O BragaMove, projeto bracarense dedicado à mobilidade urbana, continua o trabalho de consciencializar a sociedade quanto aos transportes alternativos. Para facilitar a adesão da população e esclarecer a variedade de percursos, a equipa disponibilizou recentemente um novo mapa.
O quadrilátero urbano compreende um conjunto de orientações relativas ao tempo e distância entre Braga e pontos estratégicos das cidades de Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Foram considerados como pontos centrais para ligar as várias cidades as respetivas Câmaras Municipais.
A equipa do BragaMove, como utilizadora de transportes públicos, percebeu a necessidade de “encontrar alternativas de mobilidade que viabilizassem a ligação destas cidades, considerando de extrema relevância a análise das soluções de mobilidade que existem, pois acreditamos que podem ser fundamentais para a promoção da qualidade de vida dos bracarenses.”
A informação sobre a distância e o tempo de cada percurso varia de acordo com o transporte escolhido. O objetivo principal do mapa é mostrar as várias possibilidades de circular de uma cidade em direção a outra, utilizando diferentes modos de transporte, assim como os percursos de maior e menor eficiência, de acordo com o tempo investido.
O quadrilátero urbano se encontra no site da BragaMove, onde também é possível verificar os mapas anteriores e conhecer mais sobre o projeto e os seus idealizadores. A equipa pretende alargar a sua atuação no que diz respeito à mobilidade urbana.