Esta rubrica pretende dar-lhe a conhecer a rede de percursos pedestres de Braga e Viana do Castelo. Aproveite para fazer caminhadas no seio da Natureza, por lugares que fazem parte de um vasto e rico Património. Através destas duas redes promovidas pelos municípios de Braga e Viana do Castelo, parta à descoberta, partilhe a paixão pela Natureza e pratique exercício físico. Todos os meses, publicamos dois trilhos diferentes. Acredite que irá conhecer locais fascinantes!
Trilho da Santa Marta das Cortiças (Braga)
A 562 metros de altitude, uma pequena capela em devoção a Santa Marta, rodeada de frondosos sobreiros, dá o nome a um lugar de uma ímpar importância histórica: Santa Marta das Cortiças, cujo vasto e transversal património arqueológico, que discretamente ainda se guarda no subsolo, evidencia marcas que remontam ao século VIII a.C. São dessa longínqua época os mais antigos achados arqueológicos encontrados nas plataformas mais altas da montanha, aos quais se juntam outros, como os vestígios dum castro (que veio a ser romanizado), duma Basílica dos primórdios do Cristianismo datada dos séculos V e VI e do Palácio do Reino dos Suevos, que atestam uma ocupação deste local durante mais de um milénio. Poucos locais haverá historicamente tão significativos e abrangentes, o que se alia a diversos pontos de panorâmica privilegiada sobre a Veiga de Penso e o rio da Veiga em primeiro plano e, em segundo plano, abrangendo um vasta região envolvente a Braga, avistando-se, em dias de céu limpo, o oceano Atlântico por um lado e, na direção de norte, nordeste e leste, as serras minhotas da Cabreira, do Gerês, Amarela, Soajo e Arga. Ligando a Capela de Santa Marta das Cortiças à Igreja Paroquial de Esporões, entre caminhos florestais, admiráveis caos de blocos e dramáticas paisagens, neste percurso vivenciar-se-á a milenar história de toda a envolvente e contemplar-se-á uma panorâmica especialmente favorável à interpretação e à apreciação do concelho de Braga e região minhota. O baloiço no topo do Monte, na freguesia de Esporões, é uma das principais atrações turísticas e de onde pode apreciar uma vista infinita e deslumbrante.
DADOS TÉCNICOS:
Distância: 7,3 km
Tempo: 3h30m
Dificuldade: Algo difícil
PONTOS DE INTERESSE:
- Igreja Paroquial de Esporões (41.509864; -8.416993)
- Baloiço panorâmico de Esporões
- Povoado Calcolítico de Covelinhos
- Lage Granítica e Panorâmica
- Vestígios arqueológicos Santa Marta das Cortiças
- Capela da Santa Marta das Cortiças (41.514518; -8.394978)
- Afloramentos Graníticos
Trilho Passear Perre II (Viana do Castelo)
O trilho “Passear Perre II” é um percurso pedestre denominado de pequena rota (PR), pelo que a respetiva marcação e sinalização obedece às normas internacionais. A numeração é atribuída pelo Município de Viana do Castelo. Este percurso situa-se na freguesia de Perre, do concelho de Viana do Castelo e dá a conhecer a riqueza paisagística, patrimonial, cultural e religiosa desta freguesia, localizada na margem direita do rio Lima, a cerca de 5 Km da Cidade de Viana do Castelo. Para além da paisagem única que é possível observar do alto do Monte do Calvário sobre todo o vale do Lima ou do Miradouro da Bela Vista sobre a cidade de Viana do Castelo, salientam-se como principais pontos de interesse destes dois Percursos a Igreja Paroquial e o seu Núcleo Museológico, as diversas Capelas, as quintas, os Moinhos de água, as pontes, com especial destaque para a ponte de origem medieval designada de Ponte do Arco e todo o património cultural desta belíssima freguesia.
DADOS TÉCNICOS:
Distância: 6,3 km
Tempo: 2h
Dificuldade: Fácil
PONTOS DE INTERESSE:
- Junta de Freguesia
- Capela Sr.ª do Resgate
- Moinho do Morais
- Capela de S. Francisco Xavier
- Bomba de Água
- Adega
- Capela de S. João
- Ponte do Arco
- Cruz dos Picoutos
- Capela Sr.ª do Olival
- Museu Paroquial de Perre
- Núcleo Museológico do Castro do Vieito