Tecnologia e Gadgets

CES 2025: Inovações que transformarão o futuro?

 

Filipe Silva Informático

Tendo o tema central de conectar pessoas e transformar o quotidiano por meio da tecnologia, o evento apresentou avanços em diversas áreas, como Inteligência Artificial (IA), dispositivos de Realidade Aumentada (RA), automação ou medicina. 

A IA foi, sem dúvida, a estrela do CES 2025. O que antes parecia ficção científica, está a tornar-se uma realidade, máquinas capazes de aprender a partir de interações com os humanos ou até máquinas de diagnósticos médicos que mais rápido do que julgamos, irão fazer parte do nosso dia a dia…

Um dos grandes destaques foi a evolução dos assistentes virtuais. Estes começarão a ter a capacidade de entender as emoções humanas, adaptando as suas respostas para se comunicar de maneira mais empática.

O CES 2025 trouxe mais novidades de grande impacto, como óculos de RA mais leves e potentes, capazes de integrar informações digitais no ambiente físico de maneira mais fluida. Essas tecnologias não apenas revolucionam o setor de entretenimento, mas também estão a ser aplicadas na educação, na medicina e formação profissional.

Um exemplo interessante são óculos de realidade aumentada que não exigem conectividade com um telemóvel ou computador, tornando-os mais convenientes para o uso no dia a dia. 

A indústria automóvel também apresentou inovações impressionantes no CES 2025 onde veículos totalmente autónomos sem necessidade de intervenção humana, com sensores de última geração e IA avançada para realizar decisões em tempo real, começaram a ser demonstrados de forma mais realista. 

No que respeita à medicina, viram-se sensores implantados que permitem monitorização contínua, que poderão detetar doenças como o cancro em fases iniciais, possibilitando tratamentos mais rápidos e eficientes. Também se viram ferramentas de medicina online e diagnóstico assistido por IA, facilitando o acesso a cuidados médicos especializados, especialmente em regiões remotas. De utilização mais pessoal, a edição deste ano mostrou relógios inteligentes e roupas conectadas com monitorização de dados de saúde em tempo real, incluindo o acompanhamento do estado emocional, níveis de stress e até a deteção precoce de doenças.

Uma das apresentações que chamou muita atenção foi a impressão 3D aplicada à construção de habitações, sendo possível construir casas de cimento em poucas semanas. Passará por aqui a solução dos problemas de habitação que se vive em todo mundo?

Como muitos outros, também eu gostaria de ver alguma invenção de “encher a vista”, como telemóveis com projeção holográfica ou transportes revolucionários e não os “usuais” veículos elétricos ou drones que permitem levar um adulto, fazer entregas, etc… 

Mas, de um ponto de vista mais racional, o CES 2025 foi um excelente reflexo da rapidez com que a tecnologia está a evoluir, um futuro que antes parecia distante, mas cada vez mais estará ao nosso alcance num dia a dia cada vez mais próximo.

Deixar comentário

error: Content is protected !!