A principal montra ibérica de joalharia, ourivesaria e relojoaria já tem data de regresso à Exponor para a apresentação dos avanços tecnológicos e talentos de novos criadores que estão a transformar o setor. Com o mote “Togetherness”, o evento decorrerá de 22 a 25 de setembro. Após dois anos de pausa forçada por conta da pandemia, a Exponor Exhibitions renova a missão de se afirmar como um veículo de divulgação das tendências que marcam a dinâmica indústria da joalharia portuguesa. A nova edição da Portojóia tem data marcada para 22 a 25 de Setembro, aguardando-se uma mostra repleta de inovação, migração digital e inclusão. A globalização e a interculturalidade explicam a inspiração por detrás do mote da 31ª edição do certame. “Togetherness” representa uma joalharia que se afirma cada vez mais aberta, inovadora e inclusiva, destacando, através de cerca de 150 expositores e criadores, novas abordagens e novas visões, que têm no coletivo a força motriz. Para a nova edição do evento recupera-se o “Trendspot”, espaço destinado para a exposição das joias que melhor representam as quatro tendências assinaladas pela organização: Togetherness, Ancient Wisdom, Art as an Expression e Fairy Tales; assim como o “Art & Jewels”, iniciativa que visa promover parcerias entre a joalharia e outros setores criativos como a moda, decoração, ilustração e cerâmica. Em destaque estará igualmente a atribuição do “Prémio Best of – Aluno Revelação 2022”, que distingue os talentos e a criatividade do setor, em particular daqueles que ainda se encontram a receber formação. O vencedor será anunciado na cerimónia de entrega de Prémios Best Of no dia 23 de setembro. De referir que a edição mais recente da Portojóia, ainda em 2019, reuniu cerca de 10 mil visitantes e 150 expositores, entre eles, 30 designers e 27 empresas vindas de Espanha, Itália, Alemanha, Turquia, Brasil e Cabo Verde. Mais informação sobre a Portojóia em http://portojoia. exponor.pt/pt/.