A esgrima é um desporto de combate descendente de técnicas ancestrais de utilização de armas brancas desde que o homem se conhece, sendo atualmente uma das modalidades integrantes dos Jogos Olímpicos da Era moderna desde a sua primeira edição, em 1896. Disputada em três disciplinas diferentes, correspondentes às diferentes armas existentes na modalidade, a florete, a espada e a sabre, com regras próprias, na esgrima, cada assalto opõe dois adversários, frente-a-frente, sobre uma pista metálica de 14 metros de comprimento e um metro e meio de largura. Independentemente da arma utilizada, o objetivo da modalidade passa por tocar no adversário sem ser tocado, sendo que, o vencedor de um combate de eliminação direta será aquele que for capaz de conquistar 15 pontos, equivalente a 15 toques, antes do seu adversário ou de, chegado ao final do tempo regulamentar, ter mais toques que este. Para além da vertente competitiva, como podemos observar nos campeonatos do mundo e nos Jogos Olímpicos, a esgrima tem-se vindo a afirmar também como uma modalidade desportiva adaptada a todas as idades, podendo contribuir para a melhoria da coordenação motora, preparação física, capacidade de concentração e destreza técnica e mental de todos os seus praticantes.
Armas da modalidade
- Florete: É a mais leve das três armas. O toque tem que ser efetuado com a ponta da arma, sendo que este apenas será válido na zona do tronco (barriga, peito e costas). Além disso, por ser uma arma convencional está condicionada pela regra que dá prioridade ao esgrimista que ataca.
- Espada: Tal como no florete, na espada, para o toque ser válido, deve ser efetuado com a ponta da arma. A zona válida corresponde a todo o corpo e não existe qualquer tipo de convenção, sendo o ponto atribuído ao esgrimista que tocar primeiro ou aos dois atletas caso o toque seja dado em simultâneo.
- Sabre: O toque tem que ser efetuado com a ponta ou com o gume e contra gume da arma, sendo que este será válido na zona do tronco, cabeça e braços. Tal como no florete, por ser uma arma convencional está condicionada pela regra que dá prioridade ao esgrimista que ataca.