Desporto do mês

GOLFE

Cada vez mais um desporto para todos!

O golf é um desporto individual praticado em todo o mundo. O objetivo do jogo é bastante simples e passa por levar a bola do tee (o ponto inicial de qualquer buraco) para o green e, finalmente, colocar a mesma no buraco com o menor número de tacadas possível. É um desporto extremamente popular e praticado por pessoas de todas as idades. Frequentemente, é jogado no formato competitivo, mas também pode ser jogado de forma lúdica, para relaxamento ou apenas para desfrutar do ar livre.

As origens do golfe não são perfeitamente conhecidas. Há referências ao Império Romano, mas também a Inglaterra, França, Holanda ou Escócia. Em Portugal, este desporto entrou no final do século XIX, através de uma colónia inglesa, que vivia no Porto, e que se dedicava à produção e comércio do vinho do Porto, criando, em 1890, em Espinho, o Oporto Niblicks Club. Em Lisboa, foram os funcionários britânicos das companhias de telefones e dos transportes ferroviários que fundaram, em 1922, o Lisbon Sports Club, hoje sediado em Belas. O campo de golfe, regra geral, compõe-se de 9 ou 18 buracos, com comprimentos diferentes uns dos outros, variando o comprimento do somatório dos buracos, entre os cerca de 5.500 e os 6.500 metros.

Para além da forte importância como uma oferta turística, o golfe apresenta muitos benefícios para a saúde, para o bem-estar físico e emocional. Pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias e é recomendado por vários médicos, já que «não exige explosão muscular, mas sim um domínio da pessoa sobre os seus movimentos». A prática regular deste desporto pode ajudar a prevenir determinadas doenças, sobretudo as cardiovasculares ou musculoesqueléticas.

Equipamento necessário:

– Tacos
– Sacos
– Trolleys
– Roupa confortável
– Calçado apropriado
– Luvas
– Bolas
– Pinos
– Marcador
– Forqueta

Locais próximos para praticar:

– Clube Golfe Braga (Braga)
– Axis Golfe (Ponte de Lima)
– Quinta da Barca (Esposende)
– Estela Golf Club (Póvoa de Varzim)
– Clube de Golfe Rilhadas (Fafe)

Deixar comentário