Sem Treta

Jardins do mundo

Uma forma de cultivar com amor

De portas abertas desde a última sexta feira do mês de maio e com encerramento marcado para dia 31 de outubro. É assim este ano e em todos os outros.

Comecemos então por contar um pouco da história do tão conhecido Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. A ideia surgiu do engenheiro Daniel Campelo, que se inspirou num festival em França, Chaumont-sur-Loire, conhecido a nível mundial. O fascínio foi tanto que o engenheiro acabou por comprar um terreno, onde se realiza agora o festival, antigamente uma quinta, e fez dele um espaço dedicado exclusivamente a este evento. Em março de 2013, o festival recebeu o prémio Garden Tourism Awards, em Toronto, com o tema “Jardim dos Sentidos”. Este é um prémio internacional de renome, atribuído a organizações ou indivíduos que se distinguem, a nível mundial, no desenvolvimento e promoção dos jardins enquanto atração turística.

Foi, sem dúvida, um grande empurrão para o sucesso do festival!
A seleção dos temas de cada edição é feita por um júri e, depois disso, decorrem as candidaturas de dia 1 a 15 de novembro para o ano seguinte.

Nesta 16ª edição, o festival tem como tema principal “As religiões nos Jardins”

Relativamente às normas de inscrição, qualquer pessoa pode concorrer. Não há critérios quanto a isso, nem qualquer tipo de custos. O importante aqui é a criatividade dos auto- res e a expressão de ideias inovadoras e sempre sustentáveis!

A fase seguinte é a de seleção dos jardins, também feita pelo mesmo grupo de pessoas, onde são escolhidos 11 projetos, aos quais se junta o vencedor da edição anterior.

A partir daqui, os jardins escolhidos começam a ganhar vida!

Nesta 16.a edição, o festival tem como tema principal “As religiões nos Jardins” e conta então com o vencedor da edição passada, “Vertigem (IR) Reversível”, de Portugal. Podemos ver projetos vindos de vários cantos do mundo, como Portugal, EUA, Brasil, Espanha, Polónia, Inglaterra, Roménia, Ásturia, Noruega, Itália e República Checa. Todos eles com uma história diferente que está explicada ao pormenor na entrada de cada canteiro no festival.

Quanto aos custos de entrada? 1€ para pessoas até aos 65 anos e 0,50€ para as restantes idades. E ainda pode votar no seu jardim favorito e habilitar-se a ganhar um prémio no final do evento!

A principal mensagem passada este ano é a de que devemos fazer da nossa vida um jardim, que floresce a cada primavera, de forma a transmitir esperança depois do ano difícil que todos vivemos devido à pandemia.

E a verdade é que, apesar dos medos que se instalaram nas nossas vidas desde que este vírus chegou, as pessoas continuam a sentir-se seguras neste festival. Além de ser um espaço ao ar livre, as regras fundamentais são cumpridas e tudo é feito para que não haja grandes cruzamentos de pessoas durante as visitas.

 

Para a edição de 2022, o tema eleito foi “Os Jardins e as Alterações Climáticas”. E que temática bem escolhida!
Além de ser um assunto importante, tem sido visto, cada vez mais, como uma preocupação e, apesar das inscrições para esta próxima edição ainda não estarem abertas, há já várias pessoas que têm enviado os seus projetos… o que é incrível!

O objetivo tem-se cumprido. Não é só uma mera exposição. É um projeto que educa, que ajuda no desenvolvimento pessoal e que pretende passar a todos a mensagem de preservação da natureza e do planeta. É, no fundo, fazer deste um lugar onde todos se possam sentir em casa!

Deixar comentário