao ar livre, até pular com o pé direito à meia-noite… E o leitor? Já pensou no que vai fazer para receber 2020?
Barulho e diversão
Na noite da passagem de ano os portugueses gostam de fazer muito barulho. Utilizando apitos, buzinas, batendo com as tampas das panelas e atirando a loiça pela janela para afugentar tudo o que de mau houve no ano anterior… E no resto do mundo? Também! Na Dinamarca, por exemplo, um dos costumes mais divertidos é partir os pratos nas portas dos vizinhos para simbolizar a amizade e trazer boa sorte. Enquanto que, em Espanha, mais especificamente em Pamplona, a tradição é sair de casa e percorrer as ruas como se fosse o Carnaval, aproveitando para usar o disfarce mais engraçado para receber o ano novo.
Comer 12 uvas
Em Portugal é costume comer 12 uvas passas à meia-noite e pedir os correspondentes 12 desejos para trazer boa sorte para o ano novo, assim como comer doces, bolos-reis que têm moedas ou brindes escondidos no interior e brindar com espumante ou champanhe. Em alguns países até lentilhas se comem!
Noite de São Silvestre
Na noite do dia 31 é obrigatório fazer menção a São Silvestre… O Santo das lendas populares do folclore português, que também é celebrado nesta noite cheia de luz! Isto para além dos relatos que fazem referência a este Santo, e que juntam os mitos da Atlântida com a criação da ilha da Madeira e do fogo de artifício. A tradição da corrida de São Silvestre acontece no decorrer do mês de dezembro em cidades como Lisboa, Porto, Amadora e Braga.
Fogos de artificio
Assim que o relógio toca a meia-noite, a ilusão é renovada e as pessoas sincronizam-se ao redor do mundo para dar as boas-vindas a um novo ano. Os céus iluminam-se com as majestosas explosões de cores dos tradicionais shows de pirotecnia que engalanam as cidades do mundo como Sidney e New York… Em Portugal também temos grandes espetáculos de fogos de artifício que inauguram o ano novo. Os mais famosos e os que mais milhares de turistas conseguem atrair são os espetáculos de fogo de artifício da Madeira e de Albufeira. São seguidos de perto por Porto e Lisboa, onde a Avenida dos Aliados e o Terreiro do Paço se iluminam para receber o ano… Em Braga, como é já tradição, realiza-se também um grande espetáculo de música e fogos de artifício na Avenida Central.