A cidade de braga recebeu a FIA Hill Climb Masters , prova internacional de automobilismo que levou até à mítica rampa da Falperra milhares de aficionados do auto- mobilismo, curiosos para assistir às provas dos melhores pilotos mundiais da categoria de montanha e dos vencedores dos vários campeo- natos nacionais e internacionais.
Nesta quarta edição da competição participaram 150 pilotos e respetivas equipas, em representação de 15 nacionalidades, dos quais 16 portugueses. O italiano Christian Merli, que já tinha alcançado o melhor resultado do pódio na última edição da Rampa da Falperra, voltou a brilhar a grande altura e foi o mais rápido ao volante do seu Osella FA 30, finalizando o percurso em 1m02.033, suplantando o francês Geoffreu Schaz, por 0,359s, que ficou no segundo posto, ele que tinha sido o mais rápido no primeiro dia de treinos, com o seu novíssimo Nova NP01-2. O italiano Simone Faggioli completou o pódio conduzindo o Norma M20 FC Zytek, com um registo de 1m02.650.
Por seu turno, os melhores portugueses foram Pedro Salvador, com o novo Silver Car e Hélder Silva, 17º e 26º classificados, respetivamente. Destaque ainda para o 5º posto da Bracarense Daniela Marques, na classificação feminina. No Grupo 1, o bracarense José Correia, em Nissan, GT3 foi nono classificado e no Grupo 2, o também bracarense Pedro Marques (Porsche 991 GT3 Cup) conseguiu o oitavo posto. No Grupo 3, Luís Nunes garantiu o quinto lugar, a mesma classificação alcançada pelo fafense Parcídio Summavielle no Grupo 5.
A França venceu a Taça das Nações – Nations CUP, seguida na classificação pela Eslováquia, Bélgica e Luxemburgo. Portugal garantiu a oitava posição. Da equipa lusa fizeram parte os bracarenses Sérgio Nogueira e Daniela Marques, o fafense Parcídio Summavielle, e António Rodrigues, piloto de Santa Marta de Penaguião.
No final, Rogério Peixoto, presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM) garantiu a continuidade do Europeu de Montanha na Falperra, estando já agendado para os dias 6, 7 e 8 de maio de 2022. «Daqui a seis meses vamos ter novamente Falperra», referiu.
O presidente do Município de Braga, Ricardo destacou a grande moldura humano que a Falperra recebeu, referindo que foi importante fazê-lo com estilo, com pilotos deste gabarito e com esta envolvência de uma grande competição desportiva».