Sem Treta

A história do Natal

O NATAL, APESAR DE SER UMA FESTA CRISTÃ, COM O PASSAR DO TEMPO TORNOU-SE UMA FESTA COM TRADIÇÕES PAGÃS, DE ORIGENS GERMÂNICAS E ROMANAS. EM PORTUGAL, O SIMBOLISMO E A CELEBRAÇÃO DO NATAL TEM MUDADO BASTANTE AO LONGO DA HISTÓRIA.

O Natal nem sempre foi Natal

Inicialmente, a Igreja Católica, apesar de celebrar o nascimento de Jesus, não comemorava o Natal. Foi a partir do século IV, através do Papa Júlio I, que se fixou a data de nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro e desta forma “cristianizar” a data. É importante referir que a escolha da data não foi acidental, coincidindo com a Saturnália (a festa em honra ao deus Saturno, deus da agricultura) dos romanos e o Solstício de Inverno festejado pelos povos germânicos e celtas. Porém, alguns países optaram por celebrar o Natal a 6 de janeiro, data da chegada dos três Reis Magos.

E a árvore de Natal?

A tradição da árvore de Natal remonta-nos para muito antes da origem do próprio Natal! Os romanos já enfeitavam árvores na altura da Saturnália, os egípcios enfeitavam a casa com galhos verdes no Solstício, e os druidas (a classe de intelectuais/ conselheiros da sociedade celta) decoravam carvalhos também pela mesma altura. A primeira referência a uma “Árvore de Natal” leva-nos a 1510, na Lituânia, através de Lutero, o autor da reforma protestante. Acredita-se que Lutero terá, depois de um passeio, trazido um abeto com uma estrela no topo e com velas, simbolizando o céu estrelado do dia de nascimento de Jesus. Este costume ganhou força durante o século XVI, em especial na Alemanha, e daí espalhou-se praticamente por toda a Europa. A Portugal só chegou no século XIX, quando D. Fernando II enfeitou um pinheirinho com bolas e doces para a família, colocando ao lado da árvore alguns presentes.

Uma tradição importada

D. Fernando II, Príncipe Consorte de Portugal entre 1836 e 1837, era alemão e era primo de D. Alberto, casado com a Rainha Vitória do Reino Unido. Estes primos, que cresceram com as tradições germânicas, foram responsáveis pela introdução dos costumes de Natal em Portugal e no Reino Unido, respetivamente. Foi D. Fernando II que montou uma árvore de Natal para a esposa e os filhos, e andou a distribuir presentes vestido de São Nicolau. Em Inglaterra, D. Alberto fazia o mesmo. Mas esta tradição demorou a ser aceite! Até aos anos 50 ainda havia alguma resistência a fazer uma Árvore de Natal, sendo o presépio a principal decoração da quadra.

Do Menino Jesus ao Pai Natal

No início do século XII, os presentes eram distribuídos em nome de S. Nicolau, a 6 de dezembro. No entanto, a reforma católica do concílio de Trento, no século XVI, passou a atribuir os presentes ao Menino Jesus, no dia 25 de dezembro. Outros países, como é o caso de Espanha, mantiveram- -se mais fiéis à história do nascimento de Jesus, e só trocam presentes no dia 5 ou 6 de janeiro, data em que supostamente os três Reis Magos chegaram até ao Menino e ofereceram presentes (ouro, incenso e mirra). Em Portugal a tradição foi-se modificando lentamente, até que já no final do século XX, devido à imensa popularidade do Pai Natal (referência importada do Santa Claus americano), este ficou com a função de presentear as crianças no dia de Natal.

Presépio

HISTÓRIA CENTRAL DA CELEBRAÇÃO DO NATAL

O presépio é a representação artística do nascimento do Menino Jesus numa gruta de Belém. As imagens principais deste “palco”, onde nasceu aquele que viria a ser chamado de “O Salvador”, são o Menino Jesus, São José, a Virgem Maria e os animais (burro e boi – ou vaca). A palavra “presépio” significa «um lugar onde se recolhe o gado, curral e estábulo». Segundo os Evangelhos, Maria e José durante a viagem até Belém, ter-se-ão abrigado num estábulo, tendo aí nascido o menino, que viria a chamar-se Jesus. A designação de “presépio” passou assim a estar associada à representação do nascimento do Menino Jesus. É comum em várias culturas, montar-se um presépio quando se aproxima a época de Natal. Existem vários exemplares e variam em tamanho, alguns em miniatura e outros em tamanho real. Esta tradição mantém-se e o presépio faz parte da vida de muitos portugueses. Segundo alguns relatos históricos, o primeiro presépio do mundo terá sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo decidiu fazê-lo na floresta de Greccio, tendo mandado transportar uma manjedoura, um boi e um burro. Francisco de Assis pretendeu clarificar o que aconteceu em Belém durante o nascimento de Jesus. Por isso é que muitas vezes, o santo é visto como o criador dos presépios. Este costume espalhou-se por várias catedrais, igrejas e mosteiros da Europa durante a Idade Média e começou a ser montado também nas casas de reis e nobres já durante o Renascimento. As tradições dos presépios não desapareceram e continuam a manter-se um pouco por todo lado com recurso a grande criatividade. Tradicionalmente, é montado no início do Advento, sem a figura do Menino Jesus, que só é colocada na noite de Natal, após a realização da Missa do Galo, e desmontado a seguir ao Dia de Reis.

Corte nos gastos e partilhe emoções

O Natal está à porta e como é hábito nesta época, verifica-se uma verdadeira corrida às lojas na busca do presente ideal para oferecer à mãe, ao pai, ao irmão, à tia, ao filho ou ao amigo. O Natal tem-se tornado ao longo dos tempos, sinónimo de gastos, esquecendo-se muitas das vezes a verdadeira essência desta data, que deve ser rica em fraternidade, partilha, alegria, esperança e caridade. Entre os presentes que se compram, gastam-se dezenas de euros e muitas vezes, sem necessidade. Numa altura em que a crise afeta toda a sociedade, deve ser feita uma planificação atempada e elaborar um orçamento que inclua o que realmente faz falta para celebrar esta data em perfeita união e confraternização.

Algumas sugestões:

– Comece a planear as compras de Natal com antecedência;

– Comece a poupar logo no início do ano, pois quando chegar a altura de comprar os presentes não terá de retirar do ordenado;

– Estabeleça um orçamento, elaborando uma lista das pessoas que pretende presentear e avalie quanto é que pode gastar;

– Corte no consumo;

– Prefira o verdadeiro espírito de Natal em detrimento do cartão de crédito;

– Resista aos apelos da publicidade;

– Utilize o email para desejar as boas festas;

– Evite as compras de última hora;

– Faça os seus próprios presentes em casa;

– Troque os presentes por gestos de amizade e carinho;

– Viva o momento em família e com fraternidade.

O indispensável na sua decoração de Natal

Todos sabemos que o Natal é a época mais especial e mágica do ano e, por isso, não é uma data que possamos deixar passar em “branco”. E o que é que não pode faltar neste dia e quais os elementos indispensáveis para assinalar o momento? Que tipo de decoração é tendência nesta quadra? Vamos descobrir tudo isso com a ajuda da Casa Medeiros – Interiores e da Vergadela – Interiores, com várias sugestões e dicas para este ano!

A árvore de Natal

É um elemento fundamental em todas as casas. Simboliza a vida! A decoração deste elemento é ao gosto de cada família, mas deve haver sempre uma harmonia entre todos os objetos decorativos. As bolas de Natal e as luzes são um clássico nestas decorações, mas há também outro tipo de objetos como anjinhos, sinos ou renas.

A mesa de Jantar

A decoração da mesa assume um papel muito importante na nossa festa de Natal. Podemos optar por um estilo clássico, acolhedor, natural ou rústico, dependendo do que pretendemos transmitir. Podemos optar por utilizar musgo e azevinho, dois elementos comuns desta época natalícia, assim como as velas e as luzes, que dão um toque de magia e brilho. Temos também a opção das coroas e das grinaldas, o tipo de decoração mais tradicional.

O presépio

O retrato do nascimento do Jesus Cristo. Por norma, montar o presépio é o momento mais importante e divertido para os mais novos da família! E o que é que não pode faltar?

O Menino Jesus: a figura mais importante, que simboliza claramente o Natal;
Maria e José: os pais de Jesus.
Manjedoura: local onde Jesus foi colocado ao nascer. Símbolo da humildade e da humanidade de Jesus. Anjos: os mensageiros de Deus, responsáveis por anunciarem o momento do nascimento de Jesus.
Estrela: a estrela que guiou os três reis magos até Belém.
Os três reis magos, que ao saberem do nascimento de Jesus, foram conduzidos até ao local onde Ele estava.
Animais e Pastores, visto que o nascimento foi num estábulo.

As cores tendência..

O prateado é intemporal e garante elegância à decoração natalícia. O vermelho, mais uma cor que tem sido tendência ao longo de vários anos e que nunca “passa de moda”. O verde, que normalmente encontramos nas árvores de natal mas que também pode ser utilizado na decoração da mesa de jantar. É mais uma cor eterna. O bege, como base para uma decoração mais discreta mas, ao mesmo tempo, muito elegante e sofisticada. Uma cor que se pode adaptar a um espaço com decoração mais clássica ou mais simples. O azul, um tom que cria um ambiente mais criativo, mas também mais sereno e descontraído. Tudo vai depender do tipo de azul utilizado. O dourado, que imprime elegância e sofisticação. O branco, utilizado numa decoração mais delicada, simples e elegante, sem grandes exageros.

 

 

 

 

Um Natal sem excessos

DICA : Iniciar as refeições de Natal e Ano Novo com uma sopa de legumes sem batata, seguida de uma fruta e o prato da refeição – que pode e deve ser de sobremesa, de forma a que a quantidade não seja exagerada.

Com a chegada do Natal e da Passagem de Ano, os cuidados alimentares devem ser redobrados. Por isso, estivemos à conversa com o nutricionista Diogo Talaia, que nos deixou algumas dicas para mantermos o equilíbrio neste mês festivo. Comecemos por deixar claro que tudo depende do objetivo de cada pessoa. Se o pretendido é manter o peso ou mesmo perder alguns quilos, não é necessário deixar de festejar ou de saborear as especiarias típicas de natal, é apenas preciso manter o equilíbrio. Como é que podemos fazê-lo? Devemos ter atenção nas quantidades, comer de tudo mas sem exageros, procurar aumentar a atividade física durante este período de tempo e, no final destas festividades, voltar às práticas necessárias para atingir os objetivos pretendidos. Para facilitar a vida de quem está preocupado com o que vai colocar na mesa de Natal e quer torná-la mais saudável, o nutricionista que esteve à conversa connosco deixou-nos um ebook com algumas sugestões que pode ser consultado em https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Natal_APN.pdf. Dietas nesta altura do ano, como nos afirmou o nutricionista Diogo Talaia, nunca serão fáceis. Teriam de ser quebradas tradições das quais todos gostamos e estamos totalmente habituados e, por isso, o ideal é mesmo celebrar o Natal e a passagem de ano, com alguns exageros próprios da época, e esperar pelo inicio de 2022 para procurar a ajuda de um especialista que o ajudará a dar uma ”nova vida” à sua saúde e ao seu corpo.

Ano Novo, Vida Nova, Saúde Nova!

10 sugestões de presentes para oferecer neste Natal

A Revista Minha reuniu uma lista com algumas sugestões de prendas de natal para oferecer aqueles que mais gosta. Há sugestões para todos os gostos, géneros, idades e carteiras!

1. Clima Bottle Térmica da 24 Bottles (39,40€)

A Clima Bottle 850ml é um modelo térmico da família da 24Bottles, que mantém as bebidas quentes por 12h e frias até 24h. É uma verdadeira companheira de viagem, para os momentos em que vais precisando de muita hidratação ao longo do dia, ou apenas de uma bebida para ir acompanhando as tuas aventuras diárias. 2.

 

 

 

 

Relógio preto mate minimalista da Armani Exchange (179€)

Com um acabamento preto fosco e elegante, este relógio elegante e com um design aparentemente discreto é ideal para oferecer tanto a um homem com um estilo formal, como aqueles que têm um estilo mais desportivo.

 

 

 

 

 

3. Pack vinho e azeite da Adega Mayor (45€)

Conhece um verdadeiro apreciador de vinho e de gastronomia? A Adega Mayor propõe diversos pack’s e cabazes (de diferentes valores), compostos por vinhos, vinagres e azeites que prometem levá-lo a outro mundo!

É composto por:

– 2 VRA AM Seleção Branco 2019 750ml

– 2 VRA AM Reserva Tinto 2018 750ml

– 1 AM Azeite Virgem Extra 500ml

– 1 AM Azeite Virgem Extra Picual 500ml

– 1 Prato Azeite

4. Pack três Pai Chão da Adega Mayor (147€)

Produzido a partir das castas Alicante Bouschet e Touriga nacional, o Adega Mayor Grande Reserva Pai chão apresenta boa complexidade aromática, notas de especiarias e de frutos negros (amora, mirtilo). O seu paladar é encorpado, bem estruturado com taninos maduros com um final elegante e boa persistência. Bom complemento para uma gastronomia intensa e bem condimentada, tal como carnes vermelhas, assados no forno ou pratos de caça.

 

 

 

5. Um Conto de Natal de Charles Dickens (18.07€)

Um Conto de Natal é talvez um dos mais conhecidos contos da literatura universal. Escrito por Charles Dickens em 1843, o livro transmite o verdadeiro espírito natalício, a obra fala de amizade, amor, bondade, esperança e felicidade. É um livro com mensagens muito bonitas que vale a pena ler, seja no Natal ou noutra altura do ano.

 

 

 

 

6. Natura-Macacão Camel (32,99€)

Um pijama quente e bonito é sempre uma prenda agradável de receber. Propomos o macacão em tom camel e com mistura de material de sherpa da Natura.

 

 

 

 

 

7. Pantufas para crianças “PAWS” da Zippy (12.99€)

As pantufas da Zippy em formato de patas para criança, brancas e cinza, com unhas pretas em 3D, é uma prenda útil, barata e ao mesmo tempo original! Com sola antiderrapante, um tecido exterior em peluche e um interior com enchimento, estas pantufas são quentinhas, suaves e confortáveis.

 

 

 

 

8. Vela aromática “White Jasmine” da Zara Home (620g/ 15,99 €)

Para aqueles que gostam de ter a casa com um ambiente agradável, elegante e fresca, a vela aromática “White Jasmine”, de cera 100% vegetal, da Zara Home é a prenda certa! Para além de ser enorme, a frescura de um ramo de flores brancas transformará a casa num espaço luminoso e delicado.

 

 

 

 

9. Good Girl Supreme da Carolina Herrera (50 ml = +/- 76€)

Não existe cor mais sensual e elegante que o preto… nem arma mais poderosa do que uma mulher confiante! Good Girl apresenta a nova fragrância Supreme, cheia de poder feminino envolvida num frasco, numa combinação audaz e marcante. Já sabe a quem vai servir na perfeição este sapato?

 

 

 

 

10. Grow Box da Life in a bag (30€)

Nesta grow box 100% portuguesa, tem tudo o que precisa para semear, colher e colocar no prato microvegetais biológicos, em apenas 15 dias. Nutritivas, saudáveis e saborosas, estas pequenas folhas são fáceis de cultivar em casa e dão vida a uma salada! Uma prenda original, amiga do ambiente e útil! A grow box consiste num kit para cultivar microvegetais que depois de semeados e regados todos os dias, podem ser colhidos ao fim de 10 a 15 dias. A caixa em metal e tampa de cortiça, vem com duas embalagens de substrato, três pacotes de sementes biológicas (à escolha), marcadores e instruções para cultivo. A embalagem é reutilizável e as sementes são suficientes para cultivar várias vezes!

Sugestões de músicas de Natal

A Revista Minha selecionou uma playlist com várias músicas de Natal para ouvir ao longo da quadra. Há para todos os gostos e no topo, a nossa favorita “A Todos Um Bom Natal” interpretada pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras. Bem portuguesa, recorda-nos o Natal de infância… Aproveite o QR Code associado a cada melodia e, através do seu smartphone, tenha um acesso mais rápido à sua favorita!

Sugestões de filmes de Natal

A equipa da Revista Minha selecionou alguns filmes para ver ao longo desta época em família. Há clássicos, alguns recentes, muita animação e aventura. Tudo o que precisa para ter um bom serão natalício…

Do Céu Caiu Uma Estrela (1946)

Com uma mensagem forte de humanismo e solidariedade, conta a história de George Bailey, um homem honesto e solidário que passa, contudo, problemas financeiros. Desesperado e perto de perder tudo e deixar a família na miséria, decide, no limite das suas forças físicas e emocionais, colocar um ponto final na sua vida, atirando-se de uma ponte. Quando está prestes a saltar, é impedido por um desconhecido, na verdade o seu anjo da guarda, que lhe mostra a importância da sua vida e a relevância da mesma para a própria cidade. George regressa então a casa e descobre que todos aqueles que ajudou se encontram unidos numa grande cadeia de solidariedade para o ajudar a “ganhar asas e voar”.

Sozinho em Casa (1990)

Outra vez? Pois é… muito provavelmente foi o seu primeiro pensamento, mas este filme, cá para nós, continua a ser “obrigatório” na noite de Natal. Passem os anos que passarem, continua a fazer-nos rir, mesmo que saibamos os diálogos de cor e salteado. Conta a história de uma família numerosa que decide ir passar o Natal a Paris. Mas no dia do embarque, acontece o inesperado. Todos acordam atrasados e começa o verdadeiro caos até ao avião. Aí, reparam que falta algo, o menino com ar angelical Kevin (Macaulay Culkin), fica Sozinho em Casa e começa uma verdadeira aventura! Natal sem “Sozinho em Casa” não é a mesma coisa e nós já estamos ansiosos por voltar a ver!

Grinch (2000)

Grinch é uma criatura malvada, verde e peluda que odeia o Natal, e que decide criar um plano para que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia não comemorem esta quadra. Para isso, resolve invadir as casas das pessoas, disfarçado de Pai Natal, na véspera do grande dia e roubar tudo o que seja alusivo ao Natal. Jim Carrey dá vida à personagem principal. Mas um gesto de bondade da pequena Cindy Lou Who e da família dela promete derreter o coração de Grinch e fazê-lo vivenciar o verdadeiro espírito natalício.

 

 

O Expresso Polar M6 (2004)

Cético sobre a existência do Pai Natal, um rapaz, numa noite de véspera de Natal, é acordado pelo forte apito de um comboio a vapor. Nessa noite, convidado pelo condutor da locomotiva, esse menino embarca numa viagem de comboio até ao Polo Norte. Uma verdadeira aventura de descoberta de si próprio e de inúmeras maravilhas da vida, onde explora a sua própria identidade.

 

 

 

Feliz Natal (2005)

Baseado numa história verídica, este filme faz uma viagem à noite de Natal de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial. O clima não é nada favorável para os soldados alemães, franceses, escoceses e respetivos familiares mas, o que parecia impossível acontece. Verifica-se um cessar-fogo e os inimigos largam as trincheiras para celebrar a quadra. Entre apertos de mão, troca de cigarros e chocolates, desejos de Feliz Natal e troca de experiências.

 

 

Um Conto de Natal (2009)

Sustentado no famoso livro de Charles Dickens, o filme “Um Conto de Natal” conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento cuja obsessão pelo dinheiro o deixou azedo, com mau humor e duro, principalmente com o seu fiel empregado e com o simpático sobrinho. A personagem de Scrooge é interpretada por Jim Carrey e vai enfrentar os fantasmas do Natal passado, presente e futuro, numa viagem reveladora de grandes verdades que ele próprio não quer enfrentar, mas que lhe vão permitir refletir e abrir o seu coração para algo mais poderoso que o dinheiro. Falamos de Amor, Amigos e Família, o verdadeiro sentido do Natal!

 

Operação Presente (2011)

Arthur é o filho mais novo do verdadeiro Pai Natal, neto do Avô Natal e irmão de Steve.  Apesar de toda a evolução tecnologias, parece que a distribuição de presentes teve uma falha e ficou um presente por entregar a uma das milhões de crianças crentes na magia do Natal. Apesar de todos parecerem desvalorizar o acontecido, Arthur considera que, enquanto o espírito natalício perdurar, nenhuma criança no mundo poderá ficar sem o seu presente. Ajudado pelo Avô Natal, recorrem aos antigos métodos de distribuição, vão percorrer o mundo para que aquele presente chegue ao seu destino antes do nascer do Sol.

 

Que mal fiz eu a Deus agora? (2019)

Esta é uma comédia hilariante que vai divertir toda a família nesta quadra. Conta a história de um casal francês abastado e muito tradicionalista que é também católico praticante e pais de quatro raparigas. Após vários anos a conviver com os genros, vivem agora uma situação inédita, já que as suas progenitoras e respetivos maridos pretendem deixar o país. Apesar dos motivos invocados, Claude e Marie Verneuil não compreendem esta atitude e estão dispostos a tudo para impedir esta decisão. Um filme divertido e cheio de surpresas!

 

Deixar comentário