Sem Treta

Casamento – uma “caminhada” a dois, onde todos os momentos devem ser partilhados

Decidimos destacar o casamento como tema mais felizes. Opte por realizar programas divertidos ao central desta edição. Um momento importante na vida dos casais e que merece ser vivido com total intensidade e alegria. Nas próximas páginas, abordamos os detalhes mais importantes que envolvem este laço de amor e todo o seu planeamento. E o casamento deve ser o início de uma “caminhada” a dois, onde todos os momentos devem ser partilhados. O seu sucesso depende de inúmeros fatores e de seguida enumeramos algumas dicas que podem ajudar a cimentar uma relação.

A boa comunicação entre o casal deve ser uma realidade. E desde o inicio da relação. É um excelente ingrediente para a resolução de conflitos.
Um outro conselho é que não deixe que o seu casamento tenha momentos de tédio. Os casais que vivenciam momentos interessantes e desafiadores têm casamentos longo da semana.

Aceite sempre as diferenças do parceiro. Quando começarem qualquer tipo de divergência, devem tornar as discussões construtivas. Lembre-se que todos somos diferentes e deve-se respeitar sempre a opinião do outro. Deve manter a saúde mental. Segundo alguns estudos, a ansiedade ou depressão pode terminar com o casamento. Tenham momentos a dois em harmonia e felicidade. Relativamente ao apoio, não deve ser exagerado, mas de qualidade. Conselhos indesejados podem prejudicar a relação conjugal.
Optem por passar férias juntos. Os casais que compartilham estes momentos conseguem estruturar melhor o casamento.
Unam-se em todos os momentos de maior sucesso. Devem reconhecer e celebrar sempre o êxito de cada um.

Sabia que…

Vamos “desvendar” a origem de algumas práticas que envolvem a tradição dos casamentos. Curiosidades que nos ajudam a entender um pouco melhor alguns momentos da festa… Conheça os seus porquês, as origens e os significados…

Vestido Branco

Porquê branco? Esta tradição vem de 1840 quando a rainha Victoria da Inglaterra, a primeira a casar-se por amor, usou um vestido branco. Naquela época a beleza e o luxo eram predominantes mas a rainha optou por algo simples e feito por trabalhadores do comércio local.

Liga

A liga é um acessório associado à pureza e que dá sorte e felicidade no casamento. Surgiu também na idade média numa altura em que os collants ainda não existiam como peça única e, agora, continua a ser usada por ser vista como uma peça de lingerie sexy.

Véu

O véu da noiva surgiu na Grécia Antiga, como forma de simbolizar a nobreza e pureza da mulher. Além disto, protegia a pele do sol e era um adereço que indicava o estatuto social da noiva – quanto maior o véu, maior era a sua riqueza.

Alianças

Diz-se que as alianças foram encontradas no Egito antigo e que o círculo significava eternidade, daí a aliança significar o amor eterno entre os noivos.
Há também uma razão para ser usada no quarto dedo da mão (anelar)! Os romanos acreditavam que nesse dedo passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, sendo essa a veia do amor.

Lançar o buquê

A noiva era vista como uma fonte de energia positiva no dia do seu casamento e daí começar-se a lançar o buquê para que todas as convidadas beneficiassem dessa pos- sibilidade e felicidade. É, por isso, sinónimo de partilha de felicidade entre a noiva e as amigas.

Bolo de casamento

Antigamente partilhava-se pão nos casamentos como sinal de prosperidade aos noivos. Era comum também partir um pão de frutas por cima da cabeça da noiva para lhe dar boa sorte e as migalhas caídas no chão eram saboreadas pelos convidados. Por outro lado, na idade média, os ingleses traziam pequenas tortas colocando-as umas em cima das outras, para que o casal se beijasse por cima de todas elas, o que representava fartura, sorte e uma vida próspera. Foi assim que surgiu o tradicional bolo de casamento por andares.

Planear

com antecedência

para nada falhar!

A tarefa não é fácil. Quando o grande dia chegar, tudo tem de estar devidamente planeado. As tarefas são muitas e os preparativos podem deixar os noivos e familiares à beira de um ataque de nervos. Portanto, o melhor conselho que podemos dar é começarem a planear a festa com algum tempo de antecedência. O processo de casamento envolve diversas fases e requer uma boa dose de organização. Propomos-lhe uma agenda para que nada fique esquecido.

1. Doze Meses Antes 

Definam a data em que pretendem casar e o tipo de cerimónia que querem ter. Se pretenderem realizar o copo d’água numa quinta ou num restaurante, é hora de começar a procura. Há imensos locais para o efeito. Nesta altura, definam também a lista de convidados.

2. Oito Meses Antes

Se o casamento for de índole religiosa, falem com o padre da paróquia onde pretendem casar e escolham as leituras. Oficializem o convite aos padrinhos e convidem os meninos das alianças. É tempo de pensar no tipo de flores, bouquet e decoração. Procurem o fotógrafo e o vestido de noiva. Neste período, marquem as férias do casamento e comecem a pensar na lua de mel. Os convites e ofertas devem ser idealizados, assim como as músicas.

3. 6 Meses Antes

É hora de contratar o fotógrafo e os músicos para animação. Devem marcar o local e a hora do copo d’água e comprar ou fazer os convites e ofertas. Se já decidiram o destino da lua de mel, façam as respetivas reservas.

4. Quatro Meses Antes

É o timing correto para entregar os convites aos convidados e comprar o vestido de noiva, com os respetivos acessórios. Visite a cabeleireira e a esteticista e decidam o penteado e maquilhagem, respetivamente. Comecem a procurar o fato para o noivo. A burocracia inerente não pode ser esquecida, portanto, obtenham as certidões de nascimento (registo civil ou loja de cidadão). Se vai mudar de nome, não se esqueçam de pedir um novo passaporte e de avisar instituições, como banco, seguradora, entre outras.

5. Três Meses Antes

Comprem as alianças e tratem do processo no registo civil. É também importante ajudar os pais na escolha dos respetivos vestidos e fatos. Não se esqueça da pessoa amada, e compre um presente para o noivo/a. A noiva deve fazer uma prova do vestido e acessórios.

6. Dois Meses Antes

Definam o tipo de transporte para a cerimónia. Se optarem por fazer lista de casamento, façam-na e entreguem-na na(s) loja(s) pretendida(s). Nesta fase, a entrega de convites já deve estar concluída. Escolham a decoração do local do copo d’água e as músicas pretendidas para a festa. Confirmem todos os pormenores e verifi- quem se os documentos para a viagem estão prontos. Esta etapa é a indicada para confirmarem fotógrafo, músicos, florista, convidados, reservas, cabeleireiro e esteticista. Podem, igualmente, organizar a distribuição dos convidados pelas mesas.

7. Um Mês Antes

É hora de começar a dizer adeus à vida de solteiros e organizar as respetivas despedidas. Marquem uma limpeza de pele e confirmem junto do local escolhido para a realização do copo d’água, a ementa e a decoração.

8. Quinze Dias Antes

Nada pode ser esquecido, portanto, confirmem tudo o que foi anteriormente referido. Façam ainda provas do penteado e maquilhagem e comecem a levar os objetos pessoais para a nova casa.

9. Uma Semana Antes

Nesta fase, confirmem o número exato de convidados e façam as respetivas despedidas de solteiros. Pensem em descansar e cuidem da vossa aparência. É aconselhável uma ida à manicura e pédicure. Acertem os últimos pormenores, porque há sempre qualquer coisa que não foi lembrada.

10. Um Dia Antes

É tempo de relaxar. Tomem um banho descontraído e passem um dia a dois em ambiente descontraído e apaixonado.

11. No Dia

Pensem unicamente em dizer SIM um ao outro e divirtam-se num dos dias mais felizes das vossas vidas.

Regimes matrimoniais existentes

A lei Portuguesa prevê os seguintes regimes matrimoniais: comunhão geral; separação de bens e comunhão de adquiridos.

Na comunhão de adquiridos, o casamento será celebrado se os noivos não celebrarem convenção antenupcial, ou seja, «que comungam apenas os bens que adquiram a título oneroso após o casamento, sendo considerado bem próprio de cada um os que levarem para o casamento ou que os vierem a receber por título gratuito, doação ou testamento, e o produto do trabalho de cada um».

Se estipularem o regime comunhão geral para o casamento, por convenção outorgada por escritura pública lavrada em cartório ou em auto lavrado em qualquer conservatória, os bens que levarem para o casamento, a título oneroso ou gratuito, ou que adquirirem após o casamento, por compra, doação ou testamento, «são dos dois membros do casal». O regime da comunhão geral de bens não pode ser escolhido para o casamento quando algum ou ambos os noivos já tenham filhos não comuns.

No regime separação geral de bens não há comunhão de nenhum bem. Cada um conserva o domínio de todos os seus bens quer presentes quer futuros. A lei impõe o regime imperativo da separação de bens quando o casamento tenha sido celebrado sem organização do processo preliminar de casamento, ou, quando um, ou ambos os noivos, tenham 60 anos de idade.

Refira-se ainda que, se os noivos optarem pelo regime de comunhão de bens ou de separação de bens devem fazer uma escritura antenupcial na Conservatória ou num cartório notarial. No caso de não haver escritura, o casamento é celebrado em regime de comunhão de adquiridos.

A lei permite ainda que os nubentes escolham um regime diferente, estipulando o que entenderem, dentro dos limites da lei, podendo combinar características dos regimes tipo acima descritos.

A aliança para a vida toda

O ritual da bênção das alianças de casamento continua a ser um dos momentos mais solenes da cerimónia religiosa. Estas simbolizam o momento em que os noivos estão formalmente casados. Usa-se no dedo anelar da mão esquerda desde a civilização egípcia e simboliza o amor e união do casal. Mas no momento da sua escolha, há sempre dúvidas no tipo de modelo a adquirir.

Em ouro branco, amarelo ou platina, tradicionais ou com mistura de cores, com ou sem diamantes. O mercado é vasto e existem para todos gostos. Inclusive com diamantes, principalmente direcionadas para as noivas.

Frases, palavras ou relevos podem ser formas de diferenciar a aliança, sem que ela perca a identidade. É comum também hoje em dia inscrever-se o nome dos noivos e a data do casamento no interior das alianças.

A oferta é grande e há para todos os gostos e feitios, mas opte sempre pela que transmite maior comodidade. Não se esqueça que é para toda a vida.

O vestido dos seus sonhos

Quase toda a mulher tem o sonho de casar, entrando na igreja vestida de branco. Ao longo da história, o vestido de noiva foi experimentando diversas formas, cores e feitios. Na Roma antiga, os vestidos de noiva eram um elemento central no ritual religioso e no Egipto o branco era a cor base de quase todas as cerimónias. Na ida- de média, os bordados predominavam nos vestidos de casamento da nobreza. No entanto, foi a partir do século XIX que os vestidos de noiva ganharam significado e simbolismo.

O branco ainda é a cor predominante mas, hoje em dia, os vestidos de casamentos deixam-se influenciar por diferentes correntes, ditadas por desenhadores que buscam a sua inspiração nas passerelles de alta costura de Nova York e Paris.

Se é uma noiva mais urbana que gosta de fugir ao tradicional vestido de noiva, encontra opções elegantíssimas nas passarelas. Para 2022, há inúmeras tendências que vão ao encontro de distintos gostos. Um deles é o modelo de duas peças, onde pode combinar uma saia/top ou calças casuais combinadas com um top de renda.

As saias removíveis são uma excelente opção para as noivas que desejam adotar diferentes estilos ao longo da cerimónia, usando o vestido no altar e um visual mais sexy e atraente para a festa.

Os tecidos sustentáveis serão também uma tendência e para ficar, dada a preocupação que hoje em dia vamos tendo com a pegada ecológica.
Uma das grandes tendências para as próximas temporadas é o uso de macacões. De mangas compridas ou alças finas e elegantes, este estilo veio para fazer a diferença no mundo dos casamentos e promete surpreender tudo e todos.

Assim como os vestidos curtos que estão cada vez mais na moda. Um das grandes vantagens deste modelos é que podem ser depois rentabilizados e usados noutras ocasiões. Para além do charme são muito confortáveis.

No que diz respeito aos vestidos de noiva românticos de baile, estes são intemporais e surgem sempre como uma opção marcante. Se sonhou com um vestido que inspire leveza, existem com silhuetas mais clássicas, cortes mais ousados, ou com a incorporação de tecidos leves, como a organza. Se prefere um estilo clássico mas com toques de modernidade, há modelos elaborados com brilho, bordados e rendas sofisticadas. Nas novas coleções de vestidos de noiva, os assimétricos são também uma grande tendência. Mais rodados ou mais esculpidos, um vestido destes marca sempre a imagem de uma noiva.

Trajados para a posterioridade

Manda a tradição que os noivos também se vistam de acordo com a cerimónia. Se os holofotes estão direcionados principalmente para a noiva, a indumentária dos noivos deve, igualmente, ser discutida e admirada. E, nos últimos anos, a moda nupcial para os homens também evoluiu.

As tendências variam sempre de marca, mas os fatos escuros e formais, nunca falham e são, na maioria das vezes, os prediletos. O azul intenso será – já o é – uma tendência. E com estampados e texturas, mais ou menos destacados, para além de algum brilho. Os tons vibrantes vão também ser aposta, com o amarelo, o rosa choque e o cor de laranja em blazers a combinar com tons como o azul ou branco nas calças.

Paralelamente, mas não menos importantes: o uso dos acessórios. São imprescindíveis para compor o visual e os noivos não vão dispensá-los. As meias devem acompanhar o mesmo tom do traje do noivo. Devem ser compridas para que em nenhum momento a pele se torne visível. As gravatas para casamentos formais devem ser de seda em tons escuros, lisas ou com um listrado sóbrio. Para casamentos semi formais, realizados durante o dia, recomendam-se cores mais claras ou estampas mais chamativas.

Quanto ao relógio, deve ser social e discreto, uma vez que a ocasião é formal. Os noivos devem dispensar relógios desportivos, com pulseiras em tecido ou borracha e modelos extravagantes.

O indispensável bolo

O bolo dos noivos é indispensável num casamento e uma das principais atrações da festa. Surge em vários formatos, tamanhos, cores e sabores e na hora de decidir torna-se difícil escolher o “tal”. Para nos ajudar nesta função, contamos com a ajuda da Cake Artist, Clara da Cruz. As suas dicas vão ser muito úteis para dissipar algumas dúvidas, para que possa ter neste dia tão especial, o bolo que sempre sonhou.

Tamanho do bolo

O tamanho não é algo que depende obrigatoriamente do número de convidados. Os lugares na mesa podem ser poucos, mas o bolo pode ter os andares que os noivos quiserem sem necessidade de desperdiçar.

Como? Através de bolos falsos feitos com esferovite e barrados com pasta ou creme igual ao bolo realmente comestível. Assim, podem ser feitos bolos com 5/6 andares e só alguns serem realmente verdadeiros.

Atualmente têm estado na moda os bolos mais estreitos e muito altos, coisa que se fazia há muitos anos atrás e que agora voltou a ser tendência.

Cor e decoração

Não depende tanto ou só da época do ano, mas também do local onde é feito o casamento. Por norma, em locais ao ar livre e cheios de natureza à volta, os bolos naked são predominantes. E que bolos são estes? São bolos mais rústicos, decorados com frutas, com flores e com cores mais vivas. Mas se, por exemplo, a festa for num espaço fechado, numa quinta ou casa antiga, a tendência cai mais para os dourados. Relativamente às cores, há sim uma tendência mais constante pois o que predomina são as cores neutras como o branco, bege e pérola. Não são muitas as noivas que fogem a este padrão, mas há também quem o faça e opte por cores como o preto e o vermelho.

No fundo, para que se consiga um resultado que supere as expectativas dos noivos é preciso saber tudo o que for possível sobre o casamento, desde a decoração, os convites e também a roupa do casal, para que o bolo vá de encontro a todos esses pormenores.

A melhor maquilhagem para usar no dia do casamento

O fator essencial para o grande dia é a noiva sentir-se confortável com a maquilhagem. O papel da maquilhadora é perceber o seu perfil e decidir o que usar no dia do casamento, desde um look mais arrojado até a um mais simples e natural.

A prova é o momento onde a noiva refere os seus gostos, o tipo de vestido, o tema do casamento, altura do ano e a hora do dia. Normalmente chegam já com propostas que refletem o seu gosto pessoal. A maquilhadora analisa o tipo de pele, o formato do rosto, a cor do cabelo e todos os fatores essenciais para uma maquilhagem perfeita. Todos os pormenores são importantes na decisão da escolha da maquilhagem.

Para que o resultado final seja o desejado, é importante a noiva ter uma rotina de cuidados de pele pelo menos alguns meses antes do dia D, para que a maquilhagem consiga perdurar durante todo o dia. Segundo Adriana Pinheiro, maquilhadora profissional, a tendência atual aproxima-se de uma maquilhagem natural, com cobertura de leve a mediana e bastante iluminada, realçando a beleza natural da cliente. Para uma maior profundidade e alongamento do olhar, tanto as pestanas em banda como as pestanas individuais adicionam um toque especial ao look.

Os tons pastel são a preferência das noivas, que procuram na sua maioria, um look mais romântico.
Para os lábios, apesar dos batons mate terem uma maior durabilidade, agora a tendência são brilhantes e volumosos, para uma luminosidade especial ao look, sempre em tons nude.

É importante referir que a durabilidade da maquilhagem depende dos produtos à prova de água. Daí a importância da contratação de uma profissional, que irá optar pe- los melhores produtos para cada tipo de pele. Os serviços personalizados fazem a diferença num dia a que maquilhagem tem de aguentar muitas emoções.

Noivos fitness

 

SINTA-SE NO SEU MELHOR QUANDO CHEGAR O GRANDE DIA

A partilha de treinos é uma forma do casal compartilhar metas, desafios e manter a disciplina, o que acaba por fortalecer ainda mais a relação e aumentar a motivação. Por isso, se ambos entrarem neste projeto “noivos fitness” o desafio torna-se muito mais divertido!

Um ano antes

Nos três primeiros meses o corpo passa por uma adaptação fisiológica até começar a responder aos novos estímulos, mas se iniciar o treino com antecedência pode investir no ganho de massa magra. Correr, caminhar e pedalar são ótimas opções para acelerar o metabolismo e queimar calorias. Se possível, adicione pelo menos duas vezes por semana exercícios com pesos e exercícios aeróbicos que trabalhem diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Mas atenção, sem uma alimentação adequada os resultados demoram a aparecer, podendo acabar por se sentir frustrado e, como consequência, o stress já elevado por causa dos preparativos do casamento, pode aumentar. Optar por uma avaliação médica, uma dieta planeada por um nutricionista, sessões de musculação e treino funcional adaptados a cada elemento do casal é o ideal.

Seis meses antes

O corpo possui uma excelente memória motora e, se mantiver a atividade física inicial, é mais fácil aumentar os estímulos nos meses próximos à data do casamento, como o treino funcional, aulas de dança ou de lutas, por exemplo. Nesta fase tente incluir mais um dia de exercício na sua semana. O controlo do cardápio também deve ser feito com mais rigor nesta fase. Marque uma consulta com um nutricionista para verificar a necessidade de repor minerais ou regular hormônios que têm um impacto direto no apetite, na perda e no ganho de peso.

Três meses antes

Aumente ao máximo a intensidade dos treinos com sessões de HIIT (High Intensity Interval Training) que fazem com que os batimentos cardíacos ultrapassem 80% da frequência máxima e iniciem o processo de queima calórica pós-treino, que dura várias horas. Mais uma vez, o ideal é ser acompanhado pelos especialistas indicados. Normalmente esta etapa tem a duração de 45 dias e inclui exames de composição corporal e treinos de alta intensidade.

Uma pele perfeita para um dia perfeito

Com a azáfama característica deste processo, muitas vezes deixamos para segundo plano questões essenciais como os cuidados a ter com a pele. É fundamental deixá-la saudável e iluminada para a maquilhagem e para as fotografias do grande dia. Por isso, damos-lhe algumas dicas que devem fazer parte da sua rotina diária (se não fizerem comece já, ainda vai a tempo!).

Prepare a limpeza de pele com tempo

Ter uma rotina de limpeza de pele de noite e de dia é muito importante pelo menos três a seis meses antes do casamento para assegurar que a sua pele está pronta para o Grande Dia! Isso vai ajudar na forma como a maquilhagem vai assentar e permanecer ao longo do dia.

Invista nas máscaras faciais

As máscaras faciais têm uma ação profunda e prolongada. Existem máscaras que potencializam a hidratação e a nutrição do rosto, como a máscara de safira. Outras rejuvenescem e revitalizam a pele, estimulando a produção de colagénio e preenchendo as rugas e linhas de expressão, como a máscara de ouro. Existem ainda as máscaras detox, como a máscara de malaquita, que combate os efeitos do stress, devolvendo energia e luz à pele. Para firmeza, elasticidade e longevidade celular, a máscara de diamante é a mais indicada.

Hidrate-se… muito!

Quando nos hidratamos corretamente a nossa pele fica mais saudável. O truque para que isso aconteça é ter sempre uma garrafa de água consigo. Melhor ainda é aliar à água, alimentos ricos em ômega 3, vitaminas essenciais para a pele, como a C e a E e a uma correta proteção contra os raios ultravioleta.

Faça um peeling e uma esfoliação

Que tal fazer um peeling para renovar a pele? Ao remover as camadas de células mortas, o peeling deixa a sua pele mais rejuvenescida e uniforme. Invista também numa esfoliação para uma pele mais lisa e sem marcas. Deve ser realizada uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do seu tipo de pele e da indicação do seu dermatologista.

Festejar num local especial

A festa de casamento exige que seja efetuada num espaço que possa acolher todos os convidados e que seja um local onde todos os presentes se sintam comodamente confortáveis.

Se em tempos, os salões dos restaurantes ou o quintal da vivenda dos pais da noiva eram opções válidas para acolher o “copo de água”, hoje em dia esses espaços têm sido ultrapassados e só são escolhidos por quem sente maiores dificuldades financeiras.

E, neste âmbito, as quintas têm ganho um lugar de destaque no que diz respeito à escolha final dos noivos. Junho, Julho, Agosto e Setembro são os meses eleitos pelos casais e, nestas alturas, estes espaços têm a suas agendas completamente lotadas, dada a grande procura. A escolha por uma quinta poderá recair em diversos motivos. A beleza natural do local é um dos fatores, mas também a sua dimensão, porque, normalmente, conseguem receber dezenas de pessoas, e a frescura que apresentam (ideal nos dias quentes do verão) é também decisiva para a decisão final favorável.

Mas quer optem por uma quinta ou outro local qualquer devem ter em atenção vários fatores: acessibilidades; parque de estacionamento; serviços incluídos; segurança; casa de banho disponíveis; espaços adequados para crianças; entre muitos outros.

A importância das flores no casamento

As flores e os seus simbolismos…

As rosas, talvez a flor mais popular e conhecida do mundo. Muitas pétalas, fortes aromas e cores das mais variadas, sendo que, nos casamentos são mais frequentes as brancas, as vermelhas, as rosas, as amarelas e as champagne. Todas elas com significados ligados ao amor, respeito, eternidade, paz, pureza e lealdade.

Peônias, principalmente as brancas. São flores majestosas, elegantes e robustas, com um perfume suave. Transmitem paz, tranquilidade, frescor. São muito utilizadas na decoração mas também no ramo da noiva.

Vivaz, que vem do grego, “Gypsos” (gesso) e “philios” (amor). Simboliza delicadeza e pureza. É muito utilizada como flor de corte porque cria lindos efeitos quando é misturada com outras flores.

Ginkgo biloba, uma planta medicinal da china que tem uma forte ação anti-inflamatória e antioxidante. Simboliza vida e daí ser utilizada com muita frequência nos casamentos.

Eucharis, as flores com formato de estrela, de cor branca mas com as suas folhas intensamente verdes, criando um contraste incrível de tons! Além da beleza, têm também um perfume fascinante.

Jasmim de Madagáscar, símbolo de sensualidade e beleza. Adoram luminosidade e calor mas, por outro lado, são sensíveis ao sol direto. Dispensam ter constantemente água à sua volta, pois são sensíveis à humidade. Perfeitas para casamentos ao ar livre e num dia quentinho.

As tulipas, flores invernais, indicadas principalmente para decorações noturnas. Têm vários significados consoante a sua cor, como por exemplo as vermelhas, que simbolizam o amor intenso; as roxas que representam a tranquilidade; e as laranjas transmitem vitalidade.

Os Lírios do Vale, em forma de sino, exalam um perfume delicioso e são consideradas símbolos de felicidade, de boa sorte, doçura, humildade, pureza. Tudo em volta da felicidade! São utilizadas em casamentos mas não só, são também um ótimo presente para alguém a quem queremos desejar sorte, sucesso e felicidade.

E de muitas mais flores podíamos falar! O fundamental nestas ocasiões é haver um conhecimento, por parte da florista, dos gostos dos noivos, da sua vestimenta, dos seus objetivos e do que pretendem ter no dia mais importante das suas vidas! Não há uma moda geral, não há um tipo de ramo mais utilizado. O pretendido é que cada decoração seja única, que cada ramo seja inigualável e que cada noiva se sinta tão especial quanto o seu dia de casamento.

E os convidados, o que devem vestir?

Foi convidado para um casamento e não sabe o que usar? A revista Minha, com a ajuda da consultora de imagem e profissional de comunicação, Adriana Matos, dá-lhe os melhores conselhos para ajudar na decisão!

Regra geral

Cores a não usar: Devemos evitar o branco e o preto (à exceção dos fatos). Em relação ao vermelho, as opiniões divergem bastante, mas na verdade é uma cor que se pode usar sem problema. Basta ter em atenção a tonalidade, pois apesar do vermelho garrido não ser muito aconselhável, um vermelho mais rosado, por exemplo, já pode usar sem problema nenhum! O importante é saber conjugá-lo com as cores e os acessórios certos.

Local da cerimónia: Na hora de escolher o look temos de ter em conta o local onde se vai realizar a cerimónia. Se forem casamentos de praia, montanha ou campo não devemos optar por roupas tão clássicas e elaboradas como nos casamentos que acontecem em igrejas ou quintas mais sofisticadas. Para a praia, os tons azulados são sempre uma boa e segura opção, já a montanha e o campo pedem por tons terra.

Hora e estação do ano: A cor que devemos escolher depende ainda da hora e da altura do ano. A regra geral diz-nos que devemos adaptar a cor e o look à hora do casamento e à estação do ano. Por exemplo, quanto mais tarde e/ou invernoso estiver o tempo, mais podemos (e devemos) escolher um vestido longo e escuro.

Tendências 2021/22

Apostar nas cores fortes: Este ano usa-se muito a conjugação de cores fortes. Combinar, por exemplo, um vestido verde-esmeralda com um sapato e uma mala rosa forte, à primeira vista parece uma combinação arriscada, mas funciona muito bem.

O verde está no auge: O já mencionado verde é uma das cores que se encontra no auge porque nos remete para a natureza! Estamos a viver uma fase em que o ser humano está a tentar equilibrar o ambiente e a (re) aprender a viver em harmonia com a natureza. Por isso mesmo, o verde é uma cor que está a ter muito sucesso atualmente e que funciona muito bem em qualquer tipo de casamento.

Looks conscientes: Depois de mencionar o ambiente, é importante relembrar que a grande tendência (que deve perdurar) são os looks conscientes. Opte por um conjunto que sabe que vai usar um mínimo considerável de vezes. Comprar peças que vão ser usadas futuramente, reutilizar roupas de cerimónias anteriores, mas que com uma conjugação de acessórios diferente acaba por ficar completamente diferente, ou então existe sempre a possibilidade de recorrer às lojas que alugam roupas especificamente para cerimónias, são algumas das soluções amigas do ambiente. No caso dos convidados “especiais”, como os pais dos noivos ou os padrinhos, talvez se justifique optar por algo mais ousado e exclusivo para essa ocasião.

Tecidos e estilos: Os plissados, os folhos, os padrões florais, a renda e o estilo romântico são a grande tendência dos próximos tempos.

Fatos, optar pelo clássico (ou não): No caso dos homens, o fato e a camisa são os elementos intemporais que nunca deixam ficar mal. Os tons à volta do azul, do preto e do cinzento não saem de moda, mas a verdade é que os fatos de tons mais claro têm feito muito furor! Para aqueles que gostam de fugir ao clássico existem opções com padrões elegantes, discretos e divertidos que merecem a sua atenção. Outra forma de tornar o seu look mais original é optar por brincar com os padrões e cores da gravata e das meias.

Apesar das tendências, o look aconselhável varia sempre de pessoa para pessoa, tanto pela fisionomia, como pelo estilo de cada um. O mais importante é sentir-se bem e pronto para aproveitar a festa!

Primeira casa do casal: checklist dos essenciais

Costuma-se dizer “quem casa, quer casa”. Mas, o que é, afinal, essencial em cada divisão e que vai ao encontro aos gostos e necessidades do casal? Nós damos uma ajuda e sugerimos algumas ideias para tornar esta experiência mais tranquila e económica.

Quarto

Sempre com base no seu gosto e no do seu companheiro, esta divisão deve ser o mais clean e minimalista possível, de maneira a promover um repouso profundo.

Essencial: cama e colchão; guarda-fatos e cómoda; jogos de lençóis e almofadas; protetor de colchão; edredão; mesa de cabeceira; cortinas; candeeiro de teto.

Extras: candeeiros de mesa ou outros pontos de luz; espelhos; quadros; almofadas decorativas; televisão.

WC

Para a casa de banho opte por materiais facilmente laváveis e resistentes ao vapor. Como normalmente são espaços sem iluminação natural, faça por trazer cor e luz com a decoração.

Essencial: móvel de arrumação; espelho; porta-toalhas; porta-escovas de dentes; porta-sabonete; porta-papel higiénico; toalhas (de banho e de rosto).

Extras: prateleiras para decoração; porta-shampoo e gel de banho; tapete; cortinado de duche (se necessário).

Sala de estar

Este é um espaço destinado ao relaxamento e ao convívio, por isso, é indispensável investir num sofá confortável.

Essencial: sofá; estante; televisão; cortinas.
Extras: almofadas; poltrona; mesa de centro; tapete; objetos decorativos.

Sala de jantar

A zona de refeições não está completa se não tiver mesa e cadeiras para acolher os convidados. Escolha-as de acordo com a dimensão da sua sala.

Essencial: mesa de refeições, com pelo menos quatro cadeiras.
Extras: aparador ou móvel de apoio.

Cozinha

Talvez seja esta a divisão que mais terá de rechear, mas não desespere. Faça uma pesquisa pelas lojas mais baratas ou que estejam em promoção e, se vir que compensa, adquira cada artigo num local diferente.

Essencial: fogão ou placa e forno; frigorífico; microondas; armários para arrumação; panelas e tachos; loiças; faqueiro; escorredor; abre-latas e saca-rolhas; base para tacho; assadeira; frigideiras; utensílios para cozinhar; copos e taças; panos da loiça; recipientes de plástico ou vidro; tábua; tesoura; toalhas de mesa;

Extras: liquidificador; máquina de lavar loiça; batedeira; grelhador; tostadeira; escorredor de massa; cortador de pizza; porta-detergente e esponja; caixote do lixo; pegas; saleiro e açucareiro.

Sugestões de menus para surpreender os convidados

A escolha do menu do casamento não é tarefa fácil. Há uma grande oferta de sabores e para todos os orçamentos. No mercado, existem quintas com catering próprio e espaços que contratam empresas especializadas.

O que importa mesmo é conhecer os serviços e optar pelo que dá mais garantias. No lote de opções, opte por surpreender os seus convidados. Os bares de sushi são uma tendência, uma vez que incorpora novas culturas no casamento.

Pratos com cores, sorvetes, sopas frias e flores comestíveis são também novidades que podem colocar a sua festa num patamar de excelência. Uma mesa de chás também faz a diferença. Sabe sempre bem no final da noite. Um espaço com comida vegetariana colherá também alguma simpatia.

Mas na hora de decidir os menus, deve ter também atenção em alguns pormenores. Não escolha petiscos difíceis de comer ou que manchem a roupa (molho de tomate e beterraba).

Os pratos muito pesados também não são uma boa solução. Todos os pratos devem estar equilibrados para que os convidados não se fartem. Opte por um menu neutro, que não inclua nozes, frutos do mar, amendoins, entre outros, dado que são alimentos que causam alergias. E não se esqueça de escolher sempre duas opções no menu: peixe e carne. É mais consensual. Os pratos muito picantes também podem causar algum desconforto. Opte por comida menos condimentada.

Música e festa: nada rima melhor

Festa e música andam sempre de mãos dadas. No casamento não é diferente, sendo muito importante a escolha de algumas que ao longo das vossas vidas fizeram de algum modo sentido e têm verdadeiro significado.

A festa e o copo de água são momentos muito aguardados tanto pelos noivos como pelos pais e restantes convidados. É altura de brindar, conversar, dançar e cantar. E as músicas do casamento são uma garantia de sucesso para a finalização deste dia tão importante. Para além da música na igreja, há que escolher um tema para a receção, outra para abrir o baile e uma outra para o corte do bolo. É fundamental fazer uma lista com todo o reportório do DJ, que contenha músicas de variados estilos e ritmos, assim como aquelas mais especiais para os recém casados.

Escolha músicas instrumentais para a chegada dos noivos e cumprimentos dos amigos e opte por dividir os estilos em partes e formatos, segundo o gosto dos noivos. Inclua também canções populares. São essas que verdadeiramente animam os presentes. Não esqueça os mais novos e coloque o som de algumas músicas infantis, assim como alguns clássicos e fados, sempre muito apreciados pelos mais velhos.

O casamento pode (deve) ser ecológico

Numa era em que as preocupações ecológicas são cada vez mais emergentes, no ato do casamento esta preocupação pode muito bem ser colocada em prática. Para além de contribuir para um mundo mais saudável pode, igualmente, ser um pormenor que diferencia o seu casamento de muitos outros. Mas de forma positiva, claro.

E depois de um período de isolamento social, é normal que as pessoas queiram aproximar-se da natureza. Por isso, a tendência é que tenhamos muitos casamentos ao ar livre, seja na praia, no campo ou noutro local com natural profile.

Mas, apesar do local, estas práticas podem ser materializadas em vários momentos da festa, independentemente do sítio que escolher para assinalar este dia memorável. Para que o casamento seja mais ecológico, pode começar pela escolha do vestido, em tecidos como algodão orgânico, seda ou têxteis reciclados, por exemplo. Os convites, por outro lado, podem ser em papel reciclado ou então enviados via e-mail ou em formato DVD. A receção poderá ser ao ar livre. Garante economia em energia elétrica e o contato com a natureza. Jardins, praias, quintas ou parques são excelentes soluções. Na decoração opte por flores naturais e dê-lhe uso após a festa.

No almoço ou jantar podem ser servidos pratos “naturais”, com muita salada e frutas da época. Evitem o uso de garrafas de plástico, copos descartáveis e troquem por taças de vidro ou cristais que podem ser reaproveitados várias vezes.

Nas lembranças, sejam criativos. Uma árvore para plantar é uma ótima ideia. Em substituição poderão ainda optar por recolher o valor do presente e transformá-lo num donativo para uma organização social ou ambiental.

Escolha a lua de mel de sonho

Após o enlace, chega a hora da lua de mel. A escolha do destino é sempre difícil, dada a oferta e a existência de locais mágicos em todo o planeta. De seguida, sugerimos alguns locais que podem tornar a sua lua de mel inesquecível.

– Paris: A capital francesa é sinónimo de Amor. Perfeita para uns passeios pelos parques e jardins. Aproveitem também para conhecer os museus, assim como para fazerem uma visita ao Arco do Triunfo e à Torre Eiffel, a sua principal atração. Um cruzeiro pelo rio Sena pode também tornar-se memorável. Romântica e repleta de luz. É assim a cidade de Paris..

– Bali: Bali é um dos destinos mais procurados no Mundo inteiro. As suas belas praias são um verdadeiro cartão de visita para muitos casais apaixonados, que procuram tranquilidade mas, igualmente, exotismo. Bali preserva as belezas naturais e a cultura local.

– Ilhas gregas: Com mais de 600 ilhas e ilhotas banhadas pelo Mediterrâneo, aproveitem para conhecer Creta, a maior ilha do país, com inúmeras paisagens e hotéis. Um verdadeiro retiro de férias. Santorini e Mikonos são imperdíveis. Têm praias e vistas para todos os gostos e nada melhor que assistir a um pôr do sol deslumbrante em frente ao mar Egeu.

– Polinésia Francesa: É um dos destinos mais exclusivos e desejados para uma lua de mel. É qualquer coisa como «um cenário paradisíaco, com praias idílicas de areia branca, perdidas no meio de uma imensidão de águas cristalinas, afastadas do resto do mundo».

– Praga: Com uma arquitetura deslumbrante, esta cidade do leste da Europa é paragem obrigatória para quem procura um ambiente histórico, íntimo e cosmopolita. Situada nas margens do rio Vltava, Praga oferece atrações turísticas em cada esquina, com vistas magníficas e locais arrebatadores. Apresenta uma gastronomia muito própria e cervejas das melhores do mundo. A música é uma das suas imagens de marca, podendo ouvir-se em salas, em igrejas ou ao ar livre.

Deixar comentário