Negócios

Só Barroso comemora 40 anos com forte ligação à comunidade

A Só Barroso celebrou o seu 40.º aniversário com uma festa memorável, cheia de entusiasmo e emoção, que reuniu amigos, familiares, clientes e parceiros de negócio. Este evento especial marcou não apenas quatro décadas de dedicação à venda de automóveis seminovos e usados multimarca, mas também a apresentação do novo rebranding da marca, que reflete uma imagem renovada e moderna, alinhada com os valores de confiança e qualidade que sempre caracterizaram a empresa.

A gestão da Só Barroso está nas mãos dos irmãos Américo e Paulo Barroso, que mantêm vivo um sonho familiar com raízes profundas. Para contar a história da Só Barroso, é necessário recuar até à pitoresca aldeia de Busteliberne, no concelho de Cabeceiras de Basto, situada no coração da Serra da Cabreira, onde as raízes transmontanas e minhotas moldaram os primeiros passos. «A minha imaginação sempre criou mundos além das montanhas que me cercavam. Não havia ninguém na minha família ligada ao ramo automóvel e muitos duvidaram das minhas escolhas. Mas eu segui em frente, impulsionado pela visão e paixão que viviam dentro de mim», explica Américo Barroso.

Apesar da ligação familiar fortemente ligada à agricultura, para Américo a escolha foi outra. Depois de aos 17 anos escrever um pequeno livro em que, através de uma personagem fictícia, previa trabalhar em automóveis, deu os primeiros passos numa caminhada que o levaria a fundar uma das empresas mais respeitadas no mercado de automóveis usados em Portugal. Em 1984, com apenas 23 anos, vendeu o primeiro carro, um Toyota Corolla, e aí começou a brilhante trajetória empresarial. «Ao longo do caminho, encontrei apoio na minha família, na minha mulher Margarida Barroso, que é a minha parceira ao longo dos anos, nos meus irmãos, em particular no meu irmão, meu afilhado e meu sócio Paulo Barroso, porque a nossa relação vai muito para além desta sociedade, e em tantos outros que acreditaram em mim», explica.

As “pedras” que fortalecem

Mas nesta história de quadro décadas, nem sempre os caminhos foram fáceis de percorrer.  «Atravessamos crises, enfrentamos desafios e celebramos conquistas. Cada obstáculo foi uma oportunidade de crescimento e aprendizagem. Mas o verdadeiro segredo do nosso sucesso não está apenas nos números ou nas conquistas materiais. Está na nossa filosofia de vida, na nossa ética de trabalho e no nosso compromisso com valores como humanidade, família e solidariedade», revela o administrador da Só Barroso, acrescentado que o «mais importante é estar em paz com as escolhas efetuadas». «Acredito piamente que a vida é uma escada e que cada degrau representa um desafio a ser superado. Mas também acredito que devemos subir essa escada com humildade, respeito e empatia pelo próximo, estendendo sempre a mão para ajudar aqueles que estão ao nosso redor», assinala.

Lembrando as crises de 1986, 1995 e, principalmente, de 2011, à incerteza provocada pela pandemia em 2020 que obrigou a empresa a fechar portas, o fundador não esquece o desassossego que o acompanhava. «Lembro-me da angústia de ter de me despedir dos nossos colaboradores, sem saber se voltaríamos a abrir portas. Foi um momento de profunda incerteza, mas também de união e solidariedade. E, no meio da tempestade, encontramos a esperança quando reabrimos em maio de 2020, mesmo sem saber ao certo como seria o futuro. Apesar das dificuldades, nunca desistimos de honrar os compromissos com os parceiros e os nossos colaboradores, mantendo os aumentos salariais mesmo nos momentos mais difíceis, conta.

Do lado oposto, orgulha-se de muitas decisões importantes que foram tomadas tendo em vista o crescimento da empresa. «A abertura das instalações no Praça Conde Agrolongo (Campo da Vinha) em 1984, depois no Edifício Eiffel em Maximinos em 1993, a festa da inauguração das instalações na Av. Frei Bartolomeu dos Mártires em 1997, (onde estivemos mais de 20 anos e fomos muito felizes), mas sem sombra de duvida o momento mais marcante foi a inauguração deste edifício em 2019, que foi sonhado e pensado para fazer jus aos nossos valores, à nossa política, à forma como nos posicionamos e às nossas necessidades», confidencia.

Relações humanas fortes

E, desde a sua fundação, a Só Barroso sempre valorizou as relações humanas. Mais do que uma empresa, é uma comunidade de amigos, parceiros e colaboradores que compartilham os mesmos valores e ideais. Este espírito de aliança e cooperação foi visível na festa de aniversário, onde todos celebraram juntos o sucesso e a história da empresa. «Estamos aqui hoje não só para comemorar 40 anos de sucesso, mas também para agradecer a todos que fizeram parte desta caminhada», disse Américo Barroso durante o seu discurso.

Com clientes em todo o país, a Só Barroso sempre adotou em todo o seu trajeto de sucesso, uma estratégia de crescimento sustentável e de adaptação a um mercado cada vez mais exigente, centrando a sua preocupação na plena satisfação do cliente. «A certificação foi o grande passo para nos distinguirmos da concorrência e este rótulo foi determinante no nosso crescimento e na nossa credibilidade», refere o fundador da empresa.

Parceria com o SC Braga

As parcerias têm sido também fundamentais no posicionamento da Só Barroso e a sua ligação à região de Braga é inegável. Como patrocinadora do SC Braga, a empresa demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento e apoio à comunidade local. Esta parceria vai além do patrocínio, refletindo a paixão da Só Barroso pelo desporto e pelo bem-estar da região que a acolhe. «Foi o ponto alto na afirmação e expansão da nossa marca. Acredito que com parceiros fortes e duradouros é mais fácil o sucesso. Temos várias parcerias com mais de 30 anos», diz.

Uma equipa alinhada e motivada

O sucesso da Só Barroso também não seria possível sem a dedicação e o empenho da sua equipa. Cada colaborador é visto como uma peça essencial na construção do sucesso coletivo, e esta filosofia tem sido um pilar fundamental para o crescimento sustentável da marca. Alinhados com os pilares da empresa, todos os membros da equipa partilham a mesma visão e estão motivados para proporcionar a melhor experiência aos clientes. Esta sinergia interna é crucial para manter a qualidade e a excelência que são marcas registadas da Só Barroso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo do trajeto, a empresa tem ainda acumulado distinções, que comprovam «solidez, boa gestão financeira, seriedade e transparência de processos», aliada a uma «forte filosofia de lealdade» aos seus clientes. A Só Barroso é reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal (título que recebe desde 2017), tendo alcançado, em 2022, o 9.º lugar entre as 50 melhores empresas para trabalhar em território nacional. Oferece ainda aos seus colaboradores uma gama de benefícios que incluem programas de incentivos, prémios de produtividade e de maternidade/paternidade, oportunidades de progressão na carreira, seguro de saúde abrangente e almoço diário pago».

A responsabilidade social é, igualmente, uma preocupação da empresa, procurando neste âmbito, desempenhar um papel ativo na envolvente económica e social, com o intuito de «contribuir para uma sociedade mais justa», apoiando diversas famílias carenciadas e instituições de cariz social.

Durante a celebração, Américo e Paul Barroso expressaram a sua gratidão a todos os presentes e relembraram os desafios e conquistas ao longo destas quatro décadas. «A nossa história é feita de dedicação, trabalho árduo e um compromisso inabalável com a qualidade e a satisfação dos nossos clientes. Obrigado a cada um de vocês por fazerem parte deste percurso, por acreditarem em nós e por nos inspirarem a sermos melhores a cada dia», disse Américo. Paulo acrescentou: «Tem sido um trabalho consciente, incansável, onde gostamos de tratar bem as pessoas. Os nossos clientes são o nosso maior património e esta realidade tem um valor incalculável. Estamos muito orgulhosos do nosso percurso e das pessoas que nos têm acompanhado nesta viagem. Este dia reflete quatro décadas de comemoração. É também um momento de reflexão e de consagração de todo o trabalho desenvolvido. E o nosso sucesso passa também pela enorme dedicação de toda a nossa equipa Nada acontece por acaso. Somos uma autêntica família», disse à Revista Minha.

Rebranding: um novo capítulo

O novo rebranding da Só Barroso foi um dos pontos altos da cerimónia. Com uma identidade visual renovada, a marca procura transmitir modernidade e inovação, sem perder a essência de confiança e proximidade que a distingue. Este rebranding simboliza uma nova era para a Só Barroso, que continua a olhar para o futuro com a mesma determinação que marcou o seu passado. O novo logotipo e a nova paleta de cores foram recebidos com entusiasmo pelos presentes, simbolizando um novo capítulo na história da Só Barroso, que passa agora a apresentar-se em tons de violeta, refletindo a ambição e a sofisticação que caracterizam a empresa, bem como a sabedoria com que toma as suas decisões. Uma cor diferente e impactante no mercado, onde o círculo reflete a forma geométrica perfeita, sem pontas soltas, que é maleável e se molda perante o ecossistema. «Sentimos que a nossa imagem já não acompanhava a forma como queremos ser vistos e como queremos comunicar com o público. Nunca nos acomodamos. Somos eternos insatisfeitos, sempre à procura de mais e melhor! Por isso é que fazemos o que fazemos, todos os dias, como só nós… De forma única e singular», justifica.

Uma opinião sustentada pelo irmão e sócio na empresa. «Este rebranding representa a nossa evolução e o nosso compromisso contínuo com a excelência e a satisfação dos nossos clientes. É uma imagem moderna, adaptada aos novos tempos, com uma comunicação mais objetiva», afirmou Paul Barroso.

Pioneirismo e inovação

Ao longo dos seus 40 anos, a Só Barroso destacou-se pelo seu pioneirismo e capacidade de inovação no setor automóvel. A empresa sempre esteve na vanguarda das grandes ideias e mudanças, adotando as melhores práticas e tecnologias para oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível. Este espírito inovador é um dos pilares que sustenta a fidelidade dos seus clientes, que sabem que podem contar com a Só Barroso para encontrar as melhores opções no mercado de automóveis seminovos e usados. Atualmente a Só Barroso emprega 40 trabalhadores e apresenta-se na região de Braga, com dois stands, um em Cabeceiras de Basto, onde estão as raízes de Américo e Paulo Barroso, e outro na cidade de Braga, num edifício amplo e moderno, com cerca de 10000m2, construído de raiz em 2019 e totalmente ajustado às suas necessidades. A empresa trabalha o mercado automóvel de forma integrada e completa, dispondo também de uma loja de mediação de seguros, a Iberimed, intermediária da Fidelidade e de uma oficina própria, devidamente qualificada para executar serviços de reparação e manutenção automóvel, a Ibericar.

Na festa de celebração dos 40 anos, a administração subiu ao palco e teve a seu lado amigos e clientes de longa data, importantes na evolução da marca, como o Eng. Joaquim Barreto, Joaquim Barreto, presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto e ex-presidente da Câmara e deputado da Assembleia da República, Fernando Basto, vice-presidente da Câmara, José Carlos Rebelo, presidente da Junta de Cabeceiras de Basto, e João Sabido, um parceiro essencial da Só Barroso ao longo dos anos.

Uma celebração de sucesso com o futuro no horizonte

E o futuro passa por elevar todos estes méritos e conquistas, sempre em união e dedicação, onde são incluídas as novas gerações e a fiel harmonia entre as pessoas. Pedro Barroso, diretor de marketing e responsável pelo rebranding, João Barroso, comercial de referência e Joana Barroso, no departamento financeiro, são a linhagem seguinte e dão passos seguros para prosseguir este percurso de sucesso. «O meu papel agora é garantir que a empresa continue a prosperar, independentemente de quem esteja à frente. Estou numa fase de passagem, considerando a sucessão ou a venda do grupo. Esta é uma decisão que está a ser cuidadosamente planeada por nós e que espero concretizar nos próximos anos. Acredito firmemente na importância de deixar um legado sólido e preparar a próxima geração de líderes para assumir as rédeas da empresa. O meu foco está em garantir que a Só Barroso continue a ser um lugar onde as pessoas se sintam bem, se sintam valorizadas, possam prosperar e alcançar os seus objetivos», refere.

A celebração dos 40 anos da Só Barroso foi, acima de tudo, uma homenagem à perseverança, à união e ao espírito empreendedor de uma família e de uma equipa que souberam transformar desafios em oportunidades. Com uma história rica e uma visão clara para o futuro, a Só Barroso continua a trilhar o caminho do sucesso, sempre guiada pelos valores que a tornaram uma referência no setor automobilístico em Portugal e a fidelizar clientes para a vida.

Deixar comentário