Efeméride

Dia Mundial do Chocolate

Como gulosos que somos, não podíamos deixar passar esta data em branco! Dia 7 de julho assinala-se o Dia Mundial do Chocolate, um dos ingredientes mais cobiçados do mundo. Tudo começou na América Latina, mais precisamente no México, onde foram encontradas as primeiras plantas de cacau. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da região, foram os primeiros a transformar as plantas em chocolate, que na altura era bebido e utilizado como remédio.

Séculos depois, os Maias chamaram-lhe “a bebida dos deuses”. Depois destes, no século XV, os Astecas utilizaram os  grãos de café como moeda de troca. No século XVI o chocolate terá chegado a Espanha, que escondeu este segredo docinho durante muito tempo: só no século seguinte terá chegado a França e ao resto da Europa.

  1. O chocolate é constituído por mais de 300 substâncias químicas que induzem a libertação de vários neurotransmissores. Entre estes destacam-se as endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação, e a serotonina com efeitos anti-depressivos.
  2. No século XVI, o chocolate era recomendado como remédio: destinava-se a curar febres, aliviar dores de estômago e refrescar o corpo. Também era indicado como afrodisíaco.
  3. Em 1875, o suíço Henri Nestlé desenvolveu o primeiro chocolate de leite da história.
  4. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo. O país cultiva o equivalente a 32% da produção mundial.
  5. Cada cidadão suíço consume em média 12kg de chocolate por ano.
  6. Os portugueses estão entre os europeus que menos consomem chocolate: cerca de 2kgs por ano.
  7. O chocolate branco não é exatamente chocolate, já que não contém sólidos de cacau ou extrato de chocolate, mas sim manteiga de cacau misturada com leite e açúcar.
  8. São necessários pelo menos 400 grãos de cacau para fazer meio quilo de chocolate.
  9. O chocolate é a única substância comestível que derrete entre os 30 e 32 graus, pouco menos do que a nossa habitual temperatura corporal.
  10. As árvores de cacau podem viver até 200 anos, mas só em 25 destes é que produzem cacau.

Deixar comentário