O Clube Nautico de ponte de lima cumpriu, no dia 21 de agosto, 30 anos de existência e a “sua praia” , em termos desportivos, é a canoagem. Ao longos destas três décadas já conquistou por 15 vezes o “Troféu Nacional de Clubes”,um ranking elaborado todos os anos pela Federação Portuguesa de Canoagem com base nos resultados das provas em que o clube participa.
«O nosso clube participa normalmente nas águas calmas, que tem três grandes especialidades: a maratona, o fundo e a velocidade, sendo a última uma modalidade olímpica», revelou o presidente da Direção do Clube Náutico, João Carlos Brandão Gonçalves, em entrevista à revista Minha. No corrente ano, o Clube Náutico de Ponte de Lima foi também campeão nacional nas quatros especialidades em que competiu – o fundo, a maratona, as esperanças e velocidade. « Tem sido um ano bastante rico em termos desportivos, estas vitórias de facto catapultam o clube para o ponto mais alto da canoagem nacional, onde se mantém há 15 anos consecutivos. É, há 15 anos, o maior clube português de canoagem, tanto em número de títulos, como em número de praticantes, uma vez que acabamos sempre as temporadas com mais de 250 atletas inscritos e em atividade, a participar nas provas nacionais, inclusive. Consideramos isto um grande feito, visto que o desporto nacional está absorvido pelos desportos coletivos, sobretudo pelo futebol aqui na nossa zona, e nós conseguimos ter, ao nível da formação e da competição sénior, tantos praticantes de canoagem como o maior clube de futebol do nosso concelho», acrescentou o presidente.
Para além de ser 15 vezes campeão nacional de velocidade, o Clube Náutico de Ponto de Lima já conquistou mais de 12 vezes o título de maratona, de esperança e de fundo. «Temos uma sala de troféus bastante recheada e que está a ser ampliada por isso mesmo. O clube, aliás, encontra-se, neste momento, em obras com o objetivo de ampliar a sua estrutura, nomeadamente, os balneá- rios e as zonas de trabalho para os atletas», salientou o presidente.
Formação de excelência
Fruto de uma formação que se tem mostrado eficaz, os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima são con- tinuamente selecionados para as equipas nacionais. Só em 2021, foram já 11 atletas de Ponte de Lima a participar em campeonatos da Europa, representando a equipa nacional tanto em maratona de seniores, como em velocidade nos escalões sub-23 e juniores.
Com um total superior a 50 medalhas arrecadadas em campeonatos da Europa e em campeonatos do mundo, o Clube Náutico de Ponte de Lima conta com um historial de atletas de renome como, Fernando Pimenta, Nuno Barros, Samuel Amorim, João Amorim e mais recentemente Duarte Lacerda.
Este conjunto de profissionais de alta competição, com um vasto número de títulos obtidos tanto a nível europeu como mundial, têm contribuído para que o nome da vila mais antiga de Portugal ecoe pelos quatro cantos do mundo. «Somos de facto um clube “descaradamente” formador, porque é na formação que nós apostamos e queremos continuar a apostar. É nos jovens que temos a nossa força e é por esse motivo que trabalhamos de uma forma muito próxima com as nossas escolas. Isto para nós é algo determinante, porque além de permitir ao clube apresentar a modalidade ao alunos, permite que os mesmos conheçam o rio. Só conhecendo é que se preserva e para nós é, de facto, fundamental que o nosso espaço natural de trabalho seja preservado pelas gerações vindouras. É mais fácil passar esta mensagem, no sentido de ser necessário trabalhar para conservar e manter o nosso rio Lima longe da poluição e com os melhores índices para podermos trabalhar diariamente nele», disse ainda João Carlos Gonçalves, descrevendo orgulhosamente o Clube Náutico de Ponte de Lima.
Atividades de férias de verão
De realçar que o clube também disponibiliza atividades de férias ao longo de todo o verão. Com 80 crianças e jovens integrados nas atividades de férias deste ano, onde passam parte do dia a dia a aprender e a praticar os movimentos de canoagem, um dos objetivos é cultivar este conhecimento nos mais novos e quem sabe no futuro acolhê-los como atletas.