As primeiras origens do Teatro podem ser encontradas em Atenas, onde hinos antigos – ditirambos –, eram cantados em homenagem ao deus Dionísio. Esses hinos foram posteriormente adaptados para procissões corais onde os participantes se vestiam com fantasias e máscaras. Estas pessoas ainda não eram, no entanto, encaradas como atores. Isso só aconteceria mais tarde, por volta do século VI a.C., quando um bardo de nome Thespis assumiu um papel relevante num festival realizado em homenagem a Dionísio.
De acordo com a tradição, em 534 ou 535 a.C., Thespis surpreendeu o público ao recitar poesia como se fosse a personagem das linhas que se encontrava a ler. Há quem diga que este gesto foi acompanhado de uma máscara, o que terá fortalecido a ideia de encarnação da personagem. O que é certo é que, ao fazer isso, Thespis tornou-se conhecido como o primeiro ator do mundo.
Em Portugal, Gil Vicente é considerado o primeiro grande dramaturgo português, tendo desempenhado também tarefas como músico, ator e encenador.
Atualmente já há várias escolas a ministrar aulas de Teatro, cientes dos seus múltiplos benefícios como a consciência corporal, aumento da criatividade, diminuição da timidez e melhoria da projeção vocal.
No dia 27 de março celebramos o Dia Mundial do Teatro. Para assinalar a data, deixamos-lhe indicação de algumas peças que poderá ver ao longo do mês na região minhota. Há programação para todas as idades!