Se, por um lado, até podemos ter mais tempo para dedicar aos nossos animais neste momento, o que é certo é que eles acabam por acumular bastantes energias ao estarem mais tempo fechados em casa. Os nossos animais também não conseguem perceber quando estamos a trabalhar e quando estamos disponíveis, por isso é certo que vão pedir brincadeira o dia todo. O que é que podemos fazer para os ajudar num período em que as idas à rua acontecem menos vezes?
1. Estamos a trabalhar e o nosso cão aproxima-se de nós várias vezes ao dia com a bola ou brinquedo preferido na boca: quer brincar! Uma brincadeira que os vai deixar entretidos durante algum tempo é dispor a ração naqueles brinquedos “inteligentes” que podem ser recheados com comida. Se não tiver um, pode improvisar com um recipiente que já tenha em casa.
2. Um comedouro “lento” também fará as alegrias do seu cãozinho! Ele terá que perceber e trabalhar mentalmente o ato de comer. Este tipo de comedouro também faz com que o bichinho mastigue melhor e pouco de cada vez, reduzindo o risco de má disposição após as refeições.
3. Faça uma pista de obstáculos para o seu cão. Vale tudo! Cadeiras, sofás, garrafões de água, caixotes… disponha-os num corredor de forma a que o seu bichinho tenha que os contornar, saltar ou rastejar por baixo deles. Tente variar os elementos de forma a que haja sempre uma novidade!
4. Aproveite uma maior disponibilidade para ensinar alguns comandos ao seu animal. Há vários vídeos disponíveis no YouTube de treinadores e veterinários com dicas muito úteis.
5. Invista em brinquedos que eles possam roer. Quanto mais objetos deste género tiver, menor será a probabilidade de lhe roerem coisas como sapatos ou móveis. As brincadeiras com este tipo de artefactos costumam durar horas, por isso também se irão entreter sozinhos durante bastante tempo.
6. Não se esqueça de escovar o seu bichinho! A escovagem do pelo é fundamental para o manter brilhante e sedoso, mas esses não são os únicos benefícios deste cuidado. Além de para a maioria dos cães ser uma atividade relaxante, a escovagem fará com que lhe caia menos pelo.
7. Deixe as cortinas e persianas abertas para que o seu cão possa espreitar lá para fora, bem como receber um pouco de sol. Os cães adoram observar tudo o que se passa na rua!
Não se esqueça…
1. O seu cão também deve manter uma alimentação regrada, sobretudo nesta fase. Não ceda à tentação dos petiscos a torto e a direito.
2. Se for passear o seu animal, faça-o de forma rápida e mantenha-o sempre junto de si. Lembre-se que o uso de trela é obrigatório!
3. Quando chegarem do passeio, limpe as patinhas e focinho do seu animal de estimação.
4. O seu cão provavelmente sente o dono mais triste e ansioso. Reforce os mimos e, quando não estiver a trabalhar, brinquem muito!