Grace na Cozinha
Minhota que sou e aficionada tradicionalista, acho que esta é uma das melhores receitas que vos posso dar deste nosso maravilhoso cantinho que é o Alto Minho. Somos ricos em Gastronomia e Tradições e o inverno seria a melhor altura para a Matança do Porco, que tantas vezes vi acontecer em miúda. Na altura, era uma espécie de ritual de caráter simbólico, mas essencialmente pela importância que o porco se assumia na economia familiar e nas tradições. Participava toda a família, bem como alguns vizinhos e amigos convidados, como prova de estima e amizade. Todas as partes do porco eram aproveitadas e preparadas para consumo imediato ou ao longo do ano. Salgavam-se as carnes, faziam-se e fumavam-se as chouriças de cebola, sangue e carne, enchiam-se as tripas e guardava-se o pingue para o ano inteiro. No dia da desmancha, preparava-se logo uma rojoada, acompanhada de pão de trigo também caseiro. Aqui vai a minha receita de Rojões à Moda do Minho, adaptada aos dias de hoje. Os dias não são o que eram, mas podemos sempre manter a tradição, certo?
INGREDIENTES (3 pessoas)
800 g de rojões de porco (com gordura e cortados em cubos)
1 farinhote/beloura
350 g tripa enfarinhada
100 g sangue cozido
100 g redenho
Castanhas assadas ou congeladas
2 copos de vinho branco
4 dentes de alho laminados
2 folhas de louro
Pimentão doce, sal, cominhos e pimenta moída a gosto
salsa, azeitonas a gosto, rodelas de limão e pickles a gosto (para decorar a travessa)
PREPARAÇÃO
1 – Tempere os rojões com o vinho, os dentes de alho laminados, louro, sal, pimenta e deixe marinar de um dia para o outro ou durante 4 horas.
2 – Lavam-se as tripas e colocam-se em água, sal e rodelas de limão.
3 – Numa panela, coloque a banha a derreter e sele os rojões sem a marinada. Quando estiverem dourados, acrescente a marinada à panela e pimentão a gosto. Deixar cozinhar em lume médio. Se necessário, acrescentar água e vinho branco.
4 – Enquanto os rojões cozinham, corta-se o farinhote em rodelas (0,5 cm de espessura), e corta-se as tripas em pedaços (3 cm se forem grossas ou 5 cm se forem tripas finas).
5 – Acrescente as castanhas assadas ou já descongeladas à panela dos rojões e mexer. Coloque os cominhos e acerte o sal se necessário.
6 – Frite as tripas em óleo ou azeite e um pouco da gordura de cozinhar os rojões. De seguida frite as rodelas do farinhote, depois o redenho e o sangue cozido. (Ter em atenção que o farinhote e o sangue cozinham muito rápido, basta fritar durante uns segundos). Reservar numa travessa ou na panela dos rojões para não arrefecer.
7 – Servir tudo numa travessa, adornados com salsa, pickles, azeitonas e rodelas de limão.
Poderão servir os rojões com batata frita aos quadrados, arroz ou papas de sarrabulho.
Mãos à obra e bom apetite!