ecologia-revista-minha
Eco

Menos lixo, mais consciência

O ano está quase a acabar, mas nunca é demasiado tarde (nem cedo demais!) para começar a diminuir a sua produção de lixo. Só em 2018 foram geradas mais de 5 milhões de toneladas de lixo em Portugal, o que representa 4% a mais do que em 2017. O elevado volume de lixo é uma problemática mundial que a cada dia contribui para produzir consequências nefastas para o meio ambiente. Siga as nossas dicas e aprenda como pode ajudar o planeta!

A regra de ouro é o consumo consciente

Compre apenas aquilo de que realmente precisa. Evite comprar coisas desnecessárias ou de baixa qualidade. Devemos tentar sempre economizar, mas, às vezes, quando se trata de comprar um bom produto, é preferível investir o dinheiro em marcas que realmente garantam uma longa durabilidade dos artigos. Esta é uma maneira de evitar a acumulação desnecessária de objetos danificados ou coisas que não lhe sejam úteis em casa.

Reciclagem solidária e compras em segunda mão

Oh, as roupas! Não se torne um acumulador… Se o seu guarda-roupa está cheio de roupas que já não usa e não sabe o que fazer com elas, temos uma solução que pode ser perfeita para si: doá-las. Atualmente são muitas as associações responsáveis ​​por receber peças de roupa usadas que estejam em perfeitas condições e que possam ser entregues a pessoas que realmente precisam, ou que também podem ser vendidas em feiras solidárias para conseguir fundos. E quando quiser ir às compras, recomendamos que explore as lojas em segunda mão, que às vezes podem ser uma excelente opção para renovar o seu guarda-roupa.

revista-minha-ecologia

Compostagem e dietas eco-friendly

Cascas de frutas, legumes, ovos e outros resíduos orgânicos misturados com terra vegetal são uma alternativa sustentável para obter fertilizantes naturais. A técnica da compostagem é utilizada para estimular a decomposição de materiais orgânicos a fim de conseguir um material rico em húmus e nutrientes minerais, que possa ser usado como composto para plantas. Quanto a dietas sustentáveis, o melhor é apoiar os pequenos produtores locais e comprar produtos cultivados através da agricultura biológica. Também pode ajudar a reduzir os resíduos diminuindo o consumo de carnes, já que grande parte do volume de lixo do planeta provém das indústrias dedicadas à pecuária.

Adeus às cápsulas de café… Olá, cafeteira retro vintage!

A moda das cápsulas de café e embalagens descartáveis feitas com plástico é uma grande geradora de lixo. Por isso, se quiser evitar a produção de resíduos e continuar a desfrutar do seu café perfeito, siga a nossa recomendação e experimente as cafeteiras tradicionais… Sim, dessas que se usavam antigamente! Garantimos que, além de ajudar o ambiente, também fazem um café riquíssimo! 

Chega de papel e plástico

Evite comprar produtos cuja embalagem seja feita de plástico. Opte antes por comprar produtos com recipientes de vidro que possam ser reutilizados, ou por aqueles que têm embalagens de cartão reciclado. Se alguma vez não puder evitar comprar produtos com embalagens plásticas, não se preocupe, pode sempre reutilizá-los e dar-lhes uma segunda vida. Quando for fazer compras, leve sempre a sua saca de tecido reciclável e peça para aderir às faturas eletrónicas. Aproveite também para recusar os recibos, comprovativos ou extratos bancários em papel. Estas pequenas dicas irão ajudá-lo a participar ativamente no processo de recuperação ambiental do nosso planeta.

Limpeza e higiene para uma vida sem resíduos 

Tente sempre levar consigo uma toalha ou pano de micro-fibra para evitar secar as suas mãos ou rosto com papel. Evite também usar sabonetes líquidos e experimente sabonetes, champôs e condicionadores em barra. Lembre-se que também pode encontrar lojas onde levar os recipientes vazios e comprar estes produtos a granel. Também pode aproveitar os resíduos orgânicos e os ingredientes naturais como café, açúcar, iogurte, aveia, azeite ou mel para fazer máscaras e exfoliantes naturais… E, para finalizar está série de dicas para reduzir o lixo, apresentamos, exclusivamente para as mulheres, o copo menstrual, uma alternativa ecológica e saudável que, além de ajudar a poupar dinheiro, é uma opção segura e eficaz, que ajuda a reduzir os desperdícios deixados pelos pensos higiénicos e tampões.

 

 

Deixar comentário